Experiências académicas e saúde mental em três coortes universitárias no âmbito da emergência Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Eduardo Guzmán-Utreras, Ph. D
Carmen Gloria Baeza-Ugarte, Ph. D.
Mario Morales-Navarro, Ph. D.

Resumo

(analítico)
A inesperada irrupção do Covid-19 teve consequências profundas para os estudantes universitários, que foram forçados a desenvolver as suas carreiras remotamente. Particularmente no Chile, as coortes de entrada de 2019, 2020 e 2021 foram únicas devido às diferentes condições sob as quais entraram. Esta investigação visava determinar as diferenças e a relação entre as variáveis pessoais e as experiências académicas numa amostra de 331 estudantes ad-hoc. Os resultados obtidos estatisticamente através de uma estratégia associativa e inferencial, permitem-nos concluir que não existem diferenças entre os coortes no que respeita à sua saúde mental, excepto na experiência com a carreira entre 2020 e 2021. São apresentadas sugestões para abordagens pessoais e académicas, bem como para o desenvolvimento de estratégias centradas na saúde mental universitária.


Palavras-chave: Stress; Ansiedade; Depressão; Estudante; Pandemia.

Detalhes do artigo

Como Citar
Experiências académicas e saúde mental em três coortes universitárias no âmbito da emergência Covid-19. (2023). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 21(2), 1-22. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.21.2.5841
Seção
Jóvenes universitarios en América Latina y el Caribe: ¿qué sabemos de ellos/as?
Biografia do Autor

Eduardo Guzmán-Utreras, Ph. D, Universidad Santo Tomás, Chile

Psicólogo, Magíster en Psicología Educacional, Universidad de Santiago de Chile. Doctor en Psicología, Universidad de Santiago de Chile. Académico e Investigador, Universidad Santo Tomás, Chile.
0000-0002-3336-3524. H5: 0. Correo electrónico: eduardoguzmanut@santotomas.cl

Carmen Gloria Baeza-Ugarte, Ph. D., Universidad Santo Tomás, Chile

Psicóloga, Magíster en Psicología, Universidad de la Frontera, Chile. Doctora en Psicología, Universidad de
Santiago de Chile. Directora Nacional Escuela de Psicología, Universidad Santo Tomás, Chile.
0000-0001-5316-3397. H5: 4. Correo electrónico: carmenbaeza@santotomas.cl

Mario Morales-Navarro, Ph. D., Universidad de Santiago de Chile

Psicólogo y Profesor de Educación Especial. Doctor en Ciencias de la Educación, Pontificia Universidad
Católica de Chile. Académico e Investigador, Universidad de Santiago de Chile. 0000-0003-4995-4414. H5: 6. Correo electrónico: mario.morales@usach.cl

Como Citar

Experiências académicas e saúde mental em três coortes universitárias no âmbito da emergência Covid-19. (2023). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 21(2), 1-22. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.21.2.5841

Referências

Almeida, A., Elian, S. & Nobre, J. (2008). Modificaciones y alternativas a las pruebas de Levene y Brown and Amp Forsythe para la igualdad de varianzas y medias. Revista Colombiana de Estadística, 31(2), 241-260.

Antúnez, Z., & Vinet, E. (2012). Escalas de depresión, ansiedad y estrés (DASS - 21): validación de la versión abreviada en estudiantes universitarios chilenos. Terapia Psicológica, 30(3), 49-55. https://doi.org/10.4067/S0718-48082012000300005

Arriagada, P. (2020). Pandemia covid-19: educación a distancia o las distancias en la educación. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 1-3.

Asún, R., Palma, I., Aceituno, R., & Duarte, F. (2021). El impacto emocional de la pandemia en los jóvenes: sociabilidad, conflictos, y política. Revista de Sociología, 36(1), 6- 24. https://doi.org/10.5354/0719-529X.2021.64423

Ato, M., López. J., & Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, 29(3), 1038-1059. https://doi.org/chxj

Ayala, M., & Atencio, I. (2018). Retención en la educación universitaria en Chile: aplicación de un modelo de ecuaciones estructurales. Revista de la Educación Superior, 47(186), 93-118. https://doi.org/10.36857/resu.2018.186.350

Barrera, A., Neira-Cofré, M., Raipán-Gómez, P., Riquelme-Lobos, P., & Escobar, B. (2019). Apoyo social percibido y factores sociodemográficos en relación con los síntomas de ansiedad, depresión y estrés en universitarios chilenos. Revista de Psicopatología y Psicología Clínica, 24(2), 105-115. https://doi.org/10.5944/rppc.23676

Besser, A., Flett, G. L., & Zeigler-Hill, V. (2020). Adaptability to a sudden transition to online learning during the COVID-19 pandemic: Understanding the challenges for students. Scholarship of Teaching and Learning in Psychology, 8(2), 85-105. https://doi.org/10.1037/stl0000198

Blanca, M. J., Alarcón, R., Arnau, J., Bono, R., & Bendayan, R. (2017). Non-normal data: Is ANOVA still a valid option? Psicothema, 29(4), 552-557. https://doi.org/d44k

Bonati, M., Campi, R., Zanetti, M., Cartabia, M., Scarpellini, F., Clavenna, A., & Segre, G. (2021). Psychological distress among Italians during the 2019 coronavirus disease (COVID-19) quarantine. BMC Psychiatry, 21(1), 20-33. https://doi.org/j693

Borzone, M. A. (2017). Autoeficacia y vivencias académicas en estudiantes universitarios. Acta Colombiana de Psicología, 20(1), 266-274. https://doi.org/gnk2d2

Brock, R. L., Barry, R., Lawrence, E., Dey, J., & Rolffs, J. (2012). Internet administration of paper-and-pencil questionnaires used in couple research: Assessing psychometric equivalence. Assessment, 19(2), 226-242. https://doi.org/10.1177/1073191110382850

Cabezas-Heredia, E., Herrera-Chávez, R., Ricaurte-Ortiz, P., & Novillo, C. (2021). Depresión, Ansiedad, estrés en estudiantes y docentes: análisis a partir del covid 19. Revista Venezolana de Gerencia, 26(94), 603-622. https://doi.org/10.52080/rvgluzv26n94.9

Carvacho, R., Morán-Kneer, J., Miranda-Castillo, C., Fernández-Fernández, V., Mora, B., Moya, Y., Pinilla, V., Toro, I., & Valdivia, C. (2021). Efectos del confinamiento por covid-19 en la salud mental de estudiantes de educación superior en Chile. Revista

Médica de Chile, 149(3), 339-347. https://doi.org/10.4067/s0034-98872021000300339

Chacón-Fuertes, F., Fernández-Herminda, J.-R., & García-Vera, M. (2020). La psicología ante la pandemia de la covid-19 en España: la respuesta de la organización colegial. Clínica y Salud, 31(2), 119-123. https://doi.org/10.5093/clysa2020a18

Domínguez, A. (2021). Juventud frente a la pandemia covid-19: el otro grupo en condición de vulnerabilidad. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, 9(1), 3-19. https://doi.org/j694

Donoso, S., & Schiefelbein, E. (2007). Análisis de los modelos explicativos de retención de estudiantes en la universidad: una visión desde la desigualdad social. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 33(1), 7-27. https://doi.org/fkjh5b

Emiro, J., Castañeda, T., & Zambrano, R. (2022). Sintomatología de depresión y ansiedad en estudiantes universitarios colombianos durante la pandemia covid-19. Ciencia y Enfermería, 28(19), 1-13. https://doi.org/10.29393/CE28-19SDJR30019

Engle, J., & Tinto, V. (2008). Moving beyond access: College success for low-income, first-generation students. Pell Institute for the Study of Opportunity in Higher Education.

Ferreyra, M. M., Avitabile, C., Botero-Ãlvarez, J., Haimovich-Paz, F., & Urzúa, S. (2017). At a crossroads: Higher education in Latin America and the Caribbean. World Bank. https://doi.org/10.1596/978-1-4648-1014-5

Goedegebuure, L., & Meek, L. (2021) Crisis what crisis? Studies in Higher Education, 46(1), 1-4. https://doi.org/10.1080/03075079.2020.1859680

González-Jaimes, N. L., Tejeda-Alcántara, A. A., Espinosa-Méndez, C. M., & OntiverosHernández, Z. O. (2020). Psychological impact on Mexican university students due to confinement during the COVID-19 pandemic. SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.756

Guzmán, C., & Saucedo, C. L. (2015). Experiencias, vivencias y sentidos en torno a la escuela y a los estudios: abordajes desde las perspectivas de alumnos y estudiantes. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 20(67), 1019-1054.

Hermosa-Bosano, C., Paz, C., Hidalgo-Andrade, P., García-Manglano, J., Chalezquer, Ch., López-Madrigal, C., & Serrano, C. (2021). Síntomas de depresión, ansiedad y estrés en la población general ecuatoriana durante la pandemia por covid-19. Revista Ecuatoriana de Neurología, 30(2), 40-47. https://doi.org/j696

Hodges, Ch., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020, 27 de marzo). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. http://hdl.handle.net/10919/104648

Hossain, M. M., Tasnim, S., Sultana, A., Faizah, F., Mazumder, H., Zou, L., McKyer, E. L. J., Ahmed, H. U., & Ma, P. (2020). Epidemiology of mental health problems in COVID-19: A review. F1000Research, 9, 636-651. https://doi.org/ghjs5m

Mac-Ginty, S., Jiménez-Molina, A., & Martínez, V. (2021). Impacto de la pandemia por COVID-19 en la salud mental de estudiantes universitarios en Chile. Revista Chilena de Psiquiatría y Neurología de la Infancia y Adolescencia, 32(1), 23-37.

Mamiseishvili, K. (2012). International student persistence in U.S. postsecondary institutions. Higher Education, 64(1), 1-17. https://doi.org/10.1007/s10734-011-9477-0

Márquez, D., Ortiz, S., & Arango, M. (2009). Cuestionario de vivencias académicas en su versión reducida (QVA-r): un análisis psicométrico. Revista Colombiana de Psicología, 18(1), 33-52.

Martínez, P., Jiménez-Molina, Ã., Mac-Ginty, S., Martínez, V., & Rojas, G. (2021). Salud mental en estudiantes de educación superior en Chile: una revisión de alcance con meta-análisis. Terapia Psicológica, 39(3), 405-426. https://doi.org/h968

Montilla, J. (2010). Relevancia de los test estadísticos T y F en comparación de medias para muestras independientes. Academia, IX, 18, 4-14.

Ozamiz-Etxebarria, N., Dosil-Santamaria, M., Picaza-Gorrochategui, M., & IdoiagaMondragón, N. (2020). Niveles de estrés, ansiedad y depresión en la primera fase del brote del COVID-19 en una muestra recogida en el norte de España. Cadernos de Saúde Publica, 36(4), e00054020. https://doi.org/10.1590/0102-311X00054020

Quintana. I. (2020). Covid-19 y cierre de universidades: ¿preparados para una educación a distancia de calidad? Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 1-11.

Ruz-Fuenzalida, C. (2021). Educación virtual y enseñanza remota de emergencia en el contexto de la educación superior técnico-profesional: posibilidades y barreras. Saberes Educativos, (6), 128-143. https://doi.org/10.5354/2452-5014.2021.60713

Santos-Ruiz, A., Fernández-Pascual, M., Reig-Ferrer, A., Riquelme-Ros, L., MonterLópez, E., & Peralta-Riquelme, M. (2019). Valoración del estrés percibido y de las necesidades y demandas de intervención psicoeducativa para su manejo eficaz en

estudiantes universitarios. En R. Roig-Vila (Ed.), Investigación e innovación en la enseñanza superior: nuevos contextos, nuevas ideas (pp. 409-416). Octaedro.

Velastegui-Mendoza, M., Touriz-Bonifaz, M., Cando-Caluña, W., & Herrera-Tutiven, J. (2022). Depresión y ansiedad en universitarios por covid-19. Polo del Conocimiento, 7(2), 2324-2344.

Wang, C., Pan, R., Wan, X., Tan, Y., Xu, L., Ho, C. S., & Ho, R. C. (2020). Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1729. https://doi.org/10.3390/ijerph17051729