Desmistificando a violência escolar: uma análise crítica das representações

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nicolás Patierno
Myriam Southwell

Resumo

(analítico) Este artigo surge de uma pesquisa dedicada à análise do que geralmente é referenciado como violência escolar. Foi realizado em três escolas secundárias na cidade de La Plata, Argentina, entre 2011 e 2018 e pretende mostrar, entre outras questões, a influência dos imaginários sociais negativos sobre o modo nos quais os educadores costumam intervir na resolução de conflitos considerados (por si mesmos) como violentos. Para realizar esta tarefa, optou-se por uma metodologia qualitativa baseada na análise de depoimentos e a pesquisa de bibliografia especializada. A conclusão nos convida a repensar o lugar do ensino médio na contenção e no redirecionamento da violência para uma convivência e pacífica e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Patierno, N., & Southwell, M. (2020). Desmistificando a violência escolar: uma análise crítica das representações. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 18(3), 1–29. https://doi.org/10.11600/1692715x.18309
Seção
Primera Sección: Teoría y Metateoría
Biografia do Autor

Nicolás Patierno, Universidad Nacional de La Plata, Argentina

Doctor en Ciencias de la Educación (UNLP). Magíster en Educación Corporal (UNLP). Profesor en Educación Física (UNLP). Investigador asistente de la carrera de investigador científico del Conicet. Profesor en la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (UNLP). 0000-0002-3411-7309. H5: 2. Correo electrónico: nicolaspatierno@gmail.com

Myriam Southwell, Universidad Nacional de La Plata, Argentina

Ph.D. del Departamento de Gobierno de la Universidad de Essex (Inglaterra). Magíster en Ciencias Sociales con orientación en Educación (Flacso Argentina). Profesora y licenciada en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata). Investigadora de la Carrera de Investigador Científico del Conicet. Profesora titular en la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de La Plata. 0000 0001-5392-6606. H5: 13. Correo electrónico: islaesmeralda@gmail.com

Referências

Arendt, H. (2006). Sobre la violencia. Alianza.

Bleichmar, S. (2008). Violencia social-violencia escolar. Noveduc.

Brener, G., & Kaplan, C. (2015). Violencias, escuela y medios de comunicación. En C. Kaplan (Dir.), Violencias en plural: sociología de las violencias en la escuela (77-102). Miño y Dávila.

Cornejo, R., & Redondo, J. (2001). El clima escolar percibido por los alumnos de enseñanza media: una investigación en algunos liceos de la Región Metropolitana. Última Década, 9(15), 11-52. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362001000200002

Chaves, M. (2010). Jóvenes, territorios y complicidades: una antropología de la juventud urbana. Espacio Editorial.

D’Angelo, L., & Fernández, D. (2011). Clima, conflictos y violencia en la escuela. Unicef; Flacso.

Duschatzky, S., & Corea, C. (2013). Chicos en banda: los caminos de la subjetividad en el declive de las instituciones. Paidós.

Dussel, I. (2005). ¿Se renueva el orden disciplinario escolar? Una lectura de los reglamentos de convivencia en la Argentina de la post-crisis. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 10(27), 1109-1121.

García-Villanueva, J., De la Rosa-Acosta, A., & Castillo-Valdés, J. S. (2012). Violencia: análisis de su conceptualización en jóvenes estudiantes de bachillerato. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 10(1), 495-512.

Garriga-Zucal, J. (2016). El inadmisible encanto de la violencia. Cazador de Tormentas Libros.

Hegel, G. (1968). Filosofía del derecho. Claridad.

Kaplan, C. (2015). Violencias en plural: sociología de las violencias en la escuela. Miño y Dávila.

Kornblit, A. (Coord.) (2008). Violencia escolar y climas sociales. Biblos.

Litichever, L. (2012). ¿Qué se regula hoy en las escuelas?: una mirada sobre las prescripciones de los reglamentos de convivencia. Revista Iberoamericana de Educación, 1(59), 1-10. https://doi.org/10.35362/rie5911403

Litichever, L., Machado, L., Núñez, P., Roldán, S., & Stagno, L. (2008). Nuevas y viejas regulaciones: un análisis de los reglamentos de convivencia en la escuela media. Última Década, 16(28), 93-121. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362008000100006

Meirieu, P. (2007). Una pedagogía para prevenir la violencia en la enseñanza. Martínez Carranza.

Núñez, P. (2015). La producción escolar de la(s) juventud(es): desigualdad, convivencia y situaciones de discriminación en la escuela secundaria. Revista Cátedra Paralela, 12, 59-84.

Osorio, F. (2006). Violencia en las escuelas: un análisis desde la subjetividad. Noveduc.

Páez-Martínez, R. (2009). Cuerpo reconocido: formación para la interacción sin violencia en la escuela primaria. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 7(2), 989-1007.

Pineau, P. (2008). Como a noite engendra o dia e o dia engendra a noite. Revisando o vínculo da produção mútua entre escola e Modernidade. Pro-posiçoes, 19(3), 83-104. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072008000300005

Southwell, M. (2018). Notas sobre la intermitente democratización de la secundaria. En P. Núñez (Comp.), Convivencia y escuela secundaria. Organización de Estados Iberoamericanos.

Southwell, M., Fridman, D., Litichever, L., Núñez, P., & Fajardo, J. P. (2015). Vínculos inter e intra generacionales en la escuela media: cambios y continuidades en el formato escolar, la convivencia y la construcción de la ciudadanía. En A. Pereyra (Comp.), Prácticas pedagógicas y políticas educativas: investigaciones en el territorio (311-340). Editorial Universitaria Unipe.