O papel da família no cuidado precoce de crianças com síndrome de Down, Chile

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paola María Andreucci Annunziata
Camila Morales-Cabello

Resumo

Apresenta-se um modelo de intervenção em Atenção Precoce em crianças com síndrome de Down,
registrado na abordagem dos direitos humanos e perspectiva da educação inclusiva na primeira infância.
Para atender às necessidades educacionais e de saúde especiais destas crianças, com idades entre 1 e 4 anos, um programa de intervenção associada com o grau de deficiência relacional-afetivo-cognitiva é desenhado previamente e diagnosticado.O monitoramento ocorre em uma oficina de acompanhamento com os pais e os cuidados com as crianças em uma universidade atenção precoce. Este programa fornece ferramentas familiares para se tornarem agentes ativos no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos seus filhos. Resultados e propostas de melhorias que vêm dos mesmos pais e cuidadores são evidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Andreucci Annunziata, P. M., & Morales-Cabello, C. (2019). O papel da família no cuidado precoce de crianças com síndrome de Down, Chile. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 17(2), 1–21. https://doi.org/10.11600/1692715x.17207
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Paola María Andreucci Annunziata, Universidad Gabriela MistralPontificia Universidad Católica de Chile

• Ibáñez, A., Escobar, J., Andreucci, P. (2010). Gesture influences the processing of figurative language in non-native speakers: ERP evidence. Neuroscience Letters, 471 ,1, 48-52. • Andreucci, P. (2011a). La Supervisión Clínica: Una aproximación desde la Transferencia. Akademia, 9, 2, 71-78. • Andreucci, P. (2011b). La dimensión interaccional en la supervisión de prácticas docentes: Una aproximación desde la transdisciplinariedad. Calidad en la Educación, 34, 185 - 202. • Andreucci, P. (2012a). El Enfoque Clínico en la Formación Continua de profesores: la teorización del «Ojo Pedagógico» como destreza compleja. Profesorado. Revista de Curriculum y Formación del Profesorado, 16,1, 257 – 275. • Andreucci, P. (2012b). El dispositivo pedagógico en la formación de terapeutas: Un aporte reflexivo a la supervisión clínica. Akademeia, 9, 2,71 – 80. • Andreucci, P. (2012c). El talento: Una construcción en y desde la pedagogía dialógica. Psicoperspectivas, 11, 2, 12-34. • Andreucci, P. & Zambra, S. (2012). El discurso proyectivo de la psicosis: una aproximación dialógica crítica. Psicodiagnosticar. Revista de la Asociación Argentina de Estudio e Investigación en Psicodiagnóstico, 22, 39-52. • Andreucci, P. (2013).La supervisión de prácticas docentes: Una deuda pendiente de la formación inicial de profesores. Estudios Pedagógicos, 39, 1, 7-26. ok.

Camila Morales-Cabello, Universidad Gabriela Mistral, Chile

Socióloga y Licenciada en Sociología por la Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Se encuentra realizando sus estudios de Maestría en Educación en la Universidad Nacional de La Plata. Orcid: 0000-0003-0217-972. Índice H5: 1