Concepções de infância, alfabetização inicial e aprendizagem dos educadores

Conteúdo do artigo principal

Rosa Julia Guzmán
Mónica Guevara

Resumo

Neste artigo apresentam-se reflexões derivadas de vários processos de investigação da Universidade da Sabana, nalinha de investigação de Pedagogia e Infância, do Grupo de investigação Educação e educadores. Eles se orientam a indagar sobre as concepções de infância dos educadores do nível inicial e a procurar entendimentos sobre as formas em que as educadoras aprendem. Delimitamos esta aprendizagem à alfabetização inicial dos meninos e as meninas, dada a importância deste processo numa sociedade e numa cultura letrada. Após vários anos de investigações de corte cualitativo, encontrou-se marcada incidencia das práticas quotidianas e das concepções de infância na aprendizagem dos educadores.


Palavras-chave: infância, aprendizagem das educadoras e dos educadores, alfabetização inicial, escola, concepções de infância

Detalhes do artigo

Como Citar
Concepções de infância, alfabetização inicial e aprendizagem dos educadores. (2010). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 8(2), 861-872. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/76
Seção
Primera Sección: Teoría y Metateoría
Biografia do Autor

Rosa Julia Guzmán, Universidad de La Sabana, Colombia

Directora Maestría en Pedagogía Universidad de La Sabana, Colombia. Doctora en Educación Universidad de Nova. En este trabajo ella fue la investigadora principal. Correo electrónico: rosa.guzman@unisabana.edu.co

Mónica Guevara, Universidad de La Sabana, Colombia

Profesora Maestría en Pedagogía Universidad de La Sabana, Colombia. Magister en Desarrollo Educativo y Social. Universidad Pedagógica Nacional Cinde. Correo electrónico: monicagj@unisabana.edu.co

 

Como Citar

Concepções de infância, alfabetização inicial e aprendizagem dos educadores. (2010). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 8(2), 861-872. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/76

Referências

Castedo, M. (1989). Los hijos del analfabetismo. Propuestas para la alfabetización escolar en América Latina. En E. Ferreiro. México, D. F.: Siglo XXI.

De Tezanos, A. (1985). Maestros: artesanos intelectuales. Bogotá, D. C.: Universidad Pedagógica Nacional-Ciid.

De Tezanos, A. (2006). El maestro y su formación: tras las huellas y los imaginarios. Bogotá, D. C.: Magisterio.

Elichiry, N. (2000). Saberes y prácticas del psicólogo educacional. Su relación con el docente como sujeto de aprendizaje. En N. Elichiry. Aprendizaje de niños y maestros. Buenos Aires: Manantial.

Ferreiro, E. (1989). Los hijos del analfabetismo. México, D. F.: Siglo XXI.

Gómez, A. & Gómez, R. (2006). Ministerio de Educación Nacional. Lineamientos de política educativa para la primera infancia. Ponencia presentada al Primer Congreso Internacional de Pedagogía e Infancia. Bogotá. Universidad de la Sabana.

Guzmán, R. J. (2003). El aula de clase: La cúspide de la enseñanza. Bogotá, D. C.: Universidad Central.

Guzmán, R. J. (2009). Concepciones de infancia que tienen las educadoras del nivel inicial en Chía. Informe final de investigación. Bogotá. Facultad de Educación. Universidad de La Sabana.

Guzmán, R. J. (2010). Cómo se modifican las concepciones de infancia de los estudiantes del programa de Pedagogía Infantil de la Universidad de La Sabana a lo largo de su formación. Informe final de investigación. Bogotá. Facultad de Educación. Universidad de La Sabana.

Icbf (1997). Proyecto Pedagógico Educativo Comunitario. Bogotá, D. C:Icbf.

Márquez, J. (2008). Lógicas, realidades y transformaciones del sentido común. Cinco aproximaciones. Medellín. Universidad Nacional de Colombia.

Mercado, R. (2002). Los saberes docentes como construcción social. México, D. F.: Fondo de Cultura Económica.

Perafán, G. (2005). Pensamiento y conocimiento de los profesores. Bogotá, D. C.: Nomos.

Torres, R. M. (2010). Deserción y repitencia. Recuperado el 2 de febrero de 2010, de: http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85774_archivo_pdf.pdf

Zimmerman, M. & Gerstenhaber, C. (2000). Acerca del enseñar y del aprender: una aproximación a las concepciones docentes en el nivel inicial. En N. Elichiry. Aprendizaje de niños y maestros. Buenos Aires: Manantial.