La dimensión sociocultural de la globalización en relatos sobre una experiencia de movilidad internacional universitaria

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Félix Aguirre
María Angélica Cruz
María Ignacia Banda

Resumo

(analítico): o trabalho analisa a experiência de um grupo de jovens estudantes dinamar-queses na Universidade de Valparaíso, no contexto de um programa de mobilidade in-ternacional. O uso dos relatos de vida nos permite descrever não somente as formas em que esta experiência transforma suas identidades e trajetórias acadêmicas, profissionais e ideológicas, mas também os seus imaginários sobre os lugares de origem e destino. Os resultados contribuem à discussão sobre a dimensão sociocultural e política da globaliza-ção, em particular à articulação entre os valores de uma cidadania global e as diferentes formas de compreender e vivenciar a alteridade.


 


Palavras-chave: globalização, universidade, mobilidade internacional dos estudiantes, valores sociais, cidadania, método biográfico, alteridade (Thesaurus de Ciências Sociais da Unesco).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Aguirre, F., Cruz, M. A., & Banda, M. I. (2018). La dimensión sociocultural de la globalización en relatos sobre una experiencia de movilidad internacional universitaria. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 16(2), 881–895. https://doi.org/https://doi.org/10.11600/1692715x.16216
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Félix Aguirre, UNIVERSIDAD DE VALPARAÍSO, CHILE

--- 1. “Más allá del Malestar. Una hipótesis sociológica sobre el significado político del movimiento estudiantil chileno”. 2. “Spatial Practices and Narratives. The GenkiDama for Education by Chilean Students”. 1. Revista Sociologia e Politica. Universidad Federal de Santa Catarina. SCOPUS Brasil. V. 23, n°53 (2015), 147-162. 2. Journal of Language and Politics. Lancaster University UK WOS. 13:4 (2014), 732-745. --- 1. “Enclaves autoritarios en el sistema educacional chileno: cambios a partir del movimiento estudiantil y del Consejo Asesor Presidencial para la Calidad de la Educación”. 2. “La experiencia de los Consejos Asesores Presidenciales en Chile y la Construcción delos problemas públicos”. 3. “Más allá del Malestar. Una hipótesis sociológica sobre el significado político del movimiento estudiantil chileno”. (aprobado: septiembre de 2014) 4. “Chilean student protest and the flash mobs: The language of multitude” (aprobado: septiembre de 2014) 1. Revista POLIS: nº30 www.polis.cl Universidad Bolivariana. SCIELO Santiago de Chile. 2011. 2. Revista Mexicana de Sociología: Nº74, n2 (abril-junio) pp.303-339. Universidad Nacional Autónoma de México. SCIELO México. 2012. 3. Revista Politica e Sociedade. Universidad Federal de Santa Catarina. SCIELO Brasil. 2014. 4. Journal of Language and Politics. Lancaster University UK ISI Thomson. 2014. -- ok.

María Angélica Cruz, Profesora Universidad de Valparaíso, Chile.

Socióloga de la Universidad de Chile. Doctora en Sociología por la Universidad Complutense de Madrid. Profesora Titular del Instituto de Sociología de la Universidad de Valparaíso. Orcid: 0000-0002-6958-859X. Índice H5: 2. 

María Ignacia Banda, Asistente de investigación Universidad de Valparaíso, Chile.

Socióloga de la Universidad de Valparaíso. Magíster en Género e Investigación, London School of Economics and Political Science. Orcid: 0000-0003-1281-1743.