Abrindo espaços virtuais multimodais de participação para estudantes durante a pandemia Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Giselle Melo-Letelier, Mg.
Nancy Alfaro, Mg.
Juan Pablo Córdova, Mg.
Dominique Manghi, Ph. D.
Felipe Arancibia, Lic.

Resumo

(analítico)
Os alunos e alunas não têm espaços para avaliar suas experiências de inclusão/exclusão escolar. A crise de saúde pela Covid-19 obrigou as pessoas a termos uma interação virtual, sem conhecer os recursos disponíveis para a troca de significados digitais, a representação de experiências e o desenvolvimento das relações interpessoais. Do ponto de vista pedagógico, semiótico e social, este estudo analisa uma sessão de oficina virtual com nove alunos e alunas do ensino médio de três escolas chilenas. A pesquisa foca em identificar os significados y recursos que auxiliam a participação dos e das estudantes. Utilizando ferramentas multimodais, foi analisado um corpus audiovisual de uma Cartografia Virtual de Espaços Educacionais. Assim, este estudo mostra os recursos disponíveis para a participação virtual e as formas como foram utilizados para compartilhar significados desde a
experiência pessoal, além de promover a solidariedade através da co-construção de relatos de inclusão/exclusão escolar.


Palavras-chave: Interação; Juventude; participação dos alunos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Abrindo espaços virtuais multimodais de participação para estudantes durante a pandemia Covid-19. (2023). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 20(3), 1-23. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.20.3.5528
Seção
Segunda Parte Volumen 20 No. 3
Biografia do Autor

Giselle Melo-Letelier, Mg., Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile

Magíster en Didáctica de las Ciencias Experimentales, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile.
H5: 1. 0000-0003-2569-8743. Correo electrónico: giselle.melo@pucv.cl

Nancy Alfaro, Mg., Universidad de Barcelona, España

Máster en Educación en Valores y Ciudadanía, Universidad de Barcelona, España. 0000-0001-9793-6750
H5: 1. Correo electrónico: nancyalfaro.o@gmail.com

Juan Pablo Córdova, Mg., Liceo Bicentenario de Vallenar, Chile

Magíster en Neurociencias, Universidad de Valparaíso, Chile. 0000-0003-2625-4634. H5: 3. Correo
electrónico: cordova.juanpablo@gmail.com

Dominique Manghi, Ph. D., Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile

Doctora en Lingüística, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. 0000-0002-0278-9899. H5: 13
Correo electrónico: dominique.manghi@pucv.cl

Felipe Arancibia, Lic., Yaydoo, La Calera, Chile

Licenciado en Diseño Gráfico, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. 0000-0001-7502-9383.
H5: 0. Correo electrónico: felipe.arancibia.94@gmail.com

Como Citar

Abrindo espaços virtuais multimodais de participação para estudantes durante a pandemia Covid-19. (2023). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 20(3), 1-23. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.20.3.5528

Referências

Ascorra, P., López, V., & Urbina, C. (2016). Participación estudiantil en escuelas chilenas con buena y mala convivencia escolar. Revista de Psicología, 25(2), 1-18. https://doi.org/10.5354/0719-0581.2016.44686

Barbour, R. (2013). Los grupos de discusión en investigación cualitativa. Morata.

Bezemer, J., & Kress, G. (2016). Multimodality, learning and communication: A social semiotic frame. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315687537

Burger, V., Santibáñez, C., Sepúlveda, K., Urbina, C., & López, V. (2021). Experiencias de participación estudiantil en contextos de crisis desde una perspectiva intercultural. Sinéctica. Revista Electrónica de Educación, (57), e1290. https://doi.org/hz5m

Cantor-Silva, M., Pérez-Suárez, E., & Carrillo-Sierra, S. M. (2018). Redes sociales e identi-dad social. Aibi. Revista de Investigación, Administración e Ingeniería, 6(1), 74-82. https://doi.org/10.15649/2346030X.477

Claro, M., Santana, L., Alfaro, A., & Franco, R. (2021). Ciudadanía digital en América Latina: revisión conceptual de iniciativas. Comisión Económica para América Latina y el Caribe.

Congreso Nacional de Chile. (2015). Ley 20 845. Ley de inclusión escolar que regula la admisión de los y las estudiantes, elimina el financiamiento compartido y prohíbe el lucro en establecimientos educacionales que reciben aportes del Estado. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1078172

Del Prete, A., & Redón, S. (2020). Las redes sociales on-line: espacios de socialización y definición de identidad. Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, 19(1), 1-11. https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol19-Issue1-fulltext-1834

Duarte, K. (2018). Investigación social chilena en juventudes: el caso de la revista Última Década. Última Década, 26(50), 124-154. https://doi.org/hz5n

Fraser, N. (2000). ¿De la redistribución al reconocimiento? Dilemas de la justicia en la era "postsocialista". New Left Review, 126-155.

Freire, P. (1970). Pedagogía del oprimido. Siglo Veintiuno.

García-Canclini, N., & Urteaga, M. (2017). Maritza Urteaga y Néstor García-Canclini conversan sobre la juventud en las ciencias sociales: delincuentes, consumidores, migrantes o actores alternativos. Metamorfosis. Revista del Centro Reina Sofía Sobre Adolescencia y Juventud, 6(1), 2-27.

Gualberto, C., & Kress, G. (2020). Contemporary landscapes of visual and digital communication: The interplay of social, semiotic, and technological change. En L. Pauwels, & D. Mannay (Eds.), The Sage handbook of visual research methods (pp. 574-590). Sage. https://dx.doi.org/10.4135/9781526417015.n36

Hart, R. (1993). La participación de los niños: de la participación simbólica a la partici-pación auténtica. Ensayos Innocenti (4), 1-46.

Hodge, R., & Kress, G. (1988). Social semiotics. Polity.

Jenkins, H. (2006). Convergence culture. NYU Press.

Kress, G. (2010). Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Routledge.

Kress, G. (2019). Transposing meaning: Translation in a multimodal semiotic landscape. En M. Boria, A. Carreres, M. Noriega, & M. Tomalin, M. (Eds.), Translation and multimodality: Beyond words (pp. 3-24). Routledge. https://doi.org/hz7f

Kress, G., & Roswell, J. (2019). Literacy as social practices: New realities, new models. En D. Bloome, M. Castanheira, C. Leung, J. Rowsell (Eds.), Re-theorizing literacy practices: Complex social and cultural contexts (pp. 30-49). Routledge. https://doi.org/hz7g

Kress, G., & van Leeuwen, T. (2006). Reading images: The grammar of visual design. Routledge. Lagos, G., & Pérez-Luco, R. (2021). Cumplimiento de derechos infantiles en Chile: evaluación de profesionales de programas públicos. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 19(1), 1-19. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.1.4224

Litichever, L., & Fridman, D. L. (2021). Convivencia escolar antes y durante la pandemia: análisis de la experiencia escolar y las prácticas de participación desde las voces del estudiantado. Sinéctica. Revista Electrónica de Educación, (57), e1248. https://doi.org/10.31391/S2007-7033(2021)0057-010

López, V., Manghi, D., Melo-Letelier, G., Godoy-Echiburú, G., Otarola, F., Aranda, I., Araneda, S., López-Concha, R. & Avalos, B. (2021). Experiencias docentes heterogé-neas en pandemia COVID-19: un análisis interseccional con diseño mixto. Psicopers-pectivas, 20(3), 118-137. https://doi.org/hz7h

Manghi, D., Godoy, G., & Carrasco, P. (2020). Participación y voces de los estudiantes. En D. Manghi (Ed.), Escuchar los sueños de escolares chilenos: el desierto-la gran ciudad-los cerros (pp. 13-18). Centro de Investigación para la Educación Inclusiva.

Max-Neef, M., Elizalde, A., & Hopenhayn, M. (2006). Desarrollo a escala humana: conceptos, aplicaciones y algunas reflexiones. Icaria Ediciones.

Montes de Oca, L. (2016). Una ventana epistémica a la (inter) subjetividad: las potencialidades del método etnográfico. Forum: Qualitative Social Research, 17(1), art. 8.

Núñez, P. (2020). Un tiempo escolar fuera de lo común: los jóvenes y sus sentidos sobre la escuela secundaria. En I. Dussel, P. Ferrante, & D. Pulfer (Comps.), Pensar la educación en tiempos de pandemia (pp. 175-189). Unipe.

Ochoa, A. (2019). El tipo de participación que promueve la escuela, una limitante para la inclusión. Alteridad, 14(2), 184-194. https://doi.org/10.17163/alt.v14n2.2019.03

Puig, J., Martin, X., Escardíbul, S., & Novella, A. (2000). Cómo fomentar la participación en la escuela: propuesta de actividades. Graó.

Serrano-Arenas, D., Ochoa-Cervantes, A., & Arcos-Miranda, E. (2019). Conceptualizaciones, perspectivas y referentes de la participación en la educación primaria, México. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 17(2), 1-22. https://doi.org/10.11600/1692715x.17202

Silva-Ríos, C. E., & Burgos-Dávila, C. J. (2011). Tiempo mínimo-conocimiento suficiente: la cuasi-etnografía sociotécnica en psicología social. Psicoperspectivas, 10(2). https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol10-Issue2-fulltext-146

Unicef. (2006). Convención sobre los derechos del niño. https://uni.cf/3b7ngKy

Valdés, R., Manghi, D., & Godoy, G. (2020). La participación estudiantil como proceso de inclusión educativa. Sinéctica. Revista Electrónica de Educación, (55), e1096, 1-27. https://doi.org/10.31391/s2007-7033(2020)0055-008