O lugar próprio e a autonomia em jovens de bairros populares

Conteúdo do artigo principal

Marina Medan, Ph. D.

Resumo

(analítico)
Este artigo descreve e analisa, a partir de uma perspectiva etnográfica, as tramas de relações sociais
que são significativas para jovens que moram em bairros populares da Grande Buenos Aires (Argentina) e que participam de programas sociais. Essas tramas configuram o lugar como posição social , a partir do qual constroem autonomia e dão conta das condições de possibilidade de suas vivências cotidianas. A partir dos depoimentos de jovens, obtidos por meio de técnicas qualitativas entre 2016 e 2018, ponho em foco a dimensão ética das práticas juvenis e a forma como o gênero as marca. A autoridade parental, o peso dos olhares condenatórios e as formas de cuidado são analisados em relação aos usos do tempo e do espaço. Por fim, aponto implicações dos achados para as políticas sociais.


Palavras-chave: Jovens carentes; vida cotidiana; política do governo; ética; Argentina; autonomia.

Detalhes do artigo

Como Citar
O lugar próprio e a autonomia em jovens de bairros populares. (2023). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 21(2), 1-32. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.21.2.901
Seção
Segunda Parte Volumen 21 No. 2
Biografia do Autor

Marina Medan, Ph. D. , Universidad Nacional de San Martín, Argentina

Conicet, Laboratorio de Investigaciones en Ciencias Humanas, Universidad Nacional de San Martín y Centro de Estudios en Desigualdades Sujetos e Instituciones. Buenos Aires, Argentina. Doctora en Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires. 0000-0002-7621-5572. H5: 11. Correo electrónico: marinamedan@conicet.gov.ar

Como Citar

O lugar próprio e a autonomia em jovens de bairros populares. (2023). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 21(2), 1-32. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.21.2.901

Referências

Achilli, E. (2005). Investigar en antropología social: los desafíos de transmitir un oficio. Laborde Editor.

Andrenacci, L. (2002). Cuestión social y política social en el Gran Buenos Aires. Al Margen, UNGS.

Andréu, J. (2002). Las técnicas de análisis de contenido: una revisión actualizada. Fundación Centro de Estudios Andaluces.

Anitúa, G. (2010). Historia de los pensamientos criminológicos. Editorial del Puerto.

Arancibia, M., Carcar, M., Fainstein, F., & Miranda, A. (2021). Sobre esquinas y puentes: Juventudes urbanas, pobreza persistente y estrategias productivas comunitarias. Flacso.

BeÄević, Z., & Dahlstedt, M. (2021). On the margins of citizenship: Youth participation and youth exclusion in times of neoliberal urbanism. Journal of Youth Studies, 25(3), 362-379. hhttps://doi.org/10.1080/13676261.2021.1886261

Bendit, R., & Miranda, A. (2017). La gramática de la juventud: un nuevo concepto en construcción. Última Década, 25(46), 4-43. https://doi.org/j6v3

Besley, T. (2010). Governmentality of youth: Managing risky subjects. Policy Futures in Education, 8(5), 528-547. https://doi.org/10.2304/pfie.2010.8.5.528

Bourdieu, P. (1990). Sociología y cultura. Grijalbo; Dirección General de Publicaciones del Consejo Nacional para la Cultura y las Artes.

Bustamante de la Cruz, P. del R. (2020). Experiencias escolares de jóvenes retornados de EUA a secundarias fronterizas de México. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 18(2), 1-20. https://doi.org/10.11600/1692715x.18201

Calquín, C., Galaz, C., & Magaña, I. (2022). Intervención y familias migrantes: análisis crítico de la "vulnerabilidad" desde los/las profesionales. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 20(2), 1-23. https://doi.org/j6v6

Castel, R. (2010). El ascenso de las incertidumbres: trabajo, protecciones, estatuto de individuo. Fondo de Cultura Económica.

Chaves, M. (2021). Por-venires en tiempos distópicos (o acerca de juventudes, desigualdades, pandemia, utopías, Estados, la vida, la muerte, y ¿algo más?) En F. Marcon, D. Parfentieff (Orgs)., Juventudes e desigualdades sociais em tempos de crise e radicalização política (pp. 45-60). Criação Editora.

Chaves, M., Fuentes, S., & Vecino, L. (2017). Experiencias juveniles de la desigualdad: fronteras, merecimientos en sectores populares, medios altos y altos. Grupo Editor Universitario, Clacso.

Connell, R. (2003). Adolescencia en la construcción de masculinidades contemporáneas. En J. Olavarría (Ed.), Varones adolescentes: género, identidades y sexualidades en América Latina. Flacso.

Cornwall, A., (2002). Making spaces, changing places: Situating participation in development. Institute of Development Studies.

Cozzi, E. (2019). "Arreglar" y "trabajar": vínculos entre jóvenes y policías en Rosario, Argentina. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 17(2), 1-19. https://doi.org/10.11600/1692715x.17219

Crenshaw, K. (2012). Cartografiando los márgenes: interseccionalidad, políticas identitarias y violencia contra las mujeres de color. R. Platero (Ed.), Intersecciones: cuerpos y sexualidades en la encrucijada (pp. 87-122). Bellaterra.

Cuervo, H., & Wyn, J. (2014). Reflections on the use of spatial and relational metaphors in youth studies. Journal of Youth Studies, 17(7), 901-915. https://doi.org/gf2qdx

Das, V. (2012). Ordinary ethics: The perils and pleasures of everyday life. Mimeo.

Das, V. (2015). Ethics as the expression of life as a whole. Mimeo. de Marinis, E. P. (2011). Derivas de la comunidad: algunas reflexiones preliminares para una teoría sociológica en (y desde) América Latina. Sinais, 1(9), 83-117.

Di Leo, P. (2019). Experiencias institucionales y agencias de jóvenes de sectores populares en Buenos Aires. Reflexiones, 98(2), 141-158. https://doi.org/10.15517/rr.v98i2.34604

Di Leo, P., & Camarotti, A. C. (2017). Relatos biográficos y procesos de individuación juveniles en barrios marginalizados de Argentina. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(2), 1021-1034. https://doi.org/h8bd

Di Marco, M. (2022). Why? How perpetrators of male-male homicide explain the crime. Journal of Interpersonal Violence, 38(1-2), 1-25. https://doi.org/gqtdfn

Di Napoli, P. N. (2018). Sentidos y usos del "mirar mal" como eje de conflicto entre estudiantes. Revista Reflexiones, 97(2), 71-85. https://doi.org/10.15517/rr.v97i2.32281

Dubet, F. (2007). La experiencia sociológica. Gedisa.

Elizalde, S. (2018). Las chicas en el ojo del huracán machista. Entre la vulnerabilidad y el "empoderamiento". Cuestiones Criminales, 1(1), 22-40.

Elizalde, S., & Ãlvarez, C. (2021). Habitar los intersticios: retos a la investigación sobre género y juventud en clave feminista. Última Década, 29(55), 197-222. https://doi.org/j7x3

Evans, K. (2007). Concepts of bounded agency in education, work, and the personal lives of young adults. International Journal of Psychology, 42(2), 85-93. https://doi.org/cbj3h6

Fernández, M. (2020). Juventud, responsabilidad y castigo: la implementación de medidas alternativas a la privación de la libertad en Argentina. Teseo.

Fernández-Simo, D., Cid-Fernández, X. M., & Carrera-Fernández, M. V. (2020). Déficits en la acción socioeducativa dirigida a adolescentes vulnerables latinoamericanos residentes en España. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 18(2), 1-24. http://doi.org/10.11600/1692715x.18202

Fonseca, C. (2000). Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fraser, N. (2020). Los talleres ocultos del capital: un mapa para la izquierda. Traficantes de Sueños.

Fraser, N., & Gordon, L. (1994). "Dependency" demystified: Inscriptions of power in a keyword of the welfare state. Social Politics, 1(1), 4-31. https://doi.org/10.1093/sp/1.1.4

Gaitán, A. (2021). Los programas de inclusión social juvenil en la gestión de las violencias de género: reflexiones a partir de la implementación del Programa Envión en Buenos Aires. Revista CS, (35), 99-123. https://doi.org/10.18046/recs.i35.4658

García, G., & Paulín, H. (2016). Identidades juveniles en escenarios de periferización urbana: una aproximación biográfica. Quaderns de Psicologia, 18(1), 35-52. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1307

Guber, R. (2011). La etnografía: método, campo y reflexividad. Siglo XXI.

Hall, S. (2003). Introducción: ¿quién necesita identidad? En S. Hall, & P. Du Gay (Coords.), Cuestiones de identidad cultural (pp. 13-39). Amorrortu.

Haney, L. (2010). Offending women: Power, punishment, and the regulation of desire. University of California Press. https://doi.org/10.1525/9780520945913

Haney, L., & Rogers-Dillon, R. (2005). Beyond dependency: Welfare states and the configuration of social inequality. En M. Romero, & E. Margolis (Eds.), The Blackwell Companion to social inequalities. Blackwell Publishing. https://doi.org/dmmn3m

Hernández, M., Cingolani, J., & Chaves, M. (2015). Espacios con edades: el barrio y la pobreza desde los niños y los jóvenes. En M. Chaves, & R. Segura (Eds.), Hacerse un lugar: circuitos y trayectorias juveniles en ámbitos urbanos (pp. 123-146). Biblos.

Isacovich, P. (2016). Lo que hacen los "jóvenes ni-ni": una etnografía de procesos de producción de políticas, juventudes y Estado en el Bajo Flores [Tesis doctoral]. Universidad de Buenos Aires.

Llobet, V. (Coord.) (2013). Sentidos de la exclusión social. Beneficiarios, necesidades y prácticas en políticas sociales para la inclusión de niños y jóvenes en el área metropolitana bonaerense. Biblos.

Llobet, V., & Villalta, C. (Comp.) (2019). De la desjudicialización a la refundación de los derechos: transformaciones en las disputas por los derechos de los niños y las niñas (2005-2015). Teseo Press. https://doi.org/10.55778/ts878627076

Llobet, V. (2020). Intersections, meanings, and morals of care, violence and everyday life in the barrios. Is there more than a Janu's tale? Mimeo

Llobet, V., & Minujin, A. (2011). Transferencias condicionadas de ingresos para adolescentes y procesos de ampliación de derechos: una relación contradictoria. Controversias y Recurrencias Latinoamericanas, 4(3), 253-266.

MacLure, M., Holmes, R., Jones, L., & Macrae C. (2010). Silence as resistance to analysis: Or, on not opening one's mouth properly. Qualitive Inquiry, 16(6), 492-500. https://doi.org/10.1177/1077800410364349

Mancini, I. (2015). Prevención social del delito: relaciones entre agentes estatales y jóvenes de sectores populares. Unsam Edita.

Marradi, A., Archenti, N., & Piovani, J. I. (2007). Metodología de las ciencias sociales. Emecé.

Medan, M. (2012). "¿Proyecto de vida?": tensiones en un programa de prevención del delito juvenil. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 10(1), 79-91.

Medan, M. (2016). Prevención social del delito juvenil y regulación de la autonomía femenina: la construcción social del riesgo de ser "madres solas". Argumentos. Revista de Crítica Social, (18), 258-283.

Medan, M. (2017). Prevención social y delito juvenil. El gobierno de la juventud en riesgo en el AMBA: entre la seguridad y la inclusión. TesseoPress.

Medan, M. (2019). El territorio, la comunidad y la autonomía: ¿discursos mitológicos en los programas sociales destinados a jóvenes "en riesgo?" Ciudadanías, (4), 139-170.

Medan, M. (2020). Spaces to talk about gender inequalities in social inclusion programs for young people: Between emancipation proposals and mute voices. IV ISA Forum of Sociology (23-28 de febrero, 2021). ISA.

Medan, M., Villalta, C., & Llobet, V. (2019). Entre inercias burocráticas y evaluaciones sobre las familias: adolescentes privados de libertad en Buenos Aires, Argentina. Estudios Socio-Jurídicos, 21(1), 293-326. https://doi.org/j7xz

Millei, Z. (2021). Temporalizing childhood: A conversation with Erica Burman, Stephanie Olsen, Spyros Spyrou, and Hanne Warming. Journal of Childhood Studies, 46(4), 59-73. https://doi.org/10.18357/jcs464202120211

Mintz, S. (2008). Reflections on age as a category of historical analysis. The Journal of the History of Childhood and Youth, 1(1), 91-94.

Mühlbacher, S., & Sutterlüty, F. (2019). The principle of child autonomy: A rationale for the normative agenda of childhood studies. Global Studies of Childhood, 9(3), 249-260. https://doi.org/10.1177/2043610619860999

Müller, C., Hoffmann, X., Nuñez, R., Vallejos, C., Innamoratto, M. G., Canavessi, J. J., Palacio, E., & Krause, M. (2012). Inseguridad social, jóvenes vulnerables y delito urbano: experiencia de una política pública y guía metodológica para la intervención. Espacio Editorial.

Nebra, J. (2020). Entre el castigo y la intervención socioeducativa: experiencias cotidianas en una institución penal juvenil de la ciudad de Buenos Aires desde un enfoque socioantropológico y de género. Dilemas. Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 13(2), 317-343. https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n2.20102

Paulin, H. L., Bastán, G. G., D'Aloisio, F., Carreras, R., & Castello, V. A. (2018). Jóvenes, menosprecios y reconocimientos en la escuela y en el barrio: una investigación biográfica en sectores populares de la Ciudad de Córdoba. Anuario de Investigaciones de la Facultad de Psicología, 3(2), 539-554.

Rose, N. (1996). ¿La muerte de lo social?: Re-configuración del territorio de gobierno. Revista Argentina de Sociología, 5(8), 113-152.

Savegnago, S. (2020). Mobilidades de jovens de grupos populares do Rio de Janeiro em relação à rua e a casa. CES Psicología, 13(1), 52-9. https://doi.org/10.21615/cesp.13.1.4

Shaw, M., & Travers, K. (2007). Estrategias y mejores prácticas en prevención del delito con relación a áreas urbanas y juventud en riesgo. Centro Internacional para la Prevención de la Criminalidad.

Stake, R. (1998). Investigación con estudio de caso. Morata

Thrasher, F. (1933). Juvenile delinquency and crime prevention. Journal of Educational Sociology, 6(8), 500-509. https://doi.org/10.2307/2961696

Villalta, C. (2010). La administración de la infancia en debate. entre tensiones y recon- figuraciones institucionales. Estudios en Antropología Social, 1(2), 81-99.