Parentalidade violenta e sua reprodução para filhos e filhas

Conteúdo do artigo principal

Daniel Alejandro Meza-Galvan
Christian Enrique Cruz-Torres

Resumo

Este estudo envolveu 180 mães e 32 pais com filhos de 2 a 17 anos, que participaram de uma enquete transversal. Utilizando regressão logística binária, as formas de violência vivenciadas durante a criação foram analisadas como preditores de violência contra os filhos. Também foram analisados os efeitos do recebimento de apoio psicológico, a qualidade do relacionamento do casal, a autoestima e a estrutura familiar, na esperança de que essas variáveis possam reduzir a parentalidade violenta. Os resultados mostram que as diferentes formas de violência vivenciadas durante a criação aumentam o exercício dessas formas específicas de violência contra filhos e filhas, sem efeitos significativos na autoestima dos pais ou no recebimento de apoio psicológico.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Segunda Sección: Estudios e Investigaciones

Biografia do Autor

Daniel Alejandro Meza-Galvan, Universidade de Guanajuato

Licenciado en Psicología, Universidad de Guanajuato. 0009-0005-9894-1646. H5: 0. Correo electrónico:
da.mezagalvan@ugto.mx

Christian Enrique Cruz-Torres, Universidad de Guanajuato, México

Licenciado en Psicología Social, Universidad Autónoma Metropolitana. Doctor en Psicología, Universidad
Nacional Autónoma de México. 0000-0002-4286-4697. H5: 8. Correo electrónico: christian.cruz@ugto.mx

Como Citar

Parentalidade violenta e sua reprodução para filhos e filhas. (2025). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 23(2), 1-18. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.23.2.6538

Referências

Acevedo, J. (2010). El castigo infantil en México: las prácticas ocultas. Plaza y Valdés.

Acevedo, J., Castro, L. K., & De León, C. A. (2018). Un reto contemporáneo: la disciplina infantil libre de violencia. Trabajo Social Unam (11-12-13), 25-48. https://doi.org/pgrx

Aguirre, E., Montoya, L. M., & Reyes, J. A. (2006). Crianza y castigo físico. En E. Aguirre (Ed), Diálogos 4. Discusiones en la psicología contemporánea. Universidad Nacional de Colombia.

Álvarez, M., & Castillo. J. G. (2019). Panorama estadístico de la violencia contra niñas, niños y adolescentes en México. Unicef. https://www.unicef.org/mexico/media/1731/#le/UNICEF%20PanoramaEstadistico.pdf

Bandura, A. (1965). In&uence of models’ reinforcement contingencies on the acquisition of imitative responses. Journal of Personality and Social Psychology, 1(6), 589-595. https://doi.org/10.1037/h0022070

Bandura, A., Ross, D., & Ross, S. A. (1961). Transmission of aggression through imitation of aggressive models. The Journal of Abnormal and Social Psychology, 63(3), 575-582. https://doi.org/10.1037/h0045925

Cogollo, Z., Campo-Arias, A., & Herazo, E. (2015). Escala de Rosenberg para autoestima: consistencia interna y dimensionalidad en estudiantes de Cartagena, Colombia. Psychologia: Avances de la Disciplina, 9(2), 61-71.

Congreso General de los Estados Unidos Mexicanos. (2021). Ley General de los Derechos de Niñas, Niños Adolescentes. http://www.ordenjuridico.gob.mx/Documentos/Federal/ html/wo99957.html

Congreso General de los Estados Unidos Mexicanos. (2024). Decreto por el que se reforman y adicionan diversas disposiciones de la Ley General de los Derechos de Niñas, Niños y Adolescentes, en materia de crianza positiva. https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5721546&fecha=26/03/2024#gsc.tab=0

Cuervo, A. (2010). Pautas de crianza y desarrollo socioafectivo en la infancia. Diversitas. Perspectivas en Psicología, 6(1), 111-121. https://doi.org/10.15332/s1794-9998.2010.0001.08

Echeburúa, E., & Amor, P., & Corral., P. (2009b). Hombres violentos contra la pareja: trastornos mentales y per#les tipológicos. Pensamiento Psicológico, 6(13), 27-36.

Echeburúa, E., Sarasua, B., Zubizarreta, I., & Corral, P. (2009a). Evaluación de la eficacia de un tratamiento cognitivo-conductual para hombres violentos contra la pareja en un marco comunitario: una experiencia de 10 años (1997-2007). International Journal of Clinical and Health Psychology, 9(2), 109-217.

Espinoza-Varas, C. M. (2022). Estilos de crianza de familias monoparentales con jefatura femenina pertenecientes a la comuna de Padre Hurtado [Tesis de pregrado no publicada]. Universidad Alberto Hurtado.

Finkelhor, D., Turner, H., Wormuth, B., Vanderminden, J., & Hamby, S. (2019). Corporal punishment: Current rates from a national survey. Journal of Child and Family Studies, 28, 1991-1997. https://doi.org/10.1007/s10826-019-01426-4

Garcés, D., & Eugenio L. (2020). Estilos de crianza en conductas violentas de personas con sentencia por delitos contra la mujer. Universidad Internacional SEK. https://repositorio.uisek.edu.ec/handle/123456789/3774

Gaxiola, J., & Frías, M. (2008). Un modelo ecológico de factores protectores del abuso infantil: un estudio con madres mexicanas. Medio Ambiente y Comportamiento Humano, 9(1-2), 13-31.

Gershoff, E. T. (2010). More harm than good: A summary or scienti#c research on the intended and unintended effects of corporal punishment on children. Law and Contemporary Problems, 73(2), 31-56.

Gómez, E., & de Paul, J. (2003). La transmisión intergeneracional del maltrato físico infantil: estudio en dos generaciones. Psicothema, 15(3), 452-457.

Greenlee, J. L., Piro-Gambetti, B., Putney, J., Papp, L. M., & Hartley, S. L. (2021). Marital satisfaction, parenting styles, and child outcomes in families of autistic children. Family Process, 61(2), 941-961. https://doi.org/10.1111/famp.12708

Huerta, R., Grimaldo, E., & Chavez, B. (2023). Pautas de crianza y su relación con los problemas de conducta infantil. Revista Iberoamericana de Psicología, 16(3), 45-55. https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.16305

Instituto Nacional de Salud Pública, & Unicef México. (2016). Encuesta nacional de niños, niñas y mujeres 2015. Informe final. Autor. https://www.unicef.org/mexico/media/1001/file/UNICEF_ENIM2015.pdf

Jurado, D., López, K., Jurado, C., & Querevalú, B. (2015). Validez de la Escala de autoes-tima de Rosenberg en universitarios de la Ciudad de México. Revista Latinoamericana de Medicina Conductual, 5(1), 18-22.

Mendoza, B., Pedroza, F. J., & Martínez, K. I. (2014). Prácticas de crianza positiva: entrenamiento a padres para reducir bullying. Acta de Investigación Psicológica, 4(3), 1794-1809. https://doi.org/10.1016/S2007-4719(14)70980-9

Moreno, J. M. (2006). Revisión de los principales modelos teóricos explicativos del maltrato infantil. Enseñanza e Investigación en Psicología, 11(2), 271-292.

Moreno, J. A. (2007). Influencia del apoyo social y la satisfacción marital sobre la transmisión intergeneracional del maltrato físico [Tesis de pregrado, Universidad de los Andes]. Repositorio Institucional Séneca. http://hdl.handle.net/1992/23490

Morris, A. S., Cui, L., & Steinberg, L. (2013). Parenting research and themes: What we have learned and where to go next. En R. Larzelere, A. Morris, & A. Harrist (Eds.), Authoritative parenting: Synthesizing nurturance and discipline for optimal child development (pp. 35-58). American Psychological Association. https://doi.org/pgrs

Narváez, D., Wang, L., Cheng, A., Gleason, T., Woodbury, R., Kurth, A. & Burke, J. (2019). The importance of early touch for psychosocial and moral development. Psicologia: Reflexão e Crítica, 32(16). https://doi.org/10.1186/s41155-019-0129-0

Ochoa, O., Restrepo, D., Salas C., Sierra, G. M., & Torres, Y. (2019). Relación entre antecedente de maltrato en la niñez y comportamiento maltratador hacia los hijos. Itagüí, Colombia, 2012-2013. Revista Colombiana de Psiquiatría, 48(1), 17-25. https://doi.org/10.1016/j.rcp.2017.05.014

Oliva, A., Arranz, E., Parra, A., & Olabarrieta, F. (2014). Family structure and child adjustment in Spain. Journal of Child and Family Studies, 23(1), 10-19. https://doi.org/10.1007/s10826-012-9681-2

Oropeza, R., Armenta, C., García, A., Padilla, N., & Díaz-Loving, R. (2010). Validación de la Escala de Evaluación de Relaciones en la población mexicana. Psicología Ibero-americana, 18(2,) 56-65. https://doi.org/10.48102/pi.v18i2.253

Rosenberg, M. (1965). Society and the adolescent self-image. Princeton University Press.

Sarmiento, R. F. (2019). Relación de los estilos de crianza con los niveles de agresividad que presentan adolescentes procedentes de familias monoparentales del Colegio Municipal «Fernández Madrid» [Tesis de pregrado, Universidad Central del Ecuador]. Repositorio Institucional Universidad Central del Ecuador. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/20561

Sege, R., Siegel, B. S., Council on Child Abuse and Neglect, Committee on Psychosocial Aspects of Child and Family Health, Flaherty, E., Gavril, A., Idzerda, S., Laskey, A., Legano, L., Leventhal, J., Lukefahr, J., Yogman, M., Baum, R., Gambon, T., Lavin, A., Mattson, G., Montiel-Esparza, R., & Wissow, L. (2018). Effective discipline to raise healthy children. Pediatrics, 142(6). https://doi.org/10.1542/peds.2018-3112

Temple, J., Choi, H., Reuter, T., Wolfe, D., Taylor, C. A., Madigan, S., & Scott, L. (2018). Childhood corporal punishment and future perpetration of physical dating violence. The Journal of pediatrics, 194, 233-237. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2017.10.028

Unicef. (2022). Proteger los derechos de la infancia en tiempos de crisis. Informe anual de Unicef 2021. Autor https://bit.ly/4cvSmY4

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.