Manifestaciones del bullying en la Preparatoria Agrícola. Universidad Autónoma de Chapingo, México

Conteúdo do artigo principal

Rosalva Ruiz-Ramírez
Cristina Sánchez-Romero
Emma Zapata-Martelo
José Luis García-Cué
Ma. Antonia Pérez-Olvera
Beatriz Martínez-Corona
Gustavo Rojo-Martínez

Resumo

(analítico): o objetivo da pesquisa foi analisar as manifestações do bullying que os estudantes recebem ou fazem na preparação agrícola da Universidade Autônoma de Chapingo situada no Estado do México, México. A metodologia foi de caráter quantitativo. Aplicou-se um questionário a 112 estudantes (43 mulheres e 69 homens). A informação foi analisada através de estatística descritiva e análise de correlação de Sperman. Os resultados mostram que os estudantes têm sido vítimas de manifestações de bullying dos tipos psicológicos, verbais, físicos, em redes cibernéticas e sociais. As vítimas e os acusados como consideram que a principal manifestação do bullying que recebem ou fazem é a psicológica (ignoram ou são ignoradas); Observadores e observadoras especificam principalmente agressões físicas (empurrões).


 


Palavras-chave: abuso escolar, relações entre pares, agressão, escola de agricultura (Thesaurus de Ciências Sociais da Unesco).

Detalhes do artigo

Como Citar
Manifestaciones del bullying en la Preparatoria Agrícola. Universidad Autónoma de Chapingo, México. (2017). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 15(2), 1149-1163. https://doi.org/10.11600/1692715x.1522425112016
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Rosalva Ruiz-Ramírez, Colegio de Postgraduados, México.

Maestra en Ciencias en Desarrollo Rural, por Colegio de Postgraduados, Maestra en Ciencias en Educación Humanista por el Instituto Humanista de Sinaloa, Licenciada en Biología por el Instituto Tecnológico de Los Mochis. Orcid: 0000-0002-0845-5945. Índice H5: 1. México. Correo electrónico: rosalva.ruiz@colpos.mx

Cristina Sánchez-Romero, Universidad Nacional de Educación a Distancia, España.

Doctora por la Universidad Nacional de Educación a Distancia. Master en Informática Educativa. Licenciada en Filosofía y Ciencias de la Educación. España. Orcid: 0000-0002-0280-5406. Índice H5: 8. Correo electrónico: csanchez@edu.uned.es

Emma Zapata-Martelo, Colegio de Postgraduados, México.

Maestra y Doctora en Ciencias en Sociología por la Universidad de Texas, Estados Unidos. Orcid: 0000-0002-1623-3322. Índice H5: 12. Correo electrónico: emzapata@colpos.mx

José Luis García-Cué, Colegio de Postgraduados, México.

Doctor en Ciencias en Educación por la Universidad Nacional de Educación a Distancia, España. Maestro en Ciencias en Computo Aplicado, por Colegio de Postgraduados e Ingeniero Mecánico Electricista en Universidad La Salle. México. Orcid: 0000-0001-6367-2339. Índice H5: 7. Correo electrónico: jlgcue@colpos.mx

Ma. Antonia Pérez-Olvera, Colegio de Postgraduados, México.

Doctora en Ciencias por la Universidad Autónoma Chapingo. Maestra en Ciencias en Edafología, por Colegio de Postgraduados e Ingeniera Agrónoma Fitotecnista, por Universidad Autónoma Chapingo. México. Orcid: 0000-0002-6408-8641. Índice H5: 6. Correo electrónico: molvera@colpos.mx

Beatriz Martínez-Corona, Colegio de Postgraduados, México.

Doctora en Ciencias en Estrategias de Desarrollo Agrícola Regional por Colegio de Postgraduados, Maestra en Ciencias en Desarrollo Rural, Lic. En Psicología por la Universidad Nacional Autónoma de México. Orcid: 0000-0002-0745-4270. Índice H5: 9. Correo electrónico: beatrizm@colpos.mx

Gustavo Rojo-Martínez, Universidad Autónoma Indígena de México, México.

Doctor en Ciencias en Forestal por el Colegio de Postgraduados, Maestro en Ciencias Forestales por Universidad Autónoma Chapingo, Ingeniero Agrícola por la Universidad Nacional Autónoma de México. Orcid: 0000-0001-8739-6105. Índice H5: 6. Correo electrónico: grojomtz@yahoo.com.mx

Como Citar

Manifestaciones del bullying en la Preparatoria Agrícola. Universidad Autónoma de Chapingo, México. (2017). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 15(2), 1149-1163. https://doi.org/10.11600/1692715x.1522425112016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)