Meninos e meninas de rua: coordenadas explicativas para a mudança de vida.

Conteúdo do artigo principal

Sabine Cárdenas

Resumo

Neste trabalho analiso o processo de mudança de vida experienciado por três crianças de rua, as quais saíram dela integrando-se numa instituição e construindo a partir daí um projecto de vida alternativo. Ao longo de uma série de etapas, explico o significado da mudança de vida, identificando factores que a facilitam ou dificultam. Para finalizar, apresento uma lista de recomendações para um programa de cuidados efectivo.


Concluo que a mudança pode ser conceptualizada como um processo de ressocialização no qual o espaço educativo dinamizado por uma metodologia participativa e novos referentes sociais constitui a matriz para a mudança.


Palavras-chave: meninos e meninas de rua, socialização-ressocialização, educação não formal, modelos de cuidados.

Detalhes do artigo

Como Citar
Meninos e meninas de rua: coordenadas explicativas para a mudança de vida. (2010). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 8(2), 1051-1067. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/90
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Sabine Cárdenas, Museo Interactivo en Zapopan, Jalisco, México

Coordinadora del área de investigación y evaluación educativa del Trompo Mágico Museo Interactivo en Zapopan, Jalisco, México. Licenciada en Psicología y Maestra en Sociología de la Educacion. Miembro del Movimiento de Apoyo a Menores Abandonados (Mama A.C.).

Como Citar

Meninos e meninas de rua: coordenadas explicativas para a mudança de vida. (2010). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 8(2), 1051-1067. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/90

Referências

Berger, P. & Luckmann, T. (2003). La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorrortu.

Becker, H. (1974). Historias de vida en sociología. En J. Balán, R. Anngell & J. Marsal. Las historias de vida en ciencias sociales. Teoría y técnica. Buenos Aires: Nueva Visión.

Casassus, C. (1998). El uso del método biográfico en el estudio de trayectorias sociales precarias, en en las ciencias sociales. En T. Lulle, P. Vargas & L. Zamudio. Los usos de la historia de vida en ciencias sociales. Barcelona: Anthropos.

Cornejo, I. (1999). Los hijos del asfalto. Una prospección cualitativa a los niños de la calle. México, D. F.: Universidad Iberoamericana. Recuperado el día 10 de noviembre del 2004, de: http://convergencia.uaemex.mx/rev19/pdf/cornejo.PDF

Freire, P. (1978). Pedagogía del oprimido. México, D. F.: Siglo XXI.

Giroux, H. (2003). Teoría y resistencia en educación. México, D. F.: Siglo XXI.

Lucchini, R. (1997a). Entre fugue et expulsión: le dÉpart de l'enfant dans la rue. Recuperado el dia 24 de junio del 2006, de:

http://www.unifr.ch/socsem/Fichiers%20PDF/Entre%20fugue%20et%20expulsion.pdf

Lucchini, R. (1997b). Niño de la calle: identidad, sociabilidad y droga. Barcelona: Amelia Romero Editora.

Lucchini, R. (1997c). L'enfant de la rue: carriere, identite et sortie de la rue. Recuperado el día 24 de junio del 2006, de:

http://www.unifr.ch/socsem/Fichiers%20PDF/Entre%20fugue%20et%20expulsion.pdf.

Mclaren, P. (1998). La vida en las escuelas. Una introducción a la pedagogía crítica en los fundamentos de la educación. México, D. F.: Siglo XXI.

Rizzini, I. (Coord.) (2003). Vida nas ruas, crianças e adolescentes nas ruas: Trajectorias inevitaveis? Rio de Janeiro: PUC Rio.

Rojas, M. (2004). Lo biográfico en sociología. En M. L. Tarrés (Coord.) Observar, Escuchar y Comprender sobre la tradición cualitativa en investigación social. México, D. F.: Flacso.

Saul, A. (2002). Freire y la formación de educadores: múltiples miradas. México, D. F.: Siglo Veintiuno.