Oficinas socioeducativas na infância a partir de um enfoque situado

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Patricia Guerrero
Carolina Aguirre
Cecilia Besser
Miguel Morales
Javiera Salinas
Macarena Zamora

Resumo

(descritivo): Este estudo tem por objetivo analisar em uma perspectiva crítica a prática de intervenção grupal com as crianças, intitulada “intervenções socioeducativas”. Estas ações são realizadas em diferentes áreas da psicologia como uma forma de restaurar a palavra das crianças considerando-as como “sujeitos de direito”. Para este estudo foi considerado, durante dois anos, a revisão sistemática dos materiais como relatórios e entrevistas com profissionais dedicados ao tema. Esses dados contribuíram para refletir as tensões do trabalho grupal com crianças.
Parte dos resultados expressam o desenvolvimento e estabelecimento dos vínculos relacionados a adaptabilidade e a inclusão. Assim como, as necessidades dos participantes e a complexidade que envolve a inserção dos dispositivos de trabalho.



Palavras-chave: Crianças, dinâmica de grupo, intervenção psicosocial, as teorias psicológicas (Thesaurus MeSH).

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Como Citar
Guerrero, P., Aguirre, C., Besser, C., Morales, M., Salinas, J., & Zamora, M. (2017). Oficinas socioeducativas na infância a partir de um enfoque situado. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 15(1), 249–265. https://doi.org/10.11600/1692715x.1511504112015
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Patricia Guerrero, Profesora Universidad Central de Chile, Chile.

Psicóloga Universidad Católica de Chile. Máster y Doctora en Sociología Universidad Paris 7. Académica Escuela de Psicología. Universidad Central de Chile. Correo electrónico: Patricia.guerrero@ucentral.cl

Carolina Aguirre, Universidad Católica Silva Henríquez, Chile.

Profesora Universidad Católica Silva Henríquez, Chile. Psicóloga Universidad Católica Silva Henríquez. Psicóloga Clínica Hospital Pediátrico Dr Exequiel González Cortés.

Cecilia Besser, Universidad Católica Silva Henríquez, Chile.

Psicóloga Universidad del Desarrollo, postítulo en psicoterapia sistémica para niños y adolescentes PUC. Magíster en psicología clínica PUC. Coordinadora académica Escuela de psicología Universidad Católica Silva Henríquez. Correo electrónico: mcbesser@gmail.com

Miguel Morales, Instituto de Historia PUC, Chile.

Psicólogo Universidad Diego Portales, Magíster en Psicología Clínica de Adultos Universidad de Chile. Estudiante Doctorado en Historia Pontificia Universidad Católica de Chile. Correo electrónico: mmoralesp@gmail.com

Javiera Salinas, Universidad Tecnológica Equinoccial

Profesora e Investigadora Invitada Universidad Tecnológica Equinoccial, Chile. Psicóloga Universidad Católica Silva Henríquez, Máster en Investigación e Intervención Psicosocial Universidad Autónoma de Barcelona, Docente e Investigadora Invitada Universidad Tecnológica Equinoccial, Carrera de Relaciones Públicas y Comunicación Organizacional, Facultad de Comunicación, Artes y Humanidades.

Macarena Zamora, Centro de Desarrollo de la Familia Cedefam

Psicóloga Centro de Desarrollo de la Familia Cedefam, Chile. Psicóloga y Mediadora Familiar Universidad Católica Silva Henríquez, postítulo en Psicoterapia Infanto Juvenil PUC. Psicóloga en Centro de Desarrollo de la Familia Cedefam.