Conhecimentos sobre desenho, escrita e números na produção gráfica maternoinfantil, Argentina

Conteúdo do artigo principal

María Loreto Mora-Olate

Resumo

(analítico)
O artigo, derivado de pesquisa qualitativa, analisa criticamente a tese referente à condição de opressão compartilhada entre professores e estudantes migrantes que chegam constantemente à escola chilena. Ambos atores oprimidos, no sentido freiriano, são analisados no espaço escolar, através de uma revisão documental, retomando conceitos-chave da teoria da reprodução das abordagens de Bourdieu e Passeron e Althusser, o que significa a escola em sua função ideológica e repressiva. A condição de opressão prevalece às diferenças culturais, os professores também são migrantes na escola tensionada pela diversidade cultural. Conclui se que um primeiro passo para a libertação reside na consciência desta circunstância, emergindo como uma esperança libertadora a construção de uma pedagogia crítica latino-americana.


Palavras-chave: Migrantes, professor, escola, opressão.

Detalhes do artigo

Como Citar
Conhecimentos sobre desenho, escrita e números na produção gráfica maternoinfantil, Argentina. (2021). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 19(2), 1-20. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.2.4345
Seção
Segunda Parte Volumen 19 No. 2
Biografia do Autor

María Loreto Mora-Olate, Universidad Autónoma de Chile, Chile

Doctora en Educación.Chile. Grupo de Investigación Literatura y Escuela (LyE). Universidad Autónoma de
Chile, Chile. Orcid: 0000-0002-7631-9179. H5: 2. Correo electrónico. maria.mora@uautonoma.cl

Como Citar

Conhecimentos sobre desenho, escrita e números na produção gráfica maternoinfantil, Argentina. (2021). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 19(2), 1-20. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.2.4345

Referências

Albert, M. J. (2007). La investigación educativa: claves teóricas. McGraw-Hill.

Althusser, L. (1987). Ideología y aparatos ideológicos del estado. Ediciones del Quinto Sol. Bourdieu, P. (2003). Capital cultural, escuela y espacio social. Siglo XXI Editores.

Bourdieu, P. & Passeron, J. (1996). La reproducción: elementos para una teoría del sistema de enseñanza. Distribuciones Fontamara.

Carmona, K., & Naudón, P. (2018). Percepción docente sobre alumnado migrante, acciones, estrategias y apoyos. Aproximaciones desde un estudio cuantitativo on line. Revista Academia y Crítica, (2), 1-24. http://dx.doi.org/10.25074/07199147.2.905

Castillo, D., Santa-Cruz, E., & Thayer, E. (2019). Estudiantes migrantes en escuelas públicas chilenas. Piie, Aún Creemos en los Sueños.

Castro, F. (2015). Formación de profesores en Chile: una mirada crítica ante la encrucijada histórica de los cambios educacionales. Praxis Educativa, 19(1), 12-19. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=1531/153141086002

Contreras-Sanzana, G., & Villalobos-Clavería, A. (2010). La formación de profesores en Chile: una mirada a la profesionalización docente. Educación y Educadores, 13(3), 397-417.

Eyzaguirre, S., Aguirre, J., & Blanco, N. (2019). Dónde estudian, cómo les va y qué impacto tienen los escolares inmigrantes. En I. Aninat, & R. Vergara (eds.), Inmigración en Chile. Una mirada multidimensional (pp. 149-189). FCE/CEP.

Ferrada, D. (2019). La sintonización en la formación inicial docente. Una mirada desde Chile. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21, e39, 1-14. http://dx.doi.org/10.24320/redie.2019.21.e39.2113

Fornet-Betancourt, R. (2006). La interculturalidad a prueba. http://www.uca.edu.sv/filosofia/admin/files/1210106845.pdf

Freire, P. (2008). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI Editores.

Fuentes, A., & Hernando, A. (2019). Caracterización estadística de la inmigración en Chile. En I. Aninat, & R. Vergara (eds.), Inmigración en Chile. Una mirada multidimensional (pp. 379-407).

FCE, CEP. Giroux, H. (2003). Pedagogía y política de la esperanza. Amorrortu.

Henao-Agudelo, C., Lalueza, J. L., & Tenorio, M. C. (2016). Valores y prácticas educativas de familias latinoamericanas inmigradas en Barcelona: ¿qué cambia y qué permanece? Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14(1), 603-615.

Hernández, A. (2016). El currículo en contextos de estudiantes migrantes: las complejidades del desarrollo curricular desde la perspectiva de los docentes de aula. Estudios Pedagógicos, XLII(2), 151-169.

Jiménez, F. (2012). Violencia escolar en contextos educativos multiculturales: una aproximación desde los modelos de gestión de la diversidad cultural. Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, 11(2), 8-30. http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivasVol11-Issue2-fulltext-205

Jiménez, F., Valdés, R., & Aguilera, M. (2018). Geografías de la investigación académica sobre migración y escuela: voces, silencios y prospectivas de nuestra profesión. Estudios Pedagógicos, 44(3), 173-191.

Jorquera-Martínez, C. (2017). Políticas públicas y derecho a la educación de niños, niñas y adolescentes extranjeros en Chile. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 17(1), 1-19. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v17i1.27297

Lander, E. (2000). Ciencias sociales: saberes coloniales y eurocéntricos. En E. Lander (comp.), La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas (pp. 11-40). Clacso.

Larraín, J. (2001). Identidad chilena. LOM. Martín-Criado, E. (2010). La escuela sin funciones. Crítica de la sociología de la educación crítica. Bellaterra.

Ministerio de Educación, Gobierno de Chile. (2010). Ley General de Educación (Ley 20 370, 17 de agosto del 2009). http://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1014974

Ministerio de Educación, Gobierno de Chile. (2011). Estándares orientadores para egresados de carreras de Pedagogía en Educación Básica. http://ww2.educarchile.cl/UserFiles/P0001/Image/Estudiantes_pedagogia/estd_pedagogia/estandares_Fid/estandar_basica.pdf

Ministerio de Educación, Gobierno de Chile. (2012a). Estándares orientadores para egresados de carreras de Pedagogía en Educación Parvularia. http://portales.mineduc.cl/usuarios/cpeip/doc/201205111816290.LibroEstandaresOrientadoresCarrerasEducaciOnParvulariaconcarta.pdf

Ministerio de Educación, Gobierno de Chile. (2012b). Estándares orientadores para egresados de carreras de Pedagogía Media. http://portales.mineduc.cl/usuarios/cpeip/File/librosestandaresvale/libromedia#nal.pdf

Ministerio de Educación, Gobierno de Chile. (2016a). Recomendaciones para una política nacional de desarrollo curricular. Informe Mesa de Desarrollo Curricular. Unidad de Currículum y Evaluación. https://es.scribd.com/document/357025427/Politica-Nacional-de-Desarrollo-Curricular

Ministerio de Educación, Gobierno de Chile. (2016b). Ley Sistema de Desarrollo Profesional Docente (Ley 20 903). https://www.docentemas.cl/docs/LEY-20903-Sist-Desarrollo Profesional-Docente.pdf

Ministerio de Educación de Chile, Centro de Estudios. (2018). Mapa del estudiantado extranjero en el sistema escolar chileno (2015-2017). https://www.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/19/2018/05/MAPA_ESTUDIANTES_EXTRANJEROS_SISTEMA_ESCOLAR_CHILENO_201 5_2017.pdf

Mora-Olate, M. L. (2018). Política educativa para migrantes en Chile: un silencio elocuente. Polis (Santiago), 17(49), 231-257. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-65682018000100231

Mora-Olate, M. L. (2020). Currículum y diversidad cultural: un estudio desde disciplinas escolares y discursos docentes en establecimientos educacionales con alumnado de origen migrante (Tesis doctoral). Universidad del Bío-Bío.

Moya, R. (2007). Formación de maestros e interculturalidad. En R. Cuenca, N. Nucinkis, & V. Zavala (comps.), Nuevos maestros para América Latina (pp. 229-258). Morata.

Núñez, I. (2002). La formación de docentes. Notas históricas. En Ãvalos (ed.), Profesores para Chile. Historia de un proyecto (pp.14-39).

Ministerio de Educación. Oliva, M. A. (2008). Política educativa y profundización de la desigualdad en Chile. Estudios Pedagógicos, 34(2), 207-226. http://www.scielo.cl/pdf/estped/v34n2/art13.pdf

Oliva. M. A. (2017). Arquitectura de la Política Educativa Chilena (1990-2014): el currículum, lugar de la metáfora. Revista Brasileira de Educação, 22(69), 405-428. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782017226921

Orellana, M. (2009). Cultura, ciudadanía y sistema educativo: cuando la escuela adoctrina. LOM. http://www.museodelaeducacion.cl/648/articles-25898_archivo_01.pdf

Pinto, R. (2014). Pedagogía crítica para una educación pública y transformadora en América Latina. Derrama Magisterial.

Poblete, R. (2018). El trabajo con la diversidad desde el currículo en escuelas con presencia de niños y niñas migrantes: estudio de casos en escuelas de Santiago de Chile. Perfiles Educativos, 40(159), 51-65.

Quijano, A. (2000). Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. En E. Lander (comp.), La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas (pp. 201-246). Clacso.

Quintriqueo, S., Quilaqueo, D., Lepe-Carrión, P., Riquelme, E., Gutiérrez, M., & Peña Cortés, F. (2014). Formación del profesorado en educación intercultural en América Latina: el caso de Chile. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 17(2), 201-217. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.17.2.198021

Riedemann, A., & Stefoni, C. (2015). Sobre el racismo, su negación, y las consecuencias para una educación anti-racista en la enseñanza secundaria chilena. Polis, Revista Latinoamericana, 14(42), 191-216. https://scielo.conicyt.cl/pdf/polis/v14n42/art_10.pdf

Sabariego, M., Massot, I., & Dorio, I. (2012). Métodos de investigación cualitativa. En Bisquerra, A. (coord.), Metodología de la investigación educativa (pp. 293-328). La Muralla.

Santos-Guerra, M. (2003). Aprender a convivir en la escuela. Universidad de Andalucía, Akal.

Segovia, P., & Rendón, B. (2020). Estudiantes extranjeros/as en la representación de los docentes en una escuela de Santiago: elementos para una educación intercultural. Polis (Santiago), 19(56), 240-266. https://dx.doi.org/10.32735/ s0718-6568/2020-n56-1528

Serrano, S., Ponce de León, M., & Rengifo, F. (2013). Historia de la Educación en Chile (1810-2010). Tomo 1. Aprender a leer y escribir (1810-1880). Taurus.

Stefoni, C., Acosta, E., Gaymer, M., & Casas-Cordero, F. (2010). El derecho a la educación de los niños y niñas inmigrantes en Chile. http://www.deusto-publicaciones.es/deusto/pdfs/cuadernosdcho/cuadernosdcho58.pdf

Stefoni, C., & Corvalán, J. (2020). Estado del arte sobre inserción de niños y niñas migrantes en el sistema escolar chileno. Estudios Pedagógicos, 45(3), 201-215. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052019000300201

Stang, M., Roessler, P., & Riedemann, A. (2020). Re-producción de fronteras en el espacio escolar. Discursos y prácticas de distinción nacional(ista) en escuelas con alumnado migrante en la Región Metropolitana de Chile. Estudios Pedagógicos, 45(3), 313-331. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052019000300313

Tijoux, M. E. (2013). Las escuelas de la inmigración en la ciudad de Santiago: elementos para un educación contra el racismo, Polis. Revista Latinoamericana, 12(35), 287-307.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)