Condicionantes de la retención estudiantil en "escuelas de segunda oportunidad" en Chile

Conteúdo do artigo principal

Oscar Germán Espinoza Díaz
Luis Eduardo González Fiegehen
Dante Castillo Guajardo

Resumo

Resumo


O objetivo do artigo é compreender as percepções que os alunos, professores e diretores têm sobre os
aspectos que afetam a retenção de adolescentes atendidos em "escolas de segunda oportunidade†em
Santiago, no Chile. A informação vem de 56 entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a estudantes, professores e representantes da equipe de gestão em cada um dos Centros de Educação Integrada para Jovens e Adultos selecionados. As entrevistas foram submetidas a uma análise narrativa etnográfica e, para
a codificação e construção de categorias, utilizou-se o software Atlas TI. Os atores identificaram como as
condições mais importantes para incentivar a retenção e evitar o abandono precoce: a exigência acadêmica
e avaliativa, o acompanhamento afetivo aos alunos e o acolhimento da escola. Finalmente, é necessário
rever os processos de reinserção escolar para um grupo de crianças e jovens que não se adaptam às
condições "normaisâ€.

Detalhes do artigo

Como Citar
Condicionantes de la retención estudiantil en "escuelas de segunda oportunidad" en Chile. (2019). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 17(2), 1-27. https://doi.org/10.11600/1692715x.17201
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Oscar Germán Espinoza Díaz, Centro de Estudios Avanzados de la Universidad de Playa Ancha y Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (PIIE)

Licenciado en Historia. Magíster en Ciencia Política (Universidad de Chile). Doctor en Política, Planificación y Evaluación en Educación de la Universidad de Pittsburgh (Estados Unidos). Investigador del Centro de Estudios Avanzados de la Universidad de Playa Ancha, del Instituto Interdisciplinario de Investigación Educativa (Iesed) y del Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (Piie). Orcid: 0000-0001-7525-2980. Índice H5: 2. Correo electrónico: oespinoza@academia.cl

Luis Eduardo González Fiegehen, Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (PIIE)

Ingeniero civil eléctrico. Magíster en Educación (Pontificia Universidad Católica de Chile). Doctor en Planificación y Administración Educacional de la Universidad de Harvard (Estados Unidos). Investigador del Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (Piie) y del Instituto Interdisciplinario de Investigación Educativa (Iesed). Orcid: 0000-0003-1850-3899. Índice H5: 1.

Dante Castillo Guajardo, Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (PIIE)

Licenciado en Sociología (Universidad Arcis). Candidato a Doctor en Educación de la Universidad Academia de
Humanismo Cristiano - Universite de Lyon 2. Investigador del Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (Piie) y del Instituto Interdisciplinario de Investigación Educativa (Iesed).

Sebastián Neut Aguayo

Licenciado en Historia (Pontificia Universidad Católica de Chile). Magíster en Historia (Universidad de Santiago).
Estudiante de Doctorado en Educación de Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica). Orcid: 0000-0002-8137-7613.

Como Citar

Condicionantes de la retención estudiantil en "escuelas de segunda oportunidad" en Chile. (2019). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 17(2), 1-27. https://doi.org/10.11600/1692715x.17201