Programando-Ando: Enriquecimento de Habilidades Excepcionais em Crianças do Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Edgar Grimaldo, Ph. D.
Blanca Ivet Chávez-Soto, Ph. D.

Resumo

(analítico)
O objetivo do estudo foi conhecer os efeitos do programa de enriquecimento "Programando- Ando", nos níveis de autoconceito académico, criatividade e inteligência em alunos talentosos no ensino básico. Utilizou-se um desenho pré-teste-pós-teste, participaram 13 alunos que atendiam ao perfil de destaque e, com base em suas características, a intervenção foi desenhada e implementada para promover habilidades digitais e verbais. Os resultados mostraram efeitos positivos nas habilidades cognitivas das crianças e no pensamento criativo, no caso do autoconceito, foi encontrada uma diminuição não significativa. Conclui-se que o programa de intervenção baseado no enriquecimento, resolução de problemas através das tecnologias de informação e comunicação conseguiu favorecer as competências destacadas dos alunos.


Palavras-chave: Inteligência, criatividade, Tecnologia educacional, tecnologia da informação, TIC, educação primária.

Detalhes do artigo

Como Citar
Programando-Ando: Enriquecimento de Habilidades Excepcionais em Crianças do Ensino Fundamental. (2021). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 19(3), 1-22. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.3.4939
Seção
Monográfico Altas capacidades y desarrollo del talento en infancias y juventudes
Biografia do Autor

Edgar Grimaldo, Ph. D., Universidad Nacional Autónoma de México, México

Licenciado en Psicología, Universidad Nacional Autónoma de México. Maestro en Psicología, Universidad
Nacional Autónoma de México. 0000-0001-8635-187X. H5: 0. Correo electrónico: edgar.salazar.ctn@comunidad.unam.mx

Blanca Ivet Chávez-Soto, Ph. D., Universidad Nacional Autónoma de México, México

Licenciada en Psicología, Universidad Nacional Autónoma de México. Maestra en Psicología con Residencia en Educación Especial, Universidad Nacional Autónoma de México. Doctora en Psicología Educativa y del Desarrollo, Universidad Nacional Autónoma de México. 0000-0001-5922-2351. H5: 3. Correo electrónico: mil_chavez@hotmail.com

Como Citar

Programando-Ando: Enriquecimento de Habilidades Excepcionais em Crianças do Ensino Fundamental. (2021). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 19(3), 1-22. https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.3.4939

Referências

Agaliotis, I., & Kalyva, E. (2019). Motivational differences of Greek gifted and no gifted, high-achieving and gifted under-achieving students. International Education Studies, 12(2), 45-56. https://doi.org/10.5539/ies.v12n2p45

Arias, M. (2019). Las tecnologías en la reconfiguración de los modelos pedagógicos con-temporáneos. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores. 6(3), 1-16.

Basogain, X., Olabe, M. A., & Olabe, J. C. (2015). Pensamiento computacional a través de la programación: paradigma de aprendizaje. RED: Revista de Educación a Distancia, 46(6), 1-33. https://doi.org/10.6018/red/45/6

Benavides, M., Maz, A., Castro, E., & Blanco R. (2004). La educación de niños con talento en Iberoamérica. Unesco, O$cina Regional de educación para América Latina y el Caribe. https://bit.ly/2WhPWtB

Bernal, A., Esparza, J., Ruiz, M., Ferrando, M., & Sainz, M. (2017). Especifidad de la creati-vidad: $gurativa y cientí$ca. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 15(3), 574-597. https://doi.org/10.14204/ejrep.43.16094

Chávez-Soto, B. I. (2014). Evaluación multidimensional de alumnos con aptitud sobresaliente en educación primaria [Tesis doctoral]. Universidad Nacional Autónoma de México.

Chávez-Soto, B. I., & Acle, G. (2018). Niños con altas capacidades: análisis de las variables familiares implicadas en el desarrollo del potencial. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 16(45), 273-300. https://doi.org/10.25115/ejrep.v16i45.2094

Chávez-Soto, B. I., & González, A. M. R. (2020). Creatividad y habilidades de pensamien-to: programa de enriquecimiento para niños con bajo rendimiento intelectual. Revista Iberoamericana de Psicología, 13(1), 163-175. https://doi.org/gskt

Chávez-Soto, B. I, Grimaldo, E., & Ramírez, J. (2020). Creatividad en la infancia: diferen-cias por edad y sexo. Revista Multidisciplinaria de Avances de la Investigación, 6(1), 34-46.

Chávez-Soto, B. I., Zacatelco, R. F., & González, G. A. (2018). ¿Es efectiva la nominación del maestro en estudiantes sobresalientes? Revista Educación y Desarrollo, (45), 25-35.

Gagné, F. (2012). Construyendo el talento a partir de la dotación: breve revisión del MDDT 2.0. En S. M. D. Valadez, M. J. Betancourt, & B. M. A. Zavala (Eds.), Alumnos superdotados y talentosos: identificación, evaluación e intervención. Una perspectiva para docentes (pp. 45-54). Manual Moderno.

Gubbels, J. Segers, E., & Verhoevn, L. (2014). Cognitive, socioemotional, and attitudinal effects of a triarchic enrichment program for gifted children. Journal for the Education of the Gifted, 37(4), 378-397. https://doi.org/10.1177/0162353214552565

Hernández, P. C., & García, R. R. (2021). Las TIC como estrategias para la apropiación del modelo constructivista en la práctica docente. Universidad de la Costa.

Kerlinger, L., & Lee, H. (2002). Investigación del comportamiento. McGraw-Hill. Kim, M. (2016). A meta-analisis of the effects of enrichment programs on gifted students. Gifted Child Quarterly, 1(4), 45-56. https://doi.org/10.1177/0016986216630607

López-Escribano, C., & Sánchez-Montoya, R., (2012). Scratch y necesidades educativas especiales: programación para todos. RED: Revista de Educación a Distancia, (34), 1-14.

López-Nevárez, V. (2015). Programa apoyo a sobresalientes en el Estado de Sinaloa: una atención oportuna al talento. Ra Ximhai, 11(3) 19-34. https://doi.org/gskv

López, R. L., Cruz, D. M. R., & Román, G. S. (2017). Buenas prácticas en competencias mediáticas y altas capacidades intelectuales. Universidad de Málaga.

Milan, L., & Reis, S. M. (2020). The implementation of the Schoolwid Enrichment Model in Italian Schools. International Journal for Talent Development and Creativity, 8(1), 69-78.

Monjelat, N., & San Martin, P. (2016). Programar con Scratch en contextos educativos: ¿asimilar directrices o co-construir tecnologías para la inclusión social? Praxis Educativa, 20(1), 61-71. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2016-200106

Mónks, F. J., & Van Boxtel, H. M. (1988). Los adolescentes superdotados: una perspectiva evolutiva. En J. Freeman (Ed.), Los niños superdotados: aspectos psicológicos y pedagógicos (pp. 306-327). Santillana.

Piirto, J., & Fraas, J. (2012). A mixed-methods comparison of vocational and identified-gifted high school students on the Overexcitability Questionnaire. Journal for the Education of the Gifted, 35(1), 3-34. https://doi.org/10.1177/0162353211433792

Raven, J. C., Raven, J., & Court J. H. (1993). Test de matrices progresivas de Raven escala coloreada, general, avanzada. Paidós.

Reis, S., & Peters. P. (2020). Research on the Schoolwide Enrichment Model: Four decades of insights, innovation and evolution. Gifted Education International, 37(2), 109-141. https://doi.org/10.1177/0261429420963987

Renzulli, J. (2011). What makes giftedness? Reexamining a definition. Kappan, 92(8), 81-89. https://doi.org/10.1177/003172171109200821

Román, M. (2014). Aprender a programar ‘apps' como enriquecimiento curricular en alumnado de alta capacidad. Bordón, 66(4), 135-155. https://doi.org/gskz

Romero, M., Lepage, A., & Lille, B. (2017) Computational thinking development through creative programming in higher education. Journal of Educational Technology in Higher Education, 14(42), 1-15. https://doi.org/10.1186/s41239-017-0080-z

Ruiz, L. (2017). Divercuentos: enriquecimiento creativo a través de la escritura en alumnos sobre-salientes [Tesis de Maestría]. Universidad Nacional Autónoma de México.

Sáez, M., & Cózar, R. (2017). Pensamiento computacional y programación visual por bloques en el aula de Primaria. Educar, 53(1), 129-144. https://doi.org/gsk2

Secretaría de Educación Pública. (2006). Propuesta de intervención: atención educativa a alumnos y alumnas con aptitudes sobresalientes. https://bit.ly/38bfpar

Secretaría de Educación Pública. (2011). Plan de estudios 2011: educación básica. Autor.

Secretaría de Educación Pública. (2013). Estrategia de atención para alumnos y alumnas con capacidades y aptitudes sobresalientes en la educación básica. Autor.

Secretaría de Educación Pública. (2016). @prende 2.0: Programa de inclusión digital 2016-2017. Autor.

Sternberg, R., Grigorenko, E., Ferrando, M., Hernández, D., Ferrándiz, C., & Bermejo, R. (2010). Enseñanza de la inteligencia exitosa para alumnos superdotados y talentos. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 13(1), 111-118.

Sternberg, R., Jarvin, L., & Grigorenko, E. (2011). Explorations in giftedness. Cambridge University Press.

Torrance, P. (1998). Torrance Test of Creative Thinking. Scholastic Testing Service.

Torrance, P. (2008). Research review for the Torrance Test of Creative Thinking Figural and Verbal Forms A and B. Scholastic Testing Service.

Unesco. (2018, 15 de marzo). Las competencias digitales son esenciales para el empleo y la inclusión social. https://bit.ly/3jnhkiB

Valverde, J., Fernández, M., & Garrido, M. (2015). El pensamiento computacional y las nuevas tecnologías del aprendizaje. RED: Revista de Educación a Distancia, 46(3), 1-18. https://doi.org/10.6018/red/46/3

Wechsler, D. (2005). Escala Wechsler de Inteligencia para Niños IV. Manual Moderno.

Zacatelco, F., Chávez-Soto, B. I., González, A., & Acle, G. (2013). Validez de una prueba de creatividad: estudio en una muestra de estudiantes mexicanos de educación primaria. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 15(1), 141-155.

Zacatelco, F., Chávez, G., & Lemus, A. (2017). Experiencia escrita a través del cuento: programa para niños sobresalientes. Revista Iberoamericana de Psicologia, 10(1), 9-18. https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.10102

Zapotecatl, L. J. L. (2018). Introducción al pensamiento computacional: conceptos básicos para todos. Academia Mexicana de Computación.