Crianças e o currículo do capital: o caso Divercity

Conteúdo do artigo principal

Edisson Cuervo-Montoya
Laura María Giraldo-Urrego

Resumo

(analítico) Na Colômbia, um modelo de negócios educacional concentra seu interesse na infância como um nicho de clientes, garantindo a rentabilidade de duas maneiras: da oferta de serviços para entretenimento infantil e processos de treinamento e, da lealdade de marcas, através de role-playing games que pretendem educá-los para o "mundo real". O artigo apresenta reflexões teórico-críticas sobre a Divercity, através da estratégia de análise documental, revelando suas intenções e práticas formativas, identificando componentes curriculares que a constituem desde o ponto de vista ideológico-econômico. Os resultados apontam para um crescente exercício de consumo instrucional de
crianças em shopping centers. Direcionando as conclusões, para a consolidação dos processos iniciais de mimese do consumo adulto e a lealdade das grandes marcas apresentadas pela Divercity.

Detalhes do artigo

Como Citar
Crianças e o currículo do capital: o caso Divercity. (2020). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 18(3), 1-25. https://doi.org/10.11600/1692715x.18302
Seção
Primera Sección: Teoría y Metateoría
Biografia do Autor

Edisson Cuervo-Montoya, Universidad del Valle, Colombia

Profesor Universidad del Valle. Doctor en Ciencias de la Educación de la Universidad de Valencia, España. Magíster en Investigación Educativa de la Universidad de Alicante, España. Licenciado en Filosofía de la Universidad de Antioquia. https://orcid.org/0000-0001-7793-6825. Índice H5: 3. Correo electrónico: edisson.cuervo@correounivalle.edu.co 

Laura María Giraldo-Urrego, Universidad de Antioquia, Colombia

Profesora Universidad de Antioquia. Magíster en Investigación Educativa de la Universidad de Alicante, España. Licenciada en Pedagogía Infantil de la Universidad de Antioquia. 0000-0002-5167-0114. Índice H5: 1. Correo electrónico: lauram.giraldo@udea.edu.co

Como Citar

Crianças e o currículo do capital: o caso Divercity. (2020). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 18(3), 1-25. https://doi.org/10.11600/1692715x.18302

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