Geração Blockchain: A juventude na era da web semántica

Conteúdo do artigo principal

Carles Feixa Pampols

Resumo

Resumo (analítico)
Este artigo propõe o conceito de Geração â‚¿ ou Blockchain para analisar os movimentos juvenis na era da web semântica. A partir de conceituações anteriores sobre Geração @ ou Arroba e sobre Geração # ou Hashtag, são apresentados o significante, significado e traços da Geração â‚¿, que são ilustrados com a análise dos protestos de 2019, no contesto das mobilizações da última década. O conceito de Blockchain ou cadeia de blocos serve para refletir sobre o tipo de movimentos juvenis surgidos após a crise de 2008, que se acorrentam em blocos como tática de resistência contra poderes estatais e corporativos e como forma colaborativa de produção de valor em face da anomia social prevalecente.



Palavras-chave: Juventude, geração, sociedade da informação, movimentos juvenis, meios sociais.



Palavras-chave autor: Geração @, geração arroba, geração #, geração hashtag, geração â‚¿, geração blockchain.

Detalhes do artigo

Como Citar
Geração Blockchain: A juventude na era da web semántica. (2020). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 19(1), 1-20. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.1.4584
Seção
Explosões sociopolíticas da nova geração: o papel estratégico dos jovens
Biografia do Autor

Carles Feixa Pampols, Universitat Pompeu Fabra, Cataluña, España

Catedrático de Antropología Social en la Universitat Pompeu Fabra (Cataluña-España). 0000-0002-4874-1604. Índice H5: 46. Correo electrónico: carles.feixa@upf.edu

 

 

Como Citar

Geração Blockchain: A juventude na era da web semántica. (2020). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 19(1), 1-20. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.1.4584

Referências

Aguilera, O. (2008). Movidas, movilizaciones y movimientos: cultura política y políticas de las culturas juveniles en el Chile de hoy [Tesis doctoral no publicada]. Universidad Autónoma de Barcelona.

Aytaç, E-, & Stokes, S. (2020, 17 de febrero). Why Protest? Wilson Quarterly. http://bit.ly/3aokv5t

Augé, M. (1996). Los no lugares: espacios del anonimato. Gedisa.

Burawoy, M. (1998). The extended case method. Sociological Theory, 16(1), 4-33. https://doi.org/10.1111/0735-2751.00040

Cadena de bloques. (2019, 28 de febrero). En Wikipedia. http://bit.ly/3r8qWPS

Castells, M. (2012). Redes de indignación y esperanza. Alianza.

Diehl, J. (2019, 27 de octubre). From Hong-Kong to Chile, 2019 is the year of street protester, but why? The Washington Post. http://wapo.st/3nshX9Y

Feixa, C. (2000). Generación @: la juventud en la era digital, Nómadas, (13), 76-91.

Feixa, C. (2006). Generación XX: teorías sobre la juventud en la era contemporánea. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 4(2), 21-45.

Feixa, C. (2016). De la Generación@ a la #Generación: la juventud en la era digital. NED.

Feixa, C. (2020). Els joves i l'emergència climàtica. Serra d'Or, (724), 28-33.

Feixa, C., & Andrade, C. (2020). El rey: diario de un Latin King. NED.

Feixa, C., Fernández-Planells, A., & Figueras, M. (2016). Generación hashtag: los movimientos juveniles en la era de la web social, Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14(1), 107-120.

Feixa, C., Leccardi, C., & Nilan, P. (Eds.) (2016). Youth, space & time: Agoras and chronotopes in the global city. Brill. https://doi.org/10.1163/9789004324589

Feixa, C., Méndez, A., & Feixa, C. (2020). Adolescentes confinad@s. NED.

Feixa, C., & Nofre, J. (Eds.) (2013). #GeneraciónIndignada: topías y utopías del 15M. Milenio.

Feixa, C., Pereira, I., & Juris, J. J. (2009). Global citizenship and the ‘new, new' social movements: Iberian connections. Young, 17(4), 421-442. https://doi.org/frznnr

Feixa, C., Sánchez-García, J., Ballesté, E., Cano, A. B., Masanet, M. J., Mecca, M., Oliver, M. (2019). The (Trans) gang: Notes and queries on youth street group research. Universitat Pompeu Fabra; European Research Council. https://doi.org/10.31009/transgang.2019.wp02.1

Fernández-Planells, A. (2015). Análisis del uso de los medios por las generaciones más jóvenes: el movimiento 15M y el Umbrella Movement. El Profesional de la Información, 24(4), 371-379. https://doi.org/10.3145/epi.2015.jul.03

Juris, J. S. (2008). Networking futures: Movements against corporate globalization. Duke University Press.

Movimientos sociales de 2019. (2020, 20 de junio). En Wikipedia. https://bit.ly/3gYmiza

Muñoz, G. (2010). Las redes sociales: ¿fórmula mediática contra la soledad y el aburrimiento? Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 8(1), 51-64.

Palacios, N. (2017). Revolución de la Web 3.0 [Video]. TED Conferences. https://bit.ly/3mwhDpv

Pleyers, G. (2020, 16 de julio). De la pandémie à un autre monde? The Conversation. http://bit.ly/3mEU2mJ

Protestas por la muerte de George Floyd. (2020, 11 de agosto). En Wikipedia. http://bit.ly/3akNI17

Pires, L., & Feixa, C. (en prensa). Movimentos sociais juvenis enquanto contra espaços: dos novíssimos movimentos sociais ao 8M 2019 em Barcelona. En Jovens em movimento. Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná.

Reguillo, R. (2017). Paisajes insurrectos: jóvenes, redes y revueltas en el otoño civilizatorio. NED.

Sánchez-García, J., Ballesté, E., & Feixa, C. (2019). ¿Qué fue de la primavera indignada? Milenio.

Sánchez-García, J., & Touhtou, R. (2021). De la Hogra al Hirak: neocolonialismo, memoria y disidencia política juvenil en el Rif. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 19(1), 1-20. https://dx.doi.org/10.11600/rlcsnj.19.1.4591

Soler, R., Ballesté, E., & Feixa, C. (en prensa). Desde la periferia: la noción de espacio social en la movilización sociopolítica de la juventud.

Tapscott, D. (1998). Growing up digital: The rise of the net generation. McGraw-Hill.

Tapscott, D., & Tapscott, A. (2016). La revolución blockchain. Deusto.

Web 1.0. (2019, 17 de enero). En Wikipedia. http://bit.ly/3paXSWl

Web 2.0. (2019, 27 de febrero). En Wikipedia. http://bit.ly/3p4FEFU

Web 3.0. (2019, 20 de febrero). En Wikipedia. http://bit.ly/3h1K3q1