Meninos e meninas en situaçao de rua e processos da democratizaçao educativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre uma proposta pedagógica orientada a promover a escolarizaçÄo de meninos e meninas en situaçÄo de rua e suas linhas de açÄo: a vinculaçÄo escolar e as oficinas escolares. A vinculaçÄo escolar supõe a elaboraçÄo de intervenções que favoreçam o posicionamento de meninos e meninas como sujeitos da educaçÄo nas escolas. As oficinas escolares sao espaços educativos desenvolvidos em instituições destinadas a esta populaçÄo. Ali se promovem experiências centralizadas na construçÄo e apropiaçÄo de conhecimentos. O trabalho destaca o papel do contexto e as particularidades desta populaçÄo em relaçÄo às práticas educativas destinadas a ela e reflexiona sobre o problema da democratizaçÄo educativa em cenários signados pela desigualdade social e educativa.
Palavras-chave: meninos e meninas em situaçÄo de rua, democratizaçÄo, educaçÄo, desigualdade social e educativa.
Detalhes do artigo
Você tem o direito de:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
-
NãoComercial - Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual - Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Como Citar
Referências
Azurmendi, E.; Guilmen, V.; De la Vega, S.; Piñeiro, P. & Canosa, C. (2005). "Quién vendrá hoy?, relato de una experiencia de trabajo pedagógico en los talleres escolares con chicos y chicas en situación de calle: Historia de un relato: lectura de novelas por capítulos". Ponencia en el Primer Seminario - Taller Internacional de Educación "Escuela: Producción y Democratización de Conocimiento", organizado por la Dirección de investigación. Secretaría de Educación. Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires. Buenos Aires, junio de 2005.
Castel, R. (1997). "La protección cercana". En La metamorfosis de la cuestión social. Una crónica del salariado. Buenos Aires/Barcelona/México: Paidós.
Finnegan, F. & Pagano, A. (2009). "Desigualdades educativas en la Argentina: trasformaciones recientes y desafíos para las políticas públicas". Laboratorio de Políticas Públicas (LPP). Foro Latinoamericano de Políticas Educativas (Flape). En prensa.
Finnegan, F. & Pagano, A. (2006). El derecho a la educación en Argentina. Informe Nacional. Laboratorio de Políticas Públicas (LPP). Foro Latinoamericano de Políticas Educativas (Flape). Disponible en http://www.foro-latino.org/flape/producciones/producciones.htm
Grassi, E., Hintze, S. & Neufeld, M. R. (1994). Políticas Sociales, Crisis y Ajuste Estructural. Buenos Aires: Espacio Editorial.
Grassi, E. (2004). Políticas y problemas sociales en la sociedad neoliberal. La otra década infame (1). Buenos Aires: Espacio Editorial.
Kessler, G. (2008). "Las transformaciones en el delito juvenil en Argentina y su interpelación a las políticas públicas". En B. Potthast, J. Stróbele- Gregory & D. Wollrad (Eds.). Ciudadanía vivida, (in)seguridades e interculturalidad. Buenos Aires: FES / Adlaf / Nueva Sociedad.
Levinson, B. & Holland, D. (1996). "La producción cultural de la persona educada: una introducción". En Levinson, B., Foley, D. y Holland, D.C. The cultural production of the educated person. Critical ethnographies of schooling and local practice. New York: State University of New York. Traducción de Laura Cerletti.
Montesinos, M. P. (2002). Las políticas focalizadas en educación y su relación con los procesos de desigualdad social y diversidad cultural. Tesis de Maestría no publicada. Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires. República Argentina.
Montesinos, M. P. & Pagano, A. (2006). Chicos y chicas en situación de calle y su relación con las políticas y las tramas institucionales. Ponencia presentada en el XI Simposio Interamericano de Investigación Etnográfica en Educación "Niños y Jóvenes dentro y fuera de la escuela. Debates en la Etnografía y la Educación". Buenos Aires.
Nicoletti, E. & Rousseaux, F. (2003). "El psicoanalista en la trinchera" en Diario Página 12, Buenos Aires.
Pagano, A., Montesinos, M. P., Nicoletti, E. & García Cabriada, A. (2005). Procesos de escolarización y chicos y chicas en situación de calle. La experiencia del Programa Puentes Escolares. Inédito.
Reygadas, L. (2008). La apropiación. Destejiendo las redes de la desigualdad.Barcelona: Antropos.
Rockwell, E. (1995). La escuela cotidiana. México, D. F.: Fondo de Cultura Económica.
Svampa, M. (2005). "Hacia el nuevo orden neoliberal" y "La nueva configuración social". En Svampa, M., La sociedad excluyente. Buenos Aires: Taurus.
Vezzetti, H. (2002). "Memoria familiar y organización fraterna". En Droeven, J. (Comp.) (2002). Sangre o elección, construcción fraterna. Buenos Aires: Libros del Zorzal.
- Documentos:
"Propuesta pedagógica de los talleres escolares". Programa Puentes Escolares: oportunidades educativas para chicos y chicas en situación de calle. Marzo de 2006.