Saberes da ayahuasca e processos educativos na religião do Santo Daime

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Maria Betânia B. Albuquerque

Resumo

Este estudo volta-se para os saberes da ayahuasca, beberagem de origem indígena feita da combinação de um cipó e as folhas de um arbusto da Amazônia, utilizada em diferentes contextos culturais como é o caso da religião brasileira conhecida como Santo Daime. Parto do pressuposto, afirmado nos próprios hinos da doutrina, de que o daime (ayahuasca) é um profesor e que na religião vivencia-se um processo educativo no qual um conjunto de saberes é circulado e apreendido. Metodologicamente, resulta de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Têm como fontes a bibliografia sobre as religiões ayahuasqueiras, os cadernos de hinos do Santo Daime e a realização de entrevistas com daimistas do Brasil e outros países. Teoricamente, inspirase nos estudos de Carlos Rodrigues Brandão acerca da educação como cultura e nos escritos de Boaventura de Sousa Santos, restringindo este texto à noção de“ecologia de saberes” deste autor. Dentre os principais saberes do daime destaco: saberes ecológicos-ambientais, cognitivos, estéticos, medicinais, e para a paz.

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Como Citar
B. Albuquerque, M. B. (2012). Saberes da ayahuasca e processos educativos na religião do Santo Daime. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 10(1). Recuperado de https://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/611
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Maria Betânia B. Albuquerque, Universidade do Estado do Pará

Universidade do Estado do Pará, Brasil. Doutora em Educação pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com Estágio de Pós-Doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará-BR (Uepa).