Futuros e educação em ativismos juvenis socioambientais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Andrea Valdivia, Ph. D.
María Jesús Ibáñez-Canelo, Mg.
Yadira Palenzuela-Fundora, Ph. D.
Yuliet Cruz-Martínez, Mg.

Resumo

(analítico)
Os jovens são protagonistas da ação dos movimentos sociais anti-hegemônicos. Particularmente, seu ativismo socioambiental tem impacto na luta global contra o modelo capitalista que põe em risco o planeta. Este artigo explora o papel educativo das organizações chilenas Viernes por el Futuro,
Tremendas e Wila Pacha, em relação às suas visões de futuro. Foi realizada uma etnografia digital com metodologia qualitativa e abordagem interpretativa, a partir de um corpus de 591 postagens com seus discursos no Instagram. Os resultados mostram um futuro próximo com vencimento, com visões apoiadas em saberes científicos, ancestrais e territoriais. Eles também projetam um futuro alternativo imaginado, baseado no desejo e nos valores da comunidade que cada grupo representa.
Educar a sociedade a partir de ações digitais é fundamental para abordar esse futuro alternativo.


Palavras-chave:  Juventude; movimentos sociais; futuro; educação; educação ambiental; redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Valdivia, A., Ibáñez-Canelo , M. J. ., Palenzuela-Fundora, Y., & Cruz-Martínez, Y. (2023). Futuros e educação em ativismos juvenis socioambientais. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 22(1), 1–27. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.22.1.6001
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Andrea Valdivia, Ph. D., Universidad de Chile

Doctora en Educación, Pontificia Universidad Católica de Chile. 0000-0003-3956-1705. H5: 11. Correo
electrónico: andrea.valdivia@uchile.cl

María Jesús Ibáñez-Canelo, Mg., Universidad de Chile

Magíster en Género, London School of Economics and Political Science (LSE). Estudiante de Doctorado en
Filosofía, Universidad Diego Portales. 0000-0002-8279-542X. H5: 2. Correo electrónico: maria.ibanez@u.uchile.cl

Yadira Palenzuela-Fundora, Ph. D., Universidad de Chile

Doctora en Psicología, Universidad de Chile. 0000-0002-4812-7604. H5: 3. Correo electrónico:
ypalenzuela@u.uchile.cl

Yuliet Cruz-Martínez, Mg., Universidad San Sebastián, Chile

Máster en Psicología Social y Comunitaria, Universidad de La Habana. Estudiante del Doctorado en Ciencias Sociales de la Universidad de Chile. 0000-0002-9785-316X. H5: 4. Correo electrónico: yuliet.cruz@uchile.cl

Referências

Anguera, C., & Santisteban, A. (2016). Images of the future: Perspectives of students from Barcelona. Journal of Futures Studies, 21(1), 1-18. https://doi.org/k7tj

Anzaldúa, G. (2012). Borderlands / La Frontera: The new mestiza. Aunt Lute Books.

Ardèvol, E., Estalella, A., & Domínguez, D. (2008). La mediación tecnológica en la práctica etnográfica. Ankulegi Antropologia Elkartea

Ardèvol, E., Martorell, S., & San-Cornelio, G. (2021). El mito en las narrativas visuales del activismo medioambiental en Instagram. Comunicar, 68, 59-70. https://doi.org/10.3916/C68-2021-05

Caliandro, A., & Graham, J. (2020). Studying Instagram beyond selfies. Social Media + Society, 6(2), 1-7. https://doi.org/10.1177/2056305120924779

Díaz-Pérez, S., Soler-i-Martí, R., & Ferrer-Fons, M. (2021). Del mito global a la moviliza-ción local: creación y resonancia del marco Greta Thunberg. Comunicar, 68, 35-45. https://doi.org/10.3916/C68-2021-03

Figueroa-Grenett, C. (2018). La acción política de niños, niñas y jóvenes en Chile: cuerpos, performatividad y producción de subjetividad. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(1), 199-212. https://doi.org/10.11600/1692715x.16111

Gatto, E. (2019). ¿Cómo hacer?: del futuro a las futuridades. Nueva Sociedad, (283).

Gidley, J. (2004). Futures/foresight in education at primary and secondary levels: A literature review and research task analysis. En R. Slaughter (Rd.), Futures in education: Principles, practice and potential (pp. 5-72). Australian Foresight Institute; Swinburne University.

Gómez, M., Simioni, L., & Traktman, N. (2020). Hasta transformarlo todo: ciberactivismo en Instagram. Estudio de casos. Universidad Nacional de Córdoba.

Gravante, T., & Poma, A. (2020). El papel del activismo socioambiental de base en la nueva ola del movimiento climático (2018-2020). Agua y Territorio / Water and Landscape, (16), 11-22. https://doi.org/10.17561/at.16.5109

Han, H., & Ahn, S. W. (2020). Youth mobilization to stop global climate change: Narratives and impact. Sustainability, 12(10), 1-23. https://doi.org/10.3390/su12104127

Hedrera-Manara, L., & Álvarez-Martínez-Conde, C. (2018). Los niños y las niñas recuerdan: memoria colectiva y participación en Memorial Paine, Chile. Revista Latinoame-ricana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(2), 961-977. https://doi.org/k63m

Hicks, D. (2012). The future only arrives when things look dangerous: Reflections on futures education in the UK. Futures, 44(1), 4-13. https://doi.org/bgg598

Hicks, D., & Gidley, J. (2012). Futures education: Case studies, theories and transformative speculations. Futures, 44(1), 1-3. https://doi.org/10.1016/j.futures.2011.08.001

Hine, C. (2004). Etnografía virtual. Editorial UOC.

Jenkins, H., Shresthova, S., Gamber-Thompson, L., Kligler-Vilenchik, N., & Zimmerman, A. (2016). By any media necessary: The new youth activism. New York University Press.

Melucci, A. (1999). Acción colectiva, vida cotidiana y democracia. El Colegio de México.

Miller, R. (2018). Introduction. En R. Miller (Ed.), Transforming the future: Anticipation in the 21st Century (pp. 1-12). Routledge.

Nairn, K. (2019). Learning from young people engaged in climate activism: The potential of collectivizing despair and hope. Young, 27(5), 435-450. https://doi.org/fn3h

Palenzuela-Fundora, Y. (2018). Significaciones y prácticas de la participación social en redes sociales virtuales de las/los jóvenes chilenos: etnografía en el Liceo José Toribio Medina. [Tesis de Doctorado, Universidad de Chile]. Repositorio Académico Universidad de Chile. https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/168028

Pleyers, G. (2018). Movimientos sociales en el siglo XXI. Clacso. https://doi.org/k7tk

Poma, A., & Gravante, T. (2021). Entre frustración y esperanza: emociones en el activismo climático en México. Ciencia Política, 16(32), 117-156.

Sánchez-R, M., & Riosmena, F. (2021). Cambio climático global, ecología política y migración. Revista de Estudios Sociales, (76), 2-6. https://doi.org/10.7440/res76.2021.01

Slaughter, R. (1996). Critical futures study as an educational strategy. En R. Slaughter (Ed.), New thinking for a new millennium (pp. 137-154). Routledge.

Valdivia, A., Ibañez, M. J., & Rojas, F. (2023). Becoming a political subject through affect and social media in feminist student movements in a Chilean school. Gender and Education, 35(8). https://doi.org/10.1080/09540253.2023.2242887