#Ocupaescola, #Ocupatudo: experiencias políticas de estudiantes de secundaria en el 2016, en Río de Janeiro, Brasil

Conteúdo do artigo principal

Simone da Silva Ribeiro Gomes
Carlos de Jesús Gómez-Abarca

Resumo

(analítico): em 2016, milhares de estudantes secundários, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, ocuparam suas escolas protestando contra a crise do sistema público educacional, criando o movimento #Ocupaescola. O objetivo desse artigo é auxiliar o entendimento da natureza dessas ocupações. Com base na exploração qualitativa exploratória, que fizemos na escola Iepic, em Niterói, apresentamos a caracterização das ocupações, e uma aproximação dos processos de politização dos ocupantes, o que nos permite concluir que o movimento se situa na tensão que revela as insuficiências do modelo democrático liberal e, ao mesmo tempo, dos processos instituintes de participação política.


 


Palavras-chave: estudante do ensino médio, movimentos de estudantes, movimento de protesto, movimento social, política, América Latina, jovem, protesto, ocupação (Thesaurus de Ciências Sociais da Unesco).

Detalhes do artigo

Como Citar
#Ocupaescola, #Ocupatudo: experiencias políticas de estudiantes de secundaria en el 2016, en Río de Janeiro, Brasil. (2018). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 16(2), 825-838. https://doi.org/https://doi.org/10.11600/1692715x.16212
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Simone da Silva Ribeiro Gomes

Simone Gomes es Licenciada en Psicología por la Universidade Federal do Rio de Janeiro; Maestra en Sociología por la Université París 7; y Doctora en Sociología por el Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);

Carlos de Jesús Gómez-Abarca, Observatorio de las Democracias. Sur de Méixo y Centroamérica - Centro de Estudios Superiores de México y Centroamérica -Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas

Carlos J. Gómez Abarca es Sociólogo por la Universidad Autónoma Metropolitana y Candidato a Doctor en Ciencias Sociales y Humanísticas por el Centro de Estudios Superiores de México y Centroamérica Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas. Actualmente labora en el Observatorio de las Democracias: Sur de México y Centroamérica en esta última universidad, y forma parte del Padrón de Investigadores en Juventud (SIJ-UNAM). Sus investigaciones bordan sobre los temas de juventud, participación, activismos juveniles; acción colectiva, y movimientos sociales.

Como Citar

#Ocupaescola, #Ocupatudo: experiencias políticas de estudiantes de secundaria en el 2016, en Río de Janeiro, Brasil. (2018). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 16(2), 825-838. https://doi.org/https://doi.org/10.11600/1692715x.16212