Pisotón: um programa de desenvolvimento psicoafectivo como ferramenta para construir a paz

Conteúdo do artigo principal

Kissy Paola Manrique-Palacio
Luise Zinke
Ana Rita Russo

Resumo

(analítico): este artigo avalia os resultados da implementação do Programa Pisotón, no desenvolvimento psico-emocional das crianças colombianas com idades entre 3 e 7 anos, para determinar a sua possível contribuição para a construção da paz no país. Para este fim, um estudo qualitativo foi realizado utilizando como instrumento Fábulas de DUSS, que foram aplicados a 6.808 crianças, antes e depois de participar no programa. Os resultados mostram a reorganização emocional e redução de defesas mal adaptadas em todas as dimensões emocionais avaliadas. Estes resultados sugerem que o programa fornece ferramentas válidas para o desenvolvimento de conflitos emocionais, tanto aqueles que estão próprio desenvolvimento, como tambem as decorrentes de situações de violência.



Palavras-chave: desenvolvimento afetivo, primeira infância, regulação emocional, defesas inadequadas, conflito armado, paz (Thesaurus de termos de índice psicológica APA).

Detalhes do artigo

Como Citar
Pisotón: um programa de desenvolvimento psicoafectivo como ferramenta para construir a paz. (2017). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 16(1), 131-148. https://doi.org/https://doi.org/10.11600/1692715x.16107
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Kissy Paola Manrique-Palacio, Universidad del Norte, Colombia.

Psicóloga y Magister en Psicología de la Universidad del Norte, Barranquilla (Colombia). Profesora del programa de Psicología y Coordinadora de Investigación del Programa de Desarrollo Psicoafectivo y Educación Emocional - Pisotón de la Universidad del Norte, Barranquilla (Colombia). Orcid: 0000-0003-2417-9773. Índice H5: 2. Correo electrónico: kmanrique@uninorte.edu.co

Luise Zinke, Universidad del Norte, Colombia.

Pedagoga y politóloga. Master en Pedagogía de la Universidad Johannes-Gutenberg de Mainz, Alemania; Master en Ciencias Políticas de la Universidad Johannes-Gutenberg de Mainz, Alemania. Investigadora en el Programa de Desarrollo Psicoafectivo y Educación Emocional - Pisotón de la Universidad del Norte, Barranquilla (Colombia). Orcid: 0000-0001-7068-5541. Correo electrónico: luisezinke@gmail.com

Ana Rita Russo, Universidad del Norte, Colombia.

Doctora en Psicología Clínica de la Universidad de Salamanca-España; Profesora y tutora de Postgrado en Psicología Clínica y directora de la Maestría en Psicología Clínica de la Universidad del Norte, Colombia, Catedrática del Departamento de Psicología, Directora del Programa de Desarrollo Psicoafectivo y Educación Emocional - Pisotón, Directora de líneas de Investigación en el área Psicología Clínica y de la Salud. Orcid: 0000-0002-8667-7623. Índice H5: 1. Correo electrónico: arusso@uninorte.edu.co

Como Citar

Pisotón: um programa de desenvolvimento psicoafectivo como ferramenta para construir a paz. (2017). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 16(1), 131-148. https://doi.org/https://doi.org/10.11600/1692715x.16107

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