Piscanálise e política. Patologizaçao da infância em situaçao de pobreza na Argentina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eduardo de la Vega

Resumo

Neste argio se analisam as abordagens com os quais, desde diferentes contextos, pretende-se intervir nas problemáticas da infância em situaçao de pobreza. Na Argentina a psicanálise emerge como uma das narrativas mais destacadas, e após da sua consagraçao no campo da clínica, não deixa de assinalar uma vocaçao pelas masas que sofrem e são excluidas.
Porém, as intervençoes psicanalíticas (na favela, na escola) parecem “psicologizar”, com frequencia o conflito social. A eficácia política da psicanálise tem sido questionada também pelo novo pragmatismo filosófico que não acredita em sua utilidade política. Fecha este análise um debate teórico sobre o questionamento amplo que confronta aos teóricos da deconstruçao e ao filósofo Richard Rorty, para
retomar finalmente, as reflexoes de Lacan sobre piscanálise e política.



Palavras chave: Psicanálise, política, infância, pobreza, patologizaçao, Deconstruçao, Pragmatismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de la Vega, E. (2010). Piscanálise e política. Patologizaçao da infância em situaçao de pobreza na Argentina. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 8(1), 67–86. Recuperado de https://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/44
Seção
Primera Sección: Teoría y Metateoría
Biografia do Autor

Eduardo de la Vega, Universidad Nacional del Rosario

Investigador en el Consejo de Investigaciones de la Universidad Nacional de Rosario. Doctor en Psicología.

Referências

Álvarez, A. R. (2003). No ignorancia de la necesidad. Reunión Lacanoamericana de Psicoanálisis. Tucumán, octubre 2003. Mimeo.

Baudrillard, J. (1978). Cultura y simulacro. Barcelona: Kairós.

Bauman, S. (2004) Identidad. Buenos Aires: Losada.

De la Vega, E. (2008). Las trampas de la escuela integradora. La intervención posible. Buenos Aires: Noveduc.

Derrida, J. (1992). Force of law: the 'Mystical foundation of authority'. En Corrnell, D., Rosenfeld, M. & Gray Carlson, D. (Comp.) Descontrution and the possibility of justice. Nueva York & Londres: Routledge.

Derrida, J. (2005). Notas sobre deconstrucción y pragmatismo. En Deconstrucción y pragmatismo. Buenos Aires: 2005.

Duschatzky, S. & Corea, C. (2004). Chicos en banda. Los caminos de la subjetividad en el declive de las instituciones. Buenos Aires: Paidós.

Unicef (2006). Excluidos e invisibles. Estado Mundial de la Infancia. New York: Unicef.

Lacan, J. (1981). Seminario 20. Aun. 1972 - 1973. Barcelona: Paidós.

Lacan, J. (1984). El seminario. Libro 2. El yo en la teoría de Freud y en la técnica psicoanalítica. 1954 - 1955. Barcelona: Paidós.

Laclau, E. (2005). Deconstrucción, pragmatismo, hegemonía. En Deconstrucción y pragmatismo. Buenos Aires: 2005.

Massumi, B. (2002). Navigating Movements. Nueva York: Routledge.

Mouffe, Ch. (2005). Comp. Deconstrucción y pragmatismo. Buenos Aires: Paidós.

Spivak, G. Ch. (1995). En D., Mahasweta. (Introducción) Imaginary maps. Londres/Nueva York: Routledge.

Stefan, J. (2008). Escuela, violencia y niños en situación de calle. Tesis de Maestría. Universidad de Buenos Aires.