Desigualdade dos resultados dos testes do Saber-11 antes e durante a pandemia de Covid-19 (2014-2021)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
(analítico)
Neste artigo, foi feita uma análise descritiva da desigualdade nos resultados dos testes do Saber-11 no período 2014-2021 do departamento de Boyacá Colômbia, com o objectivo de analisar os resultados dos testes do Saber-11 e os efeitos do Covid-19 pandemia, de acordo com as áreas de conhecimento e nível socioeconómico. Esta investigação foi realizada com base nos dados dos testes do Saber-11° ano obtidos no site do Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación. Observou-se que no departamento de Boyacá o melhor desempenho foi obtido por estudantes de escolas públicas e dos estratos 3, 4 e 5. Evidencia-se um aumento da lacuna educacional no departamento
durante a pandemia de Covid-19, como resultado das desigualdades no acesso à educação e dos
problemas de conectividade nos territórios.
Palavras-chave: Educação; testa o Saber-11; qualidade educacional; desigualdade de resultados; pandemia; lacuna educacional; Covid-19.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
-
NãoComercial - Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual - Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Como Citar
Referências
Acevedo, M. (2021). Jóvenes en cuarentena: la investigación situada como modo de intervención. Última Década, 29(56), 4-34. https://doi.org/h2m6
Ballesteros-Alfonso, A., & Gómez-Velasco, N. (2020). Análisis a la educación rural en el departamento de Boyacá, Colombia, en el lapso entre 2011 y 2019. En E. Serna (Ed.), Revolución en la formación y la capacitación para el siglo XXI. (pp. 368-376). Instituto Antioqueño de Investigación.
Banco Mundial. (2020). Impactos de la crisis del covid-19 en la educación y respuestas de política en Colombia. https://bit.ly/3bbolkJ
Barón, J., Bonilla, L., Cardona-Sosa, L., & Ospina, M. (2014). ¿Quiénes eligen carreras en educación en Colombia? Caracterización desde el desempeño en las pruebas Saber 11. Revista Desarrollo y Sociedad, (74), 133-179. https://doi.org/10.13043/dys.74.3
Bernal, R. (2014). Diagnóstico y recomendaciones para la atención de calidad a la primera infancia en Colombia (Cuadernos de Fedesarrollo n.° 51). Fedesarrollo.
Cabieses, B. (2012). Educación y su relación con ingreso y salud: una reflexión acerca de la desigualdad en Chile. Revista Brasileira de Epidemiología, 15(3). https://doi.org/h2m9
Cabrera , L. (2020). Efectos del coronavirus en el sistema de enseñanza: aumenta la des-igualdad de oportunidades educativas en España. Rase. Revista de Sociología de la Educación, 13(2), 114-139. https://doi.org/10.7203/RASE.13.2.17125
Cano, C., Muñoz, J., & Mesa, M. (2009). El mercado laboral colombiano: análisis desde la teoría de la señalización. Banco de la República.
Caro, B. L. (2000). Factores asociados al logro académico de los alumnos de 3° y 5° de primaria de Bogotá. Coyuntura Social, (22), 65-80.
Centre for Educational Research and Innovation. (1995). Our children at risk. Organiza-tion for Economic Cooperation and Development.
Comisión Económica para América Latina y el Caribe & Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2020). La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19. https://bit.ly/3N4aNF3
Conde-Carmona, R., & Padilla-Escorcia, I. (2021). Aprender matemáticas en tiempos del covid-19: un estudio de caso con estudiantes universitarios. Revista Educación y Humanismo, 23(40), 1-19. https://doi.org/10.17081/eduhum.23.40.4380
Cuenca, A. (2016). Desigualdad de oportunidades en Colombia: impacto del origen social sobre el desempeño académico y los ingresos de graduados universitarios. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 42(2), 69-93. https://doi.org/h2nb
Departamento Administrativo Nacional de Estadística. (2019, 12 de julio). Indicadores básicos de tenencia y uso de tecnologías de la información y comunicación TIC en hogares y personas de 5 y más años de edad. https://bit.ly/3baVdKl
Delgado, M. (2014). La educación básica y media en Colombia: retos en equidad y calidad. Fedesarrollo. https://bit.ly/3n6BQEV
Dhawan, S. (2020). Online learning: A panacea in the time of COVID-19 crisis. Journal of Educational Technology Systems, 49(1), 5-22. https://doi.org/ghj59m
Díaz, M., & Tobar, J. (2016). Causas de las diferencias en desempeño escolar entre colegios públicos y privados: Colombia en las pruebas Saber 11-2014 [Tesis de maestría]. Pontificia Universidad Javeriana.
García, H., Bracho, T., Ibarrola, M., Rodríguez, R., & Schmelkes, S. (1998). Educación y desigualdad social. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 3(6), 317-345.
Garner, C., & Raudenbush, S. (1991). Neighborhood effects on educational attainment: A multilevel analysis. Sociology of Education, 64(4), 251-262. https://doi.org/cbrtxm
Gaviria, A., & Barrientos, J. (2001). Determinantes de la calidad de la educación en Colombia. Fedesarrollo.
Gómez-Velasco, N., Lima-Jardilino, J. R. & Pedraza Díaz, D. M. (2021). Publicaciones científicas sobre educación en pandemia por covid-19 y lineamientos de políticas educativas internacionales. Revista Historia de la Educación Latinoamericana 23(37).
Gómez-Velasco N., Soto, D., & Lima, J. (2018). Políticas y medición en ciencia y tecnología en la universidad colombiana. 1992-2014. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
Huanca-Arohuanca, J., Supo-Condori, F., Sucari-Leon, R., & Supo-Quispe, L. (2020). El problema social de la educación virtual universitaria en tiempos de pandemia, Perú. Innovaciones Educativas, 22(esp.), 115-128. http://doi.org/10.22458/ie.v22iespecial.3218
Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación. (2019). Guía de usuario examen Saber-11.
Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación. (2020). Resolución 258, por la cual se modifica el cronograma del examen de Estado Saber TyT Primer Semestre de 2020 contenido la Resolución 888 de 2019, modificada por las Resoluciones 210 y 233 de 2020 y se dictan otras disposiciones. https://bit.ly/3n4dueW
Jiménez, A. E., Gómez, N. Y., Ayala, Y., & Guerrero, S. C. (2018). Estudio de la colaboración en publicaciones científicas. Facultad de Ciencias, UPTC, 2002-2014. Saber, Ciencia y Libertad, 13(1), 304-318. https://doi.org/h2nd
Martínez, A. & Zurita, F. (2014). El rol que tiene la influencia familiar y su nivel académico, en los itinerarios curriculares de estudiantes de último curso. Educatio Siglo XXI, 32(2), 267-286. https://doi.org/10.6018/j/202251
Ministerio de Educación Nacional. (2004). Poblaciones, cobertura y calidad para los más vulnerables. Autor.
Moreno, V. (2020). El covid-19 como oportunidad de cambio ante la crisis perpetua de la educación en Colombia. Columnas de opinión. Universidad Externado de Colombia. https://bit.ly/3y5i3fw
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencias y la Cultura. (2021). El derecho a la educación. https://es.unesco.org/themes/derecho-a-educacion
Patacchini, E., & Zenou, Y. (2011). Neighborhood effects and parental involvement in the intergenerational transmission of education. Journal of Regional Science, 51(5), 987-1013. https://doi.org/10.1111/j.1467-9787.2011.00722.x
Picherili, M., & Tolosa, M. (2020). Educación en pandemia y desigualdad. Observatorio Socioeconómico Universidad Católica de La Plata.
Rogero-García, J. (2020). La ficción de educar a distancia. Rase. Revista de Sociología de la Educación, 13(2), 174-182. https://doi.org/10.7203/RASE.13.2.17126
Sánchez, P. (2006). Discapacidad, familia y logro escolar. Revista Iberoamericana de Educación, 40(2), 1-10.
Sanz, I., Sáinz, J., & Capilla, A. (2020). Efectos de la crisis del coronavirus en la educación. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura.
Timarán, R., Caicedo, J., & Hidalgo, A. (2018). Identificación de factores asociados al desempeño académico en Matemáticas en las pruebas Saber 11° aplicando minería de datos educativa [Ponencia]. XVII Conferencia Múltiple Internacional de Laccei para Ingeniería, Educación y Tecnología: "Industria, Innovación e Infraestructura para Ciudades y Comunidades Sostenibles". Kingston, Jamaica.