Representações sociais sobre a educação de crianças (meninos e meninas) da rua em Santiago e Quito

Conteúdo do artigo principal

Patricia Guerrero Morales
Evelyn Palma Flores

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação sobre as Representações Sociais (RS) da desigualdade na educação de crianças da rua. Os resultados principais indicam que as crianças da rua deixam a escola quando se sentem expulsados por as qualificações deficientes e por as punições resultantes das suas dificuldades de adaptação às normas da escola. Numa sociedade neoliberal que sindica a escola como o único método de mobilidade social, as crianças ressentem a expulsão da sociedade e a oportunidade de ter uma vida digna para não repetir a história.


Palavras-chave: crianças da rua, educação, mobilidade social.

Detalhes do artigo

Como Citar
Representações sociais sobre a educação de crianças (meninos e meninas) da rua em Santiago e Quito. (2010). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 8(2), 1025-1038. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/88
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Patricia Guerrero Morales, Universidad Católica Silva Henríquez

Universidad Católica Silva Henríquez, Chile.  Psicóloga, Magister en Psicología Social Pontificia Universidad Católica de Chile, Máster en Sociología Universidad Paris 7, Doctora en Sociología Universidad Paris.

Evelyn Palma Flores, Universidad Católica Silva Henríquez

Universidad Católica Silva Henríquez, Chile. Psicóloga, Egresada Magister en Psicología Análisis Institucional y Grupos, Universidad ARCIS.

Como Citar

Representações sociais sobre a educação de crianças (meninos e meninas) da rua em Santiago e Quito. (2010). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 8(2), 1025-1038. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/88

Referências

Abric, J. (2005). Methodologie d'étude des représentations sociales. París: Eres.

Contreras, D. (2004). Pobreza, desigualdad y movilidad. Santiago de Chile: La Tercera.

Cornejo, R., Redondo, J. (2007). Variables y factores asociados al aprendizaje escolar: una discusión desde la investigación actual. Estud. pedagóg. 33 (2), pp. 155-175.

Cumsille, G. & Garretón, M. (2000). Percepciones culturales de la desigualdad. Santiago de Chile: Departamento de Sociología Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Chile. Ministerio de Planificación y Cooperación.

Domínguez, F. (2001). Teorías de las Representaciones sociales. Madrid: Universidad Complutense de Madrid.

Dussel, I. (2007). La forma escolar y el malestar educativo. Clase 4, Curso de Post grado Psicoanálisis y prácticas socioeducativas. Flacso. Argentina.

Finocchio, L. (2007). Lecturas docentes. Refugio del malestar. Clase 7, Curso de Post grado Psicoanálisis y prácticas socioeducativas. Flacso. Argentina.

Gandini, A. (2005). En la búsqueda de nuevos caminos. Comunicación presentada al Primer Congreso de Psicología Comunitaria. Quito. Ecuador.

Giust, A. (2002). Entretien. En J. Barus-Michel, E. Enríquez & A. Lévy (2003). Vocabulaire de Psychosociologie: Références et position. París: Eres.

Guerrero, P.(2009). Sentido del vínculo con niños y niñas para educadores de calle. Revista CEES UC. Recuperado el 7 de septiembre de 2009,

de: http://issuu.com/cees-uc/docs/perspectivas_cees-uc-7

Jodelet, D. (1989). La representación social: fenómenos, conceptos y teoría, en S. Moscovici. Psicología Social II, pensamiento y vida social. Madrid: Paidós.

Kemmis, S. & Mc Taggart, R. (1988). Cómo planificar en la investigación-acción. Barcelona: Laertes

Montenegro, M. & Pujol, J. (2003). Conocimiento Situado: Un Forcejeo entre el Relativismo Construccionista y la Necesidad de Fundamentar la Acción, Revista Interamericana de Psicologia/ Interamerican Journal of Psychology, 37 (2), pp. 295-307.

Ossa, C. (2003). Uso, abuso y desgaste de la expresión "Libertad de expresión" en Chile. Genealogía y crítica. Comunicación y medios, 13, pp. 81-94.

Ramos, J. (2005). Los vulnerables. En "Cómo ha cambiado la vida de los chilenos". Recuperado el 7 de julio de 2007, de: http://www.ine.cl/canales/sala_prensa/revistaseconomicas/24/josephramos24.pdf

Revault d'Allones, C. et al. (1999). La démarche clinique en sciences humaines. París : Dunod.

Redondo, J. (2005). El experimento chileno en educación: ¿conduce a mayor equidad y calidad en la educación?, Última Década, (22), pp. 95- 110.

Salazar, G. (1996). Las Avenidas del Espacio Público y el Avance de la Educación Ciudadana. Última Década, (4), pp. 31-65.

Sandoval, C. (1998). Investigación Cualitativa. Módulo cuatro. Investigación cualitativa. Bogotá, D. C.: Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior, Icfes.

Sodré, P. & Gonçalves, L. (2006). As indicações das crianças sobre uma edificação adaptada para a educação infantil estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, RJ, año 5, (1), Recuperado el 10 de junio de 2007, de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v5n1/v5n1a06.pdf

Torres, O. (2004). Los niños callejeros o la vida de la calle. En L. Serra, et al. (comp.) Infancia y adolescencia en América Latina. Aportes desde la sociología. Tomo II, Lima: Ifejant, Instituto de Formación para Educadores de Jóvenes.

Wagner, W. & Elejabarrieta, F. (1994). Representaciones Sociales. En F. Morales. Psicología Social. Madrid: McGrawHill.