Os significados das famílias para meninas e meninos sem cuidados parentais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pedro Daniel Martínez-Sierra, Ph. D.

Resumo

(analítico)
Analisam-se os significados de família para meninas e meninos órfãos, uma problemática social altamente
invisibilizada, cujas causas são múltiplas: abandono, violência, homicídios, feminicídios, desaparecimentos, tráfico de pessoas, desastres naturais, doenças e outras. Esses fatores violam os
direitos humanos dessa população ao transgredir um dos seus direitos fundamentais: viver em família. Neste estudo qualitativo, participaram três meninas e três meninos de 8 a 11 anos, carentes de cuidados parentais e que aguardam a resolução de sua situação familiar ou adoção por uma nova família. As técnicas de desenho e entrevista foram empregadas para coletar suas opiniões sobre o que esperavam de viver em família. Essas opiniões estão estreitamente alinhadas com o modelo de família nuclear, expressando aspirações e desejos a serem realizados ao fazer parte dela.


Palavras-chave: Sem cuidado parental; famílias; infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Martínez-Sierra, P. D. (2024). Os significados das famílias para meninas e meninos sem cuidados parentais. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 22(3), 1–21. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.22.3.6100
Seção
Segunda Parte Volumen 22 No. 3
Biografia do Autor

Pedro Daniel Martínez-Sierra, Ph. D., Universidad Nacional Autónoma de México

Trabajador Social. Maestría en Trabajo Social, Universidad Nacional Autónoma de México. Doctor en  Pedagogía, Universidad Nacional Autónoma de México. Profesor de la Escuela Nacional de Trabajo Social de la Unam. 0000-0002-0643-2205. H: 5: 3. Correo electrónico: ms.pedrodaniel@comunidad.unam.mx

Referências

Arismendi, M. (2017). Construcción del significado de familia, en niños miembros de familias monoparentales [Trabajo de investigación]. Universidad Católica de Pereira. https://repositorio.ucp.edu.co/bitstream/10785/4381/1/DDMPSI54.pdf

Avilés, D. (2016). Significado psicológico de familia en niños que viven y que no viven con su familia nuclear [Tesis de pregrado, Universidad Autónoma del Estado de México]. Repositorio Institucional. http://hdl.handle.net/20.500.11799/65726

Cedeño, M., & Proaño, R. A. (2022). La fase administrativa de la adopción en Ecuador y los derechos de niños, niñas y adolescentes. Revista Facultad de Jurisprudencia, (11), 211-245.

Da Silva, C., Félix, I. R., & Martins, I. (2022). Análisis de la interferencia de la escuela y la familia para el desarrollo de la creatividad en la primera infancia: una revisión. Revista Inclusiones, 9(4), 408-420. https://doi.org/10.58210/fprc3421

Durán, E., & Vayoles, E. (2009). Perfil de los niños, niñas y adolescentes sin cuidado parental en Colombia. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 7(2), 761-783.

Estupiñán, M. R. (2020). El cuidado familiar en la perspectiva de niños sin cuidado parental. Revista Latinoamericana de Estudios de Familia, 12(1), 63-81. https://doi.org/10.17151/rlef.2020.12.1.5

Estupiñán, M. R., & Manrique, F. (2019). El cuidado de niños sin cuidado parental en contextos escolares y de protección. Informes Psicológicos, 19(2), 109-124. https://doi.org/10.18566/infpsic.v19n2a08

Ferrandiz, A., Morelato, G., & Valgañón, M. (2022). Infancias y adolescencias sin cuidados parentales: aportes desde la experiencia del trabajo de campo. Revista Interdisciplinaria de Ciencias Sociales, 8(7), 130-144.

Figueroa, F. (2017, 5 de abril). Un hogar no reemplaza a la familia. Unicef. https:// www.unicef.org/guatemala/historias/un-hogar-no-reemplaza-la-familia

Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia. (2006). Convención sobre los derechos del Niño. https://www.un.org/es/events/childrenday/pdf/derechos.pdf

Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia. (2020, abril). Impacto del Covid-19 en los niños, niñas, adolescentes y sus familias en América Latina y el Caribe. https:// www.unicef.org/lac/media/10966/#le/Impact-children-covid19-lac.pdf

Giraldo, A., Forero, C., López, L., Tabares, L., & Durán, P. (2006). Encontrar una familia en la calle. Revista Facultad Nacional de Salud Pública, 24(1), 91-96.

Gómez, C. (2021). La orfandad ocasionada por la pandemia. Revista Mirada Legislativa, (208), 1-28.

Ibarra, A., & Romero, M. (2017). Niñez y adolescencia institucionalizadas en casas hogar. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 20(4), 1532-1555.

Macías, S. L. (2022). Rol del trabajador social en la unidad técnica de adopciones del Ministerio de Inclusión Económica. Revista Social Fronteriza, 2(1), 82-100. https://doi.org/10.5281/zenodo.5791160

Müller, F. (2009). Conceptos familiares desde el punto de vista de los niños: un estudio sobre sectores sociales en Porto Alegre, Brasil. Desacatos, (38), 121-138. Rodríguez, G. (2016). Situación de los niños, niñas y adolescentes privados de cuidados parentales en México. Entre textos, 8(22), 1-14. https://doi.org/m45n

Rosas, M. (2021). Orfandad y violencia a niñas, niños y adolescentes en la pandemia de covid-19: el caso de México en el contexto latinoamericano. Relaciones. Estudios de Historia y Sociedad, 42(166), 1-25.

Sánchez, M., & Lombardo, E. (2017). La representación de familia en niños/as de 4 a 11 años. Revista de Educación y Desarrollo, (43), 5-13.

Secretariado Ejecutivo del Sistema Nacional de Seguridad Pública. (2021, 24 de abril). Urge gobernación implementar medidas de protección para niñas, niños y adolescentes en orfandad causada por Covid-19. https://www.gob.mx/segob/prensa/urge-gobernacion-implementar-medidas-de-proteccion-para-ninas-ninos-y-adolescentes-en-orfandad-causadapor-covid-19?idiom=es

Solbes-Canales, I., Valverde-Montesino, S., & Herranz-Hernández, P. (2020). Socialization of gender stereotypes related to attributes and professions among young Spanish school-aged children. Frontiers in Psychology, 11. https://doi.org/gmwrcx

Veloza-Morales, M. C., Forero, E., & Rodríguez-González, J. C. (2023). Significados de familia para familias contemporáneas. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 21(1), 1-19. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.21.1.5600