Ser um estudante universitário em tempos de Covid-19: aulas online e vida quotidiana

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Claudia Lucy Saucedo-Ramos, Ph. D.
Gilberto Pérez-Campos, Ph. D.
Claudia Elisa Canto-Maya, Mg.

Resumo

(analítico)
O artigo aborda os ajustamentos que os estudantes de psicologia fizeram na sua vida quotidiana para continuar com as suas aulas online. A partir de uma abordagem psicológica cultural e de uma investigação qualitativa, analisamos os significados que os estudantes expressaram em questionários abertos respondidos em linha. Os resultados mostram o trabalho prático e simbólico de reelaboração realizado pelos participantes para redefinir o que significa ser um estudante em tempos de pandemia. São apresentadas as emoções que tinham, as estratégias utilizadas para responder às aulas em linha e as experiências com o serviço de psicologia prestado aos adolescentes do ensino secundário. Concluímos que durante a pandemia de Covid-19, as aulas em linha proporcionaram aos estudantes novos desafios na reorganização da sua vida quotidiana.



Palavras-chave: Vida quotidiana; estudantes; universidade; psicologia; aulas em linha; Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Saucedo-Ramos, C. L., Pérez-Campos, G. ., & Canto-Maya, C. E. . (2022). Ser um estudante universitário em tempos de Covid-19: aulas online e vida quotidiana. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 20(2), 1–22. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.20.2.5333
Seção
Infancias, juventudes y pandemia:desafíos políticos socioculturales y educativos
Biografia do Autor

Claudia Lucy Saucedo-Ramos, Ph. D., Universidad Nacional Autónoma de México

Psicóloga, Universidad Nacional Autónoma de México. Magíster y Doctorado en Investigaciones Educativas, Instituto Politécnico Nacional, México. Profesora titular en la carrera de Psicología, FES Iztacala, Universidad Nacional Autónoma de México México. 0000-0003-2046-2926. H5: 9. Correo electrónico: csclusar@gmail.com

Gilberto Pérez-Campos, Ph. D., Universidad Nacional Autónoma de México

Psicólogo, Universidad Nacional Autónoma de México. Magíster y Doctorado en Investigaciones Educativas, Instituto Politécnico Nacional, México. Profesor asociado en la carrera de Psicología, FES Iztacala, Universidad Nacional Autónoma de México, México. 0000-0002-8260-1656. H5: 6 Correo electrónico: gpc.fesi@gmail.com

Claudia Elisa Canto-Maya, Mg., Universidad Nacional Autónoma de México

Psicóloga, Universidad Nacional Autónoma de México. Magíster en Terapia Familiar, Universidad Nacional Autónoma de México. Doctorante en el Posgrado en Psicología, Universidad Nacional Autónoma de México. Profesora de asignatura en la carrera de Psicología, FES Iztacala, Universidad Nacional Autónoma de México, México. 0000-0001-6611-8544. H5: 0. Correo electrónico: cantomaya@gmail.com

Referências

Barrutia, I., Danielli, J. J., Seminario, R., & Monzón, P. (2021). Análisis cualitativo del nivel de satisfacción de la educación virtual en estudiantes universitarios en tiempos de pandemia. New Trends in Qualitative Research, 7, 220-228. https://doi.org/hqx2

Bell, D., Self, M., Davis, C., Conway, F., Washburn, J., & Crepeau-Hobson, F. (2020). Health service psychology education and training in the time of COVID-19: Challenges and opportunities. American Psychologist, 75(7), 919-932. https://doi.org/ghc52k

Calderón, D., Kuric, S., & Sanmartín, A. (2021). En clases desde la distancia: experiencias y dificultades del alumnado de secundaria y universitario durante la pandemia de la COVID-19. Participación Educativa, 8(11). 43-57

Cobo, R., Vega, A., & García, D. (2020). Consideraciones institucionales sobre la salud mental en estudiantes universitarios durante la pandemia de covid-19. CienciAmérica, 9(2), 277-284. https://doi.org/10.33210/ca.v9i2.322

Dreier, O. (2016). Conduct of everyday life: Implications for critical psychology. En E. Schraube, & Ch. Hojholt (Eds.), Psychology and the conduct of everyday life (pp. 15-33). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315746890-2

Elgueta, M. (2020). ¿Hay alguien ahí?: interacciones pedagógicas con cámaras apagadas en tiempos de pandemia. Revista Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho, 7(2), 1-7. https://doi.org/10.5354/0719-5885.2020.60556

Giddens, A. (1984). The constitution of society. University of California Press.

Gil, F., Urchaga, J. D., & Sánchez, A. (2020). Percepciones y expectativas en el alumnado universitario a partir de la adaptación a la enseñanza no presencial motivada por la pandemia de COVID-19. Revista Latina de Comunicación Social, (78), 65-85. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1470

Goffman, E. (1997). La presentación de la persona en la vida cotidiana. Amorrortu.

Gómez-Hurtado, I., García-Rodríguez, M., González, F., & Coronel, J. (2020). Adaptación de las metodologías activas en la educación universitaria en tiempos de pandemia. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 415-433. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.022

González, C. (2019). Ser estudiante universitario: construyendo una identidad entre lo real y lo virtual [Tesis de Doctorado]. Universidad Nacional Autónoma de México. González, L. (2020). Estrés académico en estudiantes universitarios asociados a la pandemia por COVID-19. Espacio I+D, Innovación Más Desarrollo, 9(25). https://doi.org/gv4g

Hames, J. L., Bell, D. J., Pérez-Lima, L. M., Holm-Denoma, J. M., Rooney, T., Charles, N. E., Thompson, S. M., Mehlenbeck, R. S., Tawfik, S. H., Fondacaro, K. M., Simmons, K. T., & Hoersting, R. C. (2020). Navigating uncharted waters: Considerations for training clinics in the rapid transition to telepsychology and telesupervision during COVID-19. Journal of Psychotherapy Integration, 30(2), 348-365. https://doi.org/d49g

Hamui, S. A. (2016). La pregunta de investigación en los estudios cualitativos. Investigación en Educación Médica, 5(17), 49-54. https://doi.org/10.1016/j.riem.2015.08.008

Holzkamp, K. (2016). Conduct of everyday life as a basic concept of critical psychology. En E. Schraube, & Ch. Hojholt (Eds.), Psychology and the conduct of everyday life (pp. 65-98). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315746890-4

Iriarte, A, Caravino, A., Rango, M., Roldán, J., & Mombrú, A. (2020). El proceso de virtualización forzoso del sistema universitario: luces y sombras detrás de la pandemia. Revista Perspectivas Metodológicas, 20. https://doi.org/10.18294/pm.2020.3290

Kvale, S. (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Morata.

Mack, N., Woodsong, C., MacQueen, K., Guest, G., & Namey, E. (2005). Qualitative research methods: A data collector’s field guide. Family Health International.

Miguel, J. A. (2020). La educación superior en tiempos de pandemia: una visión desde dentro del proceso formativo. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 50(especial), 13-40. https://doi.org/10.48102/rlee.2020.50.ESPECIAL.95

Lovón, M. A., & Cisneros, S. A. (2020). Repercusiones de las clases virtuales en los estudiantes universitarios en el contexto de la cuarentena por COVID-19: el caso de la PUCP. Propósitos y Representaciones, 8(3). https://doi.org/hqx3

Pereyra, S., & Tarditti, L. (2021). Universidad virtual en pandemia: impacto subjetivo en los estudiantes. Contextos de Educación, 30(21), 23-32.

Pérez-Campos, C. G. (2014). Persona como categoría integradora de una perspectiva sociocultural en psicología. Revista de Educación y Desarrollo, (31), 5-16.

Perrin, P. B., Rybarczyk, B. D., Pierce, B. S., Jones, H. A., Shaffer, C., & Islam, L. (2020). Rapid telepsychology deployment during the COVID-19 pandemic: A special issue commentary and lessons from primary care psychology training. Journal of Clinical Psychology, 76(6), 1173-1185. https://doi.org/10.1002/jclp.22969

Rivera, M. A. (2021). Compromiso de estudiantes universitarios en tiempos de pandemia. En P. Sánchez (Ed.), La psicología y el proceso educativo: análisis, reflexiones y experiencias en México. ¿Qué nos aporta el concepto psicológico al entendimiento del proceso educativo? Red Mexicana de Investigación en Psicología Educativa; Centro de Estudios, Clínica e Investigación Psicoanalítica.

Rosario-Rodríguez, R. A., González, R. J. A., Cruz, S. A., & Rodríguez, R. L. (2020). Demandas tecnológicas, académicas y psicológicas en estudiantes universitarios durante la pandemia por COVID-19. Revista Caribeña de Psicología, 4(2), 176-185. https://doi.org/10.37226/rcp.v4i2.4915

Scharff, A., Breiner, C. E., Ueno, L. F., Underwood, S. B., Merritt, E. C., Welch, L. M., & Litchford, G. B. (2020). Shifting a training clinic to teletherapy during the COVID-19 pandemic: A trainee perspective. Counselling Psychology Quarterly, 34(3-4), 1-11. https://doi.org/10.1080/09515070.2020.1786668

Tejedor, S., Cervi, L., Tusa, F., & Parola, A. (2020). Educación en tiempos de pandemia: reflexiones de alumnos y profesores sobre la enseñanza virtual universitaria en España, Italia y Ecuador. Revista Latina de Comunicación Social, (78), 1-21. https://doi.org/fp5h

Usher, E., Golding, J., Han, J., Griffiths, C., McGavran, M., Spears, B. Ch., & Sheehan, E. (2021). Psychology students’ motivation and learning in response to the shift remote instructions during COVID-19. Scholarship of Teaching and Learning in Psychology. Advance online publication. https://doi.org/10.1037/stl0000256

Weiss, E. (2015). Más allá de la socialización y de la sociabilidad: jóvenes y bachillerato en México. Educação e Pesquisa, 41, 1257-1272. https://doi.org/g785