A aprendizagem de distintos domínios notacionais de acordo com crianças de pré-escolar ou primeira série do ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Nora Scheuer
Monserrat de la Cruz
María Sol Iparraguirre

Resumo

Investiga-se se as concepções das crianças sobre a aprendizagem adotam matizes diferentes conforme três domínios notacionais: desenho, escritura e notação numérica. Foram entrevistados individualmente 120 alunos de pré-escolar (60) e de primeira série do ensino primário (60) de escolas públicas na Argentina. Foi aplicada a lexicometria às transcrições de suas respostas completas a três perguntas referidas à atividade, às dificuldades e metas em relação à própria aprendizagem do desenho, escritura ou notação numérica. Os resultados revelam diferenças significativas em como as crianças referem o conteúdo da aprendizagem e a si mesmos como aprendizes de acordo com o domínio, indicando uma teoria interpretativa da aprendizagem em relação ao desenho e à notação numérica, e uma teoria direta em relação à escritura.


Palavras-chave: aprendizagem, desenho, escritura, notação numérica, crianças, concepções.

Detalhes do artigo

Como Citar
A aprendizagem de distintos domínios notacionais de acordo com crianças de pré-escolar ou primeira série do ensino fundamental. (2010). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 8(2), 1083-1097. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/92
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Nora Scheuer, Universidad Nacional del Comahue

Investigadora Independiente del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas en la Universidad Nacional del Comahue (Argentina). Psicopedagoga por el Centro de Altos Estudios en Ciencias Exactas (Argentina). Doctora en Psicología por la Universidad de Ginebra (Suiza).

Monserrat de la Cruz, Universidad Nacional del Comahue

Profesora titular del Área Psicología del Desarrollo de la Universidad Nacional del Comahue (Argentina). Licenciada en Psicología por la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Magister en Psicología del Aprendizaje por la Universidad Nacional del Comahue (Argentina).

María Sol Iparraguirre, Universidad Nacional del Comahue

Becaria de la Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica en la Universidad Nacional del Comahue (Argentina). Licenciada, Profesora en Letras y Doctoranda en Lingüística por la Universidad de Buenos Aires (Argentina).

Como Citar

A aprendizagem de distintos domínios notacionais de acordo com crianças de pré-escolar ou primeira série do ensino fundamental. (2010). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 8(2), 1083-1097. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/92

Referências

Aparicio, J. A. & Pozo, J. I. (2006). De fotógrafos a directores de orquesta: las metáforas desde las que los profesores conciben el aprendizaje. En J. I. Pozo, N. Scheuer, M. del P. Pérez, M. Mateos, E. Martín & M. de la Cruz (Eds.). Nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje. Las concepciones de profesores y alumnos (pp. 265- 288). Barcelona: Graó.

Baldy, R. (2002). Dessine-Moi Un Bonhomme. Dessins.D'Enfants Et Dévoloppement Cognitif. París: Sintexte.

Bécue, M. (1991). Análisis Estadístico de Datos Textuales: Métodos de Análisis y Algoritmos. París: Cisia.

Bombi, A. S. & Pinto, G. (1998). Los colores de la amistad. Estudios sobre las representaciones pictóricas de la amistad entre los niños. Madrid: Visor.

Brizuela, B. M. (2004). Mathematical Development in Young Children: Exploring Notations. New York: Teachers College Press.

Bruner, J. (1997). La educación puerta de la cultura. Madrid: Visor.

Cox, M. (2005). The Pictorial world of the child. Cambridge, NY: Cambridge University Press.

Donald, M. (1993). Précis of "Origins of the modern mind: Three stages in the evolution of culture and cognition". Behavioural and Brain Sciences, 16, pp. 737-791.

Fayol, M. (1990). L'enfant et le nombre. París: Delachaux et Niestlé.

Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1979). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. México; D. F.: Siglo XXI.

Ferreiro, E. (1998). Los procesos constructivos de apropiación de la escritura. En E. Ferreiro & M. Gómez (Eds.). Nuevas perspectivas sobre los procesos de lectura y escritura (pp. 128-154). México, D. F.: Siglo XXI.

Fitzgerald, J. & Shanahan, T. (2000). Reading and writing relations and their development. Educational Psychologist, 35, pp. 39-50.

Gelman, R. & Gallistel, C. R. (1978). The Child's Understanding of Number. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Guedj, D. (1997). Numbers. The Universal Language. New York: Gallimard.

Hirschfeld, L. A. & Gelman S. A. (1994). Mapping the Mond. Doamin Specificity in Cognition and Culture. Cambridge: Cambridge University Press.

Hughes, M. (1986). Children and number. Cambridge, MA: Blackwell.

Karmiloff-Smith, A. (1990). Constraints on representational change: Evidence from children's drawing. Cognition, 34, pp. 57-83.

Karmiloff-Smith, A. (1992). Beyond modularity. Cambridge, MA.: Cambridge University Press. (Trad. cast.: Más allá de la modularidad). Madrid: Alianza.

Kellogg, R. (1970). Understanding children's art. En P. Cramer (Ed.). Readings in developmental psychology today (pp. 99-101). Delmar CA: CRM.

Kellogg, R. T. (2008). Training writing skills: A cognitive developmental perspective. Journal of writing research, 1(1), pp. 1-26.

Klein, E., Teubal, E. & Ninio, A. (2009). Young Children's Developing Ability to Produce Notations in Different Domains - Drawing, Writing, and Numerical. En C. Andersen, N. Scheuer, M. del P. Pérez & E. Teubal (Eds.). Representational systems and and practices as learning tools (pp. 39-58). Rotterdam: Sense.

Lebart, L., Salem, A. & Bécue, M. (2000). Análisis estadístico de textos. Lleida: Milenio.

López, A. & Postigo, Y. (2008). De las representaciones en biología a las ilustraciones de los libros de texto. En G. Mares Cárdenas (Ed.). Diseño de psicopedagógico de textos. Diversos enfoques, (pp. 79-110). México, D. F.: Universidad Nacional Autónoma de México. Facultad de Estudios Superiores Iztacala.

Lowenfeld, V. & Lambert, W. (1972). Desarrollo de la capacidad creadora. Buenos Aires: Kapelusz.

Luquet, G. H. (1978 (1912)). Le Premier Age du Dessin Enfantin. Archives de Psychologie, Vol. 12. (Trad. Castellana: El dibujo infantil). Barcelona: Editorial Médica y Técnica

Martí, E. (2003). Representar el mundo externamente. La adquisición infantil de los sistemas externos de representación. Madrid: Visor.

Olson, D. R. (1994). The world on paper. The conceptual and cognitive implications of writing and reading. Cambridge: Cambridge University Press. (Trad. cast.: (1999)El mundo sobre el papel. El impacto de la escritura y la lectura en la estructura del conocimiento. Barcelona: Gedisa).

Pecharromán, I. & Pozo, J. I. (2006). ¿Qué es el conocimiento y cómo se adquiere? Creencias epistemológicas intuitivas en profesores y alumnos de secundaria. En J. I. Pozo, N. Scheuer, M. del P. Pérez, M. Mateos, E. Martín & M. de la Cruz (Eds.). Nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje. Las concepciones de profesores y alumnos, (pp. 243- 264). Barcelona: Graó.

Pontecorvo, C., Orsolini, M., Burge, B. & Resnick, L. B. (Eds.) (1996). Children's Early Text Construction. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum.

Pozo, J. I., Scheuer, N., Pérez, M. del P., Mateos, M., Martin, E. & de la Cruz, M. (2006). Nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje. Las concepciones de profesores y alumnos. Barcelona: Graó.

Pramling, I. (1983). The child's conception of learning. Goteborg: Acta Universitatis Gothoburgensis.

Saxe, G., Guberman, S. & Gearhart, M. (1987). Social Processes in Early Number Development. Monographs of the Society for Research in Child Development, 2 (52), p. 216.

Scheuer, N., de la Cruz, M., Pozo J. I., Echenique, M. & Márquez, S. (2009a). Learning to write: implicit theories by children from kindergarten to seventh grade. Research Papers in Education, 3 (24), pp. 265-285.

Scheuer, N., de La Cruz, M., Pozo, J. I. & Huarte, M. F. (2009b). Does drawing contribute to learning to write? Children thinks it does. (pp. 149-166). En C. Andersen, N. Scheuer, P. Pérez & E. Teubal (Eds.). Representational Systems and Practices as Learning Tools. Rotterdam: Sense Publishers editorial.

Scheuer, N., Sinclair, A., Merlo, S. & Tièche, Ch. (2000). Cuando ciento setenta y uno se escribe 10071: niños de 5 a 8 años produciendo numerales. Infancia y aprendizaje, 90, pp. 31-50.

Scheuer, N. & Sinclair, A. (2009). From one to two. Observing one child's early mathematical steps. En C. Andersen, N. Scheuer, M. del P. Pérez & E. Teubal (Eds.) Representational systems and and practices as learning tools, (pp. 19-38). Rotterdam: Sense.

Scheuer, N., Pozo, J. I., de la Cruz, M. & Baccalá, N. (2001). ¿Cómo aprendí a dibujar? Las teorías de los niños sobre el aprendizaje. Estudios de Psicología, 22 (2), pp. 185-205.

Sinclair, H. (Ed.) (1988). La production de notations chez le jeune enfant. París: PUF.

Sinclair, A. & Sinclair, H. (1984). Preschool children interpretation of written numbers. Human Development, 3, pp. 174-184.

Starkey, P. & Cooper, R. G. Jr. (1980). Perception of numbers by human infants. Science, 210, pp. 1033-1035.

Starkey, P., Spelke, E. S. & Gelman, R. (1983). Detection of intermodal correspondences by human infants. Science, 222, pp. 179-181.

Strauss, M. S. & Curtis, L. E. (1981). Infant perception on numerosity. Child Development, 52, pp. 1146- 1152.

Strauss, S. & Shilony, T. (1994). Teachers' models of children's mind and learning. En L. Hirschfeld & S. Gelman (Eds.). Mapping the mind, (pp. 455- 473). Cambridge, MA: Cambridge University Press.

Sulzby, E. & Barnhart, J. (1992). La evolución de la competencia académica: Todos nuestros niños emergen como escritores y lectores. En J. Irwin & M. A. Doyle (Eds.). Conexiones entre lectura y escritura. Aprendiendo de la investigación, (pp. 150- 177). Buenos Aires: Aique.

Teubal, E. Dockrell, J. & Tolchinsky, L. (2007). Notational Knowledge. Developmental and Historical Perspectives. Rotterdam: Sense.

Tomasello, M. (1999). The cultural origins of human cognition. Cambridge, MA: Harvard Univesity Press.

Tolchinsky, L. (2003). The Cradle of Culture and What Children Know About Writing and Numbers Before Being Taught. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

Vygotsky, L. S. (1979 (1978)). Mind in society: The developmental of higher psychological processes. En M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner & E. Souberman (Comps.). Cambridge, MA: Harvard University Press. (Trad. cast.: El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica).

Vygotsky, L. S. (1986). La imaginación y el arte en la infancia. Madrid: Akal.

Wynn, K. (1992). Addition and subtraction by human infants. Nature, 358, pp. 749-750.

Yamagata, K. (2001). Emergence of the representational activity during the early drawing stage: Process analysis. Japanese Psychological Research, 43 (3), pp. 130-140.