Professores de pré-escolar: características reconhecidas em meninos e meninas excepcionais

Conteúdo do artigo principal

Rosa Adriana Morales-Nava, Lic.
Mercedes Rosalía González-Arreola, Mg.
Blanca Ivet Chavez-Soto, Ph. D.

Resumo

(analítico)
O presente trabalho teve como objetivo identificar ases características que professores de pré-escola reconhecem em meninos e meninas com habilidades destacadas. É uma investigação quantitativa, transversal e exploratória. Participaram 58 professores de pré-escola, foi utilizada a técnica de redes semânticas naturais modificadas por meio de quatro questões-estímulo: Quais são as características das crianças com aptidão destacada na área cognitiva, na área criativa, na área psicomotora e na área socioemocional. Os resultados mostraram que os professores conseguiram reconhecer algumas características das crianças destacadas que coincidem com o que foi relatado na literatura, o que sugere que podem ser um elemento fundamental no detecção da população se lhes forem fornecidos os instrumentos adequados com as características dos alunos destacados.


Palavras-chave: Rede Semântica, Aptidão Excepcional, Pré-escola, Inteligência, Criatividade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Professores de pré-escolar: características reconhecidas em meninos e meninas excepcionais. (2021). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 19(3), 1-21. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.3.5066
Seção
Monográfico Altas capacidades y desarrollo del talento en infancias y juventudes
Biografia do Autor

Rosa Adriana Morales-Nava, Lic., Escuela Berta Von Glümer, México

Secretaría de Educación Pública, Estado de México, México. Licenciada en Educación Preescolar, Normal
Particular Berta Von Glümer. 0000-0001-9322-3278. H5: 0. Correo electrónico: fadrianamorana@gmail.com

Mercedes Rosalía González-Arreola, Mg., Universidad Nacional Autónoma de México, México

Universidad Nacional Autónoma de México, Ciudad de México, México. Licenciada en Psicología,
Universidad Autónoma de Sinaloa. Maestra en Psicología con Residencia en Educación Especial, Universidad Nacional Autónoma de México. 0000-0001-8811-4974. H5: 0. Correo electrónico: meroga_agorem@hotmail.com

Blanca Ivet Chavez-Soto, Ph. D., Universidad Nacional Autónoma de México, México

Universidad Nacional Autónoma de México, Ciudad de México, México. Licenciada en Psicología, Universidad Nacional Autónoma de México. Maestra en Psicología con Residencia en Educación Especial, Universidad Nacional Autónoma de México. Doctora en Psicología Educativa y del Desarrollo de la Universidad Nacional Autónoma de México. 0000-0001-5922-2351. H5: 3. Correo electrónico: mil_chavez@hotmail.co

Como Citar

Professores de pré-escolar: características reconhecidas em meninos e meninas excepcionais. (2021). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 19(3), 1-21. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.3.5066

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