Equidade e educação na primeira infância na agenda mundial de educação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Ancheta-Arrabal

Resumo

(descritivo): o presente trabalho tem como inspiração analisar a equidade na educação infantil a partir de um enfoque holístico. Busca contribuir para o debate sobre a importância da equidade na nova agenda educativa tendo em vista as metas a serem alcançadas para a educação na primera infância. Apresenta os fundamentos da equidade a partir de um estudo teórico com enfoque holístico e, desde aí, amplia-se para a análise da equidade em educação, mais especificamente na Educaçao Infantil das sociedades iberoamericanas, no intuito de aportar uma perspectiva mais ampla na discussão de suas conquistas e desafios. Conclusivamente, este estudo ajuda para a interpretação dos limites e possibilidades dos objetivos globais estabelecidos para a educação na primeira infância e para a mediação dos progressos e implicações considerando o alcance de metas de equidade educativa.


 


Palavras-chave: educação na primeira infancia, equidade, agenda mundial educacional, indicadores (Thesaurus for Education Systems in Europe).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ancheta-Arrabal, A. (2018). Equidade e educação na primeira infância na agenda mundial de educação. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 17(1), 47–59. https://doi.org/https://dx.doi.org/10.11600/1692715x.17102
Seção
Primera Sección: Teoría y Metateoría
Biografia do Autor

Ana Ancheta-Arrabal, Universidad de Valencia, España.

ANCHETA ARRABAL, Ana. El desarrollo y seguimiento de las políticas para la educación y atención de la primera infancia en el contexto europeo. Perfiles educativos [online]. 2013, vol.35, n.140, pp. 134-148. ISSN 0185-2698. Ana Ancheta Arrabal Título: El desarrollo y seguimiento de las políticas para educación y atención de la primera infancia en el contexto europeo. Revista: 311791 - Perfiles educativos Número de autores: 1 Posición dentro de autores: 01 Volumen: XXXV Número: 140 Páginas, inicial: 134 final: 148 Año: 2013 Lugar de publicación: ISSN: 0185-2698 Clave: Artículo Código Artículo: 070743 Carácter: Internacional Indicios de calidad: Base de datos de indexación: Latindex Número de citaciones: Área y posición dentro de ella: Educación , 1042. Ana Ancheta Arrabal y Luís Miguel Lázaro Lorente Título: El derecho a la Educación y Atención de la Primera Infancia en América Latina. Revista: 916701 - Educacion XX1 Número de autores: 2 Posición dentro de autores: 01 Volumen: 16 Número: 1 Páginas, inicial: 105 final: 122 Año: 2013 Lugar de publicación: ESPAÑA ISSN: 1139-613X Clave: Artículo Código Artículo: 068152 Carácter: Nacional Enlace electrónico: http://www.uned.es/educacionXX1/pdfs/16-01-05.pdf Indicios de calidad: Base de datos de indexación: JCR Social Sciences Edition Factor de impacto: .103 Número de citaciones: 3 Área y posición dentro de ella: Educación posición 61 de 206. ok.