Violência simbólica em relacionamentos de casal desde a marginalidade em mulheres jovens

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Angela María Cadavid-Marín, Ph. D.
Janier Deyanira Marínez-Garcés, Mg.

Resumo

(analítico)
O Método Biográfico Interpretativo permitiu escutar seis mulheres jovens que habitam contextos de marginalidade. A partir de um desenho narrativo, concretizaram-se as suas narrativas biográficas; nas quais elas expuseram os modos de ter configurado os seus relacionamentos de casal em torno às práticas e discursos da violência simbólica, deixando a descoberto uma realidade atravessada pela violência doméstica de um setor aninhado no esquecimento institucional e na acusação da sociedade. A análise da informação foi realizada mediante um Biograma, o qual permitiu encontrar que a despolitização e a idealização são as maneiras como elas construíram seus relacionamentos. A relevância deste estúdio é focado em dar a conhecer a resistência aos mecanismos de poder como possibilidade de transformar a construção do amor que habitualmente é promovido em outras mulheres.


Palavras-chave:  Jovens; marginalidade; relacionamentos (de casal); violência (simbólica); despolitização; idealização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Cadavid-Marín, A. M., & Marínez-Garcés, J. D. (2023). Violência simbólica em relacionamentos de casal desde a marginalidade em mulheres jovens. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 20(3), 1–25. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.20.3.4742
Seção
Segunda Parte Volumen 20 No. 3
Biografia do Autor

Angela María Cadavid-Marín, Ph. D., Universidad de Manizales, Colombia

Licenciada en Educación Física. Magíster en Educación Docencia, Universidad de Manizales. Doctora en Ciencias de la Educación, Universidad Tecnológica de Pereira. Directora Instituto Pedagógico Universidad de Manizales. 0000-0002-2337-0798. H5: 3. Correo electrónico: acadavid@umanizales.edu.co

Janier Deyanira Marínez-Garcés, Mg., Universidad de Manizales, Colombia

Licenciada en Historia, Universidad del Valle. Magíster en Educación desde la Diversidad, Universidad de
Manizales. 0000-0002-5609-7679. H5: 0. Correo electrónico: jademari2@gmail.com

Referências

Abreu, L., & Baquero, R. (2018). «Yo no soy un gangsta». Representaciones y discursos sobre juventud(es), violencia(s) y cultura(s). EntreDiversidades, (10), 39-58. https:// www.redalyc.org/articulo.oa?id=455959674002

Amurrio, M., Larrinaga, A., Usategui, E., & Del Valle, A. (2010). Violencia de género en las relaciones de pareja de adolescentes y jóvenes de Bilbao. Revista de Servicios Sociales, (47), 121-134. http://www.zerbitzuan.net/documentos/zerbitzuan/Violencia%20de%20genero%20en%20las%20relaciones%20de%20pareja.pdf

Ander, E. (2011). Aprender a investigar. Nociones básicas para la Investigación Social. Brujas.

Araiza, A., & González, A. (2016). Género y violencia simbólica. Análisis crítico del discurso de canciones de banda. Ánfora, 23(41), 133-155. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357848839006

Ariza, G., & Agudelo, A. (2020). Superación de la violencia de género en las relaciones de pareja: historias de vida. El Ágora USB, 20(1), 99-111. https://revistas.usb.edu.co/index.php/Agora/article/view/4496/3569

Barthes, R. (1999). Mitologías. Siglo XXI.

Blandón, A., & López, L. (2016). Comprensiones sobre pareja en la actualidad: jóvenes en busca de estabilidad. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14(1), 505-517. https://doi.org/10.11600/1692715x.14134271014

Bolívar, A., Domingo, J., & Fernández, M. (2001). La investigación biográfico narrativa en educación. Enfoque y metodología. La Muralla.

Bonilla, S. (2020). Vulnerabilidad sociodemográfica y violencia contra mujeres negras en Cali, una ciudad racializada. La Manzana de la Discordia, 14(2), 82-118. https://manzanadiscordia.univalle.edu.co/index.php/la_manzana_de_la_discordia/article/view/8773/11892

Bourdieu, P. (2000). La dominación Masculina. Anagrama.

Bourdieu, P. (2006). Pensamiento y acción. Zorzal.

Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (1996). La Reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. Fontamara.

Bringas, C., Cortés, L., Antuña, M., Flores, M., López, J., & Rodríguez, F. (2015). Análisis diferencial de la percepción de jóvenes sobre maltrato en el noviazgo. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 13(2), 737-748. http://dx.doi.org/10.11600/1692715x.13213160315

Cabral, P. (2018). Controladas y desprotegidas. Experiencias de mujeres jóvenes de sectores populares. Cuestiones Criminales, 1(1), 41-76. https://www.lesyc.com/copia-deelizalde-1-2

Cabrera, K. (2020). Estado, escuela y violencia simbólica: construcciones desde Pierre Bourdieu. Miradas, (3), 107-128.

Campa, R., Valenzuela, B., & Guillén, M. (2020). Prácticas docentes y cultura inclusiva para colectivos vulnerables de Primarias en Sonora, México. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 18(2), 1-17. http://dx.doi.org/10.11600/1692715x.18211

Cardozo, G., & González, A. (2020). Transición hacia la vida adulta en mujeres de sectores populares (Córdoba, Argentina). Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 18(3), 1-22. https://dx.doi.org/10.11600/1692715x.18303

Caro, C. (2008). Un amor a tu medida. Estereotipos y violencia en las relaciones amorosas. Estudios de Juventud, (83), 213-228. http://www.injuve.es/sites/default/files/RJ83-14.pdf

Carrillo, A. (2018). Castigos en la crianza de los hijos e hijas: un estado de la cuestión. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(2), 719-740. https://doi.org/10.11600/1692715x.16206

Castañeda, N., de León, M., & Brazil, L. (2019). Embarazo y maternidad: percepciones de las jóvenes en un contexto binacional México-Estados Unidos. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 17(1), 327-342. https://dx.doi.org/10.11600/1692715x.17120

Correa, A. (2016). Jóvenes y territorios olvidados: una historia de muerte y re-existencia en la comuna San José de Manizales, Colombia. [Tesis de maestría]. Cinde - Universidad de Manizales, Manizales, Colombia. http://ridum.umanizales.edu.co/xmlui/bitstream/handle/20.500.12746/3151/Informe%20de%20Tesis%20Final%20Alejandra%20Octubre%2022%20%281%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Cruz, B., Leottau, P., Montoya, A., & Ferrer, N. (2010). Relaciones de noviazgo y violencia basada en género. Sistematización de la experiencia y resultado de la investigación Transformación de las Prácticas de Violencia Basada en Género, al Interior de las Relaciones de Noviazgo. Torreblanca Agencia Gráfica.

Di Leo, P., & Camarotti, A. (2017). Relatos biográficos y procesos de individuación juveniles en barrios marginalizados de Argentina. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(2), 1021-1034. https://doi.org/10.11600/1692715x.1521530082016

Díaz, M. (2017). Amor y formación de pareja: factores implicados en la adolescencia. [Tesis de doctorado]. Universidad de Murcia, Murcia, España. https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/55499/1/Mar%C3%ADa%20Dolores%20D%C3%ADaz%20Bastida%20Tesis%20Doctoral.pdf

Flores, P., & Browne, R. (2017). Jóvenes y patriarcado en la sociedad TIC: una reflexión desde la violencia simbólica de género en redes sociales. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(1), 147-160. https://doi.org/10.11600/1692715x.1510804082016

García, B. (2013). El amor-funámbulo: contradicciones político-emocionales de las nuevas relaciones amorosas. Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedad, 5(12), 23-35. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273229906003

Giberti, E., & Fernández, A. (1992). La mujer y la Violencia Invisible. Sudamericana.

Giddens, A. (2004). La Transformación de la Intimidad. Sexualidad, Amor y Erotismo en las Sociedades Modernas. Cátedra.

Hernández, J., Cardona, D., & Segura, A. (2018). Construcción y análisis de un índice de vulnerabilidad social en la población joven. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(1), 403-412. https://doi.org/10.11600/1692715x.16125

Marínez, M. (2015). Delincuencia juvenil. Horizontes Femeninos. https://horizontefemenino.blogspot.com/

Martínez, I., Bonilla, A., Gómez, L., & Bayot, A. (2008). Identidad de género y afectividad en la Adolescencia: Asimetrías relacionales y violencia simbólica. Anuario de Psicología, 39(1), 109-118. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=97017401010

Martínez, M. (2002). La nueva ciencia: su desafío, lógica y método. Trillas.

Mora, M., & Ordoñez, D. (2019). Estrategias de sensibilización: violencia en relaciones familiares y escolares de 12 adolescentes (Colombia-Ecuador, 2019). [tesis de maestría]. Pontifica Universidad Javeriana, Bogotá, D. C., Colombia. http://vitela.javerianacali.edu.co/bitstream/handle/11522/12021/Estrategias_sensibilizacion.pdf?sequence=5&isAllowed=y

Moreno, V., & Mornan, D. (2015). ¿Y el derecho a la ciudad? Aproximaciones al racismo, la dominación patriarcal y las estrategias feministas de resistencia en Cali, Colombia. Revista CS, (16), 87-108. http://www.scielo.org.co/pdf/recs/n16/n16a05.pdf

Quijano, A. (1966). Notas sobre el concepto de Marginalidad Social. Cepal.

Quijano, A. (1971). La formación de un universo marginal en las ciudades de América Latina. Espaces et Sociétes (3), 340-365.

Ronzón, R., Yedra, L., & González, M. (2017). Modelos parentales y su relación con la violencia en las parejas del mismo sexo. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(2), 1137-1147. https://doi.org/10.11600/1692715x.1522317062016

Uribe, H. (2011). Los asentamientos ilegales en Colombia: las contradicciones de la economía-mundo capitalista en la sociedad global. Latinoamérica. Revista de Estudios Latinoamericanos, (53), 169-200. http://www.scielo.org.mx/pdf/latinoam/n53/n53a9.pdf

Van Dijk, T. (2006). Discurso y manipulación: discusión teórica y algunas aplicaciones. Signos, 39(60), 49-74. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-09342006000100003

Vásquez, V. & Castro, R. (2008). «¿Mi novio sería capaz de matarme?» Violencia en el noviazgo entre adolescentes de la Universidad Autónoma Chapingo, México. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 6(2), 709-738. http://www.umanizales.edu.co/revistacinde/index.html