Reflexividade ética diante de dificuldades inesperadas: crianças e adolescentes migrantes desacompanhados

Conteúdo do artigo principal

Iskra Pavez-Soto, Ph. D.
Sius-Geng Salinas, Psic.
Iciar Dufraix, Ph. D.
Juan Eduardo Ortiz-López, Ph. D.
Valeria Acuña Ramírez, Lic.

Resumo

(analítico)
O objetivo deste artigo é sistematizar um processo de reflexão ética que surgiu em um projeto de pesquisa (Fondecyt) cujo objetivo era conhecer a situação de crianças e adolescentes migrantes desacompanhados no Chile. O projeto foi aprovado com observações éticas que dificultaram a implementação de métodos participativos. Essa dificuldade inesperada impulsionou a reflexividade. Por meio da metodologia de Painel de Especialistas, foi criado um comitê de ética autoconvocado (com profissionais de Direito e Psicologia especializados na infância) que treinou a equipe e desenvolveu recomendações e protocolos. Nos resultados se expõem alguns dilemas éticos -em torno do consentimento informado, direitos autorais e o equilíbrio entre riscos e benefícios- identificados nas diferentes instâncias de avaliação, bem como as aprendizagens delas derivadas; sendo finalizado com futuras linhas de pesquisa.


Palavras-chave: Migração; infancia; ética; direitos da criança.

Detalhes do artigo

Como Citar
Reflexividade ética diante de dificuldades inesperadas: crianças e adolescentes migrantes desacompanhados. (2023). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 21(3), 1-25. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.21.3.5904
Seção
Investigando con Niños, Niñas y Adolescentes como coinvestigadores
Biografia do Autor

Iskra Pavez-Soto, Ph. D., Universidad del Desarrollo, Chile

Trabajadora social. Doctora en Sociología, Universidad Autónoma de Barcelona. Investigadora adjunta del Centro de Salud Global Intercultural del Instituto de Ciencias e Innovación en Medicina. 0000-0002-6438-1522. H5: 7. Correo electrónico: iskrapaz@gmail.com

Sius-Geng Salinas, Psic., Universidad de Tarapacá, Chile

Psicóloga. Candidata a doctora en Ciencias Sociales, Universidad de Tarapacá. Becaria doctoral Anid.
Orc0000-0002-4117-5515. H5: 2. Correo electrónico: sius.sl.p@gmail.com

Iciar Dufraix, Ph. D., Universidad de Tarapacá, Chile

Psicóloga. Doctora en Investigación Transdisciplinar en Educación, Universidad de Valladolid. Investigadora Fondecyt Posdoctorado 2023 N.° 3230353, Universidad de Tarapacá. 0000-0002-5148-0177. H5: 1. Correo electrónico: idufraix@academicos.uta.cl

Juan Eduardo Ortiz-López, Ph. D., Universidad de las Américas, Chile

Profesor de inglés. Doctor en Educación, Universidad Autónoma de Barcelona. 0000-0002-8756-7012. H5:
5. Correo electrónico: jortizl@udla.cl

Valeria Acuña Ramírez, Lic., Universidad Santo Tomás, Chile

Psicóloga. Licenciada en Psicología, Universidad Santo Tomás. 0000-0002-8609-6597. H5: 2. Correo electrónico: vale.acuna.r@gmail.com

Como Citar

Reflexividade ética diante de dificuldades inesperadas: crianças e adolescentes migrantes desacompanhados. (2023). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 21(3), 1-25. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.21.3.5904

Referências

Abad, B. (2016). Investigación social cualitativa y dilemas éticos: de la ética vacía a la ética situada. Empiria. Revista de Metodología de las Ciencias Sociales, (34), 101-119. https://doi.org/10.5944/empiria.34.2016.16524

Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo. (2021). Lineamientos de evaluación ética en Ciencias Sociales y Humanidades. Autor.

Aguilar, E., Villalobos, F., & Ramos, R. (2023). Migración venezolana en el norte de Chile: el caso de la infancia migrante no acompañada. Simbiótica. Revista Eletrônica, 10(1), 37-67. https://doi.org/10.47456/simbitica.v10i1.40866

Ãlvarez-Velasco, S., & Glockner, V. (2018). Niños, niñas y adolescentes migrantes y pro-ductores del espacio: una aproximación a las dinámicas del corredor migratorio ex-tendido región Andina, Centroamérica, México y U.S. EntreDiversidades, (11), 37-70. https://doi.org/10.31644/ED.11.2018.a02

Allsopp, J., & Chase, E. (2019). Best interests, durable solutions and belonging: Policy dis-courses shaping the futures of unaccompanied migrant and refugee minors coming of age in Europe. Journal of Ethnic and Migration Studies, 45(2), 293-311. https://doi.org/krf7

Andrés, I., Muñoz, M., Ruiz, G., Gil, B., Andrés, M., & Almaraz, A. (2020). Validación de un cuestionario sobre actitudes y práctica de actividad física y otros hábitos saludables mediante el método Delphi. Revista Española de Salud Pública, 93, e201909081.

Bernuz, M. J. (2019). El derecho de la infancia a ser investigada correctamente. Papers, 104 (3), 381-402. https://doi.org/10.5565/rev/papers.2492

Camps, V. (2006). Historia de la ética. 2: la ética moderna. Crítica.

Chase, S. (2015). Investigación narrativa: multiplicidad de enfoques, perspectivas y voces. En N. Denzin, & Y. Lincoln (Coord.), Métodos de recolección y análisis de datos (pp. 58- 112). Gedisa.

Chilevisión. (2021, 13 de abril). 30 niños y jóvenes ingresados solos a Chile. https://bit.ly/3Pi2mdBd

Díaz, M. (2017). Menores refugiados: impacto psicológico y salud mental. Apuntes de Psicología, 35(2), 83-91.

Esteban, M. B., Crespo, F., Novella, A., & Sabariego, M. (2021). Aportes re"exivos para la investigación con las infancias: corresponsabilidad en el avance de su participación. Sociedad e Infancias, 5(Especial), 21-33. https://doi.org/10.5209/soci.71444

Francia, G., Neubauer, A., & Edling, S. (2021). Unaccompanied migrant children's rights: A prerequisite for the 2030 agenda's sustainable development goals in Spain and Sweden. Social Sciences, 10(6), 1-23. https://doi.org/10.3390/socsci10060185

Franco, M. J., & Barojas, J. (2019). El riesgo en la formación de niñas y niños centroame-ricanos migrantes. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 49(2), 153-184. https://doi.org/10.48102/rlee.2019.49.2.21

Gaitán, L. (2006). La nueva sociología de la infancia: aportaciones de una mirada distinta. Política y Sociedad, 43(1), 9-26.

Gallagher, M., Haywood, S. L., Jones, M. W., & Milne, S. (2010). Negotiating informed consent with children in school-based research: A critical review. Children & Society, 24(6), 471-482. https://doi.org/10.1111/j.1099-0860.2009.00240.x

García, M. J. (2013). "Bajo el casco de Hades": menores migrantes no acompañadas como posibles víctimas de trata y su triple invisibilización. Migraciones. Publicación del Instituto Universitario de Estudios sobre Migraciones, (28), 193-223.

García, M. F., & Birman, D. (2020). Ethical issues in research with late-arriving and unaccompanied immigrant youth. Translational Issues in Psychological Science, 6(3), 207-213. https://doi.org/10.1037/tps0000268

Hill, M., Laybourn, A., & Borland, M. (1996). Engaging with primary-aged children about their emotions and wellbeing: Methodological considerations. Children and Society, 10(2), 129-144. https://doi.org/10.1111/j.1099-0860.1996.tb00463.x

Iusmen, I. (2020). Whose children? Protecting unaccompanied migrant children in Europe: A case of diffused responsibility? The International Journal of Children's Rights, 28(4), 925-949. https://doi.org/10.1163/15718182-28040006

Kauhanen, I., & Kaukko, M. (2020). Recognition in the lives of unaccompanied children and youth: A review of the key European literature. Child & Family Social Work, 25(4), 875-883. https://doi.org/10.1111/cfs.12772

Lara, E. (2021, 12 de abril). Suprema cifra en 30 los menores migrantes no acompañados de quienes no se conoce su paradero. Biobio Chile. https://bit.ly/3qJ9kil

León-Rojas, A. (2022). Migración y políticas públicas: infancia y adolescencia migrante venezolana en Medellín. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 20(3), 1-22. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.20.3.4902

Markowska-Manista, U. (2018). The ethical dilemmas of research with children from the countries of the Global South. Whose participation? Polish Journal of Educational Studies, 71(1), 51-65. https://doi.org/10.2478/poljes-2018-0005

Mateos, A., Vaquero, E., Urrea, A., & Parra, B. (2020). Contar con la infancia en situación de riesgo en los procesos de investigación: pasos hacia la coproducción. Sociedad e Infancias, 4, 87-98. https://doi.org/10.5209/soci.67687

Morales, I., & Taborda, M. A. (2021). La investigación biográfico narrativa: significados y tendencias en la indagación de la identidad profesional docente. Folios, (53), 171-182. https://doi.org/10.17227/folios.53-11257

Gaxiola, M. T., Moreno, M. A., & Islas, A. (2018). La falta de eficacia de las garantías jurisdiccionales para la protección de la integridad física y emocional de los niños, niñas y adolescentes en tránsito por México. Revista de Investigación Académica sin Frontera: División de Ciencias Económicas y Sociales, (15).

Moscoso, L. F., & Díaz, L. P. (2018). Aspectos éticos de la investigación cualitativa con niños. Revista Latinoamericana de Bioética, 18(1), 51-67. https://doi.org/krgb

Nunes, A., & Delicado, A. (2019). Dilemas éticos en la investigación con niños y niñas. En L. Gálvez, & L. del Moral (Dirs.), Infancia y bienestar: una apuesta política por las capacidades y los cuidados (pp. 85-118). Deculturas.

Observatorio Venezolano de Migración. (2021). Participación de niñas, niños y adolescentes en el proceso migratorio venezolano. https://bit.ly/44vkfd5

Pavez-Soto, I. (2023). Presentación: la niñez errante. Sociedad e Infancias, 7(1), 1-2. https://doi.org/10.5209/soci.89051

Peña, J., & García, E. (2019). Niños, niñas y adolescentes de circuito: entre la precariedad y la frontera, México. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 17(2), 1-21.

Pink, S. (2023). Caminar con la cámara: el video como método de investigación etnográfica. Maguaré, 37(1), 155-184. https://doi.org/10.15446/mag.v37n1.107568

Poder Judicial. (2021, 24 de junio). Poder Judicial realiza seminario sobre estándares internacio-nales de protección a NNA migrantes no acompañados con multitudinaria asistencia virtual. https://www.pjud.cl/prensa-y-comunicaciones/noticias-del-poder-judicial/58263

Powell, M., Fitzgerald, R., Taylor, N. J., & Graham, A. (2012). International literature review: Ethical issues in undertaking research with children and young people. International Research Network; University of Otago Centre for Research on Children and Families; Centre for Children and Young People.

Rivera-Sánchez, L. (2012). Las trayectorias en los estudios de migración: una herramienta para el análisis longitudinal cualitativo. En M. Ariza, & L. Velasco (Coords.), Métodos cualitativos y su aplicación empírica: por los caminos de la investigación sobre migración internacional (455-496). Instituto de investigaciones sociales, Unam; El Colegio de la Frontera Norte.

Rodríguez, A., & Gimeno, Ch. (2018). Las migraciones de jóvenes y adolescentes no acompañados: una mirada internacional. Editorial Universidad de Granada.

Schmidt, S. (2022). Child maltreatment & child migration: Abuse disclosures by central American and Mexican unaccompanied migrant children. Journal on Migration and Human Security, 10(1), 77-92. https://doi.org/10.1177/23315024221078951

Simpson, L., & Klein, N. (2017). Danzar el mundo para traerlo a la vida: conversación con Leanne Simpson de Idle No More. Tabula Rasa, (26), 51-70. https://doi.org/d2tx

Velasco, L., & Gianturco, G. (2012). El método biográfico. Migración internacional y biografías multiespaciales: una reflexión metodológica. En M. Ariza, & L. Velasco (Coords.), Métodos cualitativos y su aplicación empírica. Por los caminos de la investigación sobre migración internacional (115-150). Instituto de Investigaciones Sociales, Unam; El Colegio de la Frontera Norte.