Infância, desenvolvimento e conhecimento: os meninos, as meninas e a sua socialização

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carolina Duek

Resumo

No presente artigo abordo os diferentes contextos nos que os meninos e meninas de seis a oito anos se desenvolvem na actualidade. Não se trata só de uma tentativa de caracterização dos meninos e meninas de dita idade, senão de uma aproximação ao complexo universo infantil a partir de diferentes abordajes teóricos e metodológicos. Minha hipótese é que a socialização e os marcos nos que crescem os meninos e as meninas não podem se entender por fora dos discursos que circulam no ecosistema comunicativo no que estão inmersos. A educação, os meios de comunicação, a relação com pares e os discursos que circulam em torno deles, são os eixos para analisar o desenvolvimento e a constituição subjetiva dos meninos e meninas de classe média habitantes de grandes cidades e com acesso a determinados consumos culturais. Proponho, em consequência, a análise disto.


Palavras-chave: Infância, Desenvolvimento, Trajectória social, Ecosistema comunicativo, Educação, Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Duek, C. (2010). Infância, desenvolvimento e conhecimento: os meninos, as meninas e a sua socialização. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 8(2), 799–808. Recuperado de https://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/71
Seção
Primera Sección: Teoría y Metateoría
Biografia do Autor

Carolina Duek, Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Docente Universidad de Buenos Aires, Argentina. Doctora en Ciencias Sociales, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires, Magister en Comunicación y Cultura, Facultad de Ciencias Sociales (UBA) y Licenciada en Ciencias de la Comunicación (UBA). Becaria Instituto de Investigaciones Gino Germani. La beca de posdoctorado tiene su sede en el Instituto de Investigaciones Gino Germani, Universidad de Buenos Aires. La sede de la investigación es el Instituto Gino Gernani, Facultad de Ciencias Sociales, UBA. Correo electrónico: duekc@ciudad.com.ar

Referências

Agamben, G. (2003). Infancia e historia. Destrucción de la experiencia y origen de la historia. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.

Arendt, H. (2003). La condición humana. Buenos Aires: Paidós.

Bogoyavlensky, D. & Menchinskaya, N. (1986). "Relación entre aprendizaje y desarrollo psicointelectivo del niño en edad escolar". En Luria, Leontiev & Vigotsky, Psicología y pedagogía. Madrid: Akal.

Castorina, J. (1996). "El debate Piaget-Vigotsky: la búsqueda de un criterio para su evaluación" en Castorina et al., Piaget-Vigotsky: contribuciones para replantear el debate. Buenos Aires: Paidós.

Castorina, J. & Dubrovsky (2004). (Comps). Perspectiva de la obra de Vigotsky. Buenos Aires: Noveduc.

Cecchini, M. (2004). "Introducción" en Luria, Leontiev y Vigotsky, Psicología y pedagogía. Madrid: Akal.

Chiva, M. (1994). "La pensée en construction" en Manger magique. Aliments sorciers, croyances comestibles. Paris: Autrement, Coll. Mutations/ Mangeurs.

Entel, A. (1988). Escuela y conocimiento. Buenos Aires: Miño y Dávila/Cuadernos Flacso.

Entel, A. (2006). Infancias, varios mundos. Los más chiquitos. Acerca de la inequidad en la infancia argentina. Buenos Aires: Fundación Walter Benjamin.

Freud, S. (1905). "Tres ensayos para una teoría sexual". En Freud, A. (1986) Sigmund Freud. Los textos fundamentales del psicoanálisis. Madrid: Alianza.

Freud, S. (1925). "Presentación autobiográfica" en Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu.

Gessell, A. et al. ([1974] 1993). El niño de 5 a 10 años. Barcelona: Paidós Psicología Evolutiva. Edición revisada.

Ginzburg, C. (1981). El queso y los gusanos. Barcelona: Muchnick.

Goffman, E. (1974). Frame Analysis. Boston: Northeastern University Press.

Heidegger, M. (1966). "La question de la technique" en Essais et conférences. Paris: Gallimard.

Hoggart, R. ([1957] 1990). La cultura obrera en la sociedad de masas. México: Grijalbo.

Kostiuk, G. (1986). "Algunos aspectos de la relación recíproca entre educación y desarrollo de la personalidad". En Luria, Leontiev & Vigotsky, Psicología y pedagogía. Madrid: Akal.

Linn, S. (2004). Consuming Kids. The hostile takeover o childhood. New York: New Press.

Luria, A. (1986). "El papel del lenguaje en la formación de conexiones temporales y la regulación del comportamiento en los niños normales y oligofrénicos". En Luria, Leontiev & Vigotsky, Psicología y pedagogía. Madrid: Akal.

Luria, L. & Vigotsky, L. ([1986] 2004). Psicología y pedagogía. Madrid: Akal.

Martín-Barbero, J. (2003). "Retos culturales de la comunicación a la educación. Elementos para una reflexión que está por comenzar". En Comunicación, medios y educación, Roxana Morduchowicz (Comp.) Octaedro: Barcelona.

Ramos de Vasconcellos, V. & Guimaraes Santana, C. (2004). "Lev Vigostky: su vida y su obra: un psicólogo en la educación". En Castorina & Dubrosvsky (Comps.) Perspectivas desde la obra de Vigostky. Buenos Aires: Noveduc.

Sennett, R. (1978). El declive del hombre público. Barcelona: Ediciones Península.

Thompson, E. (1995). Cuestiones en común. Barcelona: Crítica.

Vigostky, L. (2007). Pensamiento y habla. Buenos Aires: Colihue.

Williams, R. ([1988] 2000). Marxismo y literatura. Barcelona: Península.