Os grupos extracurriculares no programa de Agronomia da Universidade de Caldas (Colômbia): 1970-2006; da efervescência política ao treinamento científico.

Conteúdo do artigo principal

Isaías Tobasura Acuña
Claudia Jurado Alvarán
Claudia Montes

Resumo

Visto que o treinamento de profissionais é um assunto complexo que supera os propósitos expressados nos programas de estudos, os estudantes complementam seu treinamento mediante Grupos Extracurriculares (GE). Para dar conta desta dinâmica, fez-se uma caracterização destes grupos no programa de Agronomia da Universidade de Caldas, desde o ano 1976 até o ano 2006. Tratou-se de indagar como estes grupos contribuíram ao treinamento dos estudantes e à re alimentação dos programas de estudos. Este texto analisa, na primeira parte, os GEs como "comunidades de aprendizagemâ€; em segundo lugar, faz-se uma caracterização dos grupos no programa de Agronomia em três períodos: na efervescência política dos anos 70, o refluxo dos anos 80 e a emergência dos viveiros de pesquisa depois dos anos 90. Por último, apresentam-se as lições apreendidas neste exercício, onde se destaca e reafirma a importância do treinamento em pesquisa.


Palavras-chave: comunidades de aprendizagem, movimentos estudantis, treinamento profissional, Agronomia, Universidade de Caldas, universidade, aprendizagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
Os grupos extracurriculares no programa de Agronomia da Universidade de Caldas (Colômbia): 1970-2006; da efervescência política ao treinamento científico. (2011). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 7(2 Esp), 1573-1594. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/170
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Isaías Tobasura Acuña, Universidad de Caldas

Ingeniero Agrónomo de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, magíster en Desarrollo Rural de la Universidad Javeriana, magíster en Sociología de la Universidad Nacional de Colombia, Doctor en Sociología del Medio Ambiente de la Universidad de Salamanca (España). Correo electrónico: isaias.tobasura@ucaldas.edu.co

Claudia Jurado Alvarán, Universidad de Caldas

Profesora de la Universidad de Caldas.  Psicóloga de la Universidad de Manizales, magíster en Educación y Desarrollo Comunitario de la Universidad Surcolombiana-Cinde, actualmente estudiante del Doctorado Ciencias Sociales, Niñez y Juventud de la Universidad de Manizales y el Cinde.

Claudia Montes , UTZ Certify

 UTZ Certify. Consultora de diseño y Comunicaciones. Diseñadora Visual de la Universidad de Caldas, especialista en Docencia Universitaria.

Como Citar

Os grupos extracurriculares no programa de Agronomia da Universidade de Caldas (Colômbia): 1970-2006; da efervescência política ao treinamento científico. (2011). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 7(2 Esp), 1573-1594. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/170

Referências

Alameda, O. & Raúl. (1985). "Los movimientos estudiantiles y el movimiento político en Colombia: relación durante 62 añosâ€. En Movimientos universitarios. América Latina siglo XXI. Tunja: Jotamar.

Apple, M. W. & Beane, J. A. (2000). Escuelas democráticas. Madrid: Morata.

Bonal, X. (1992). "Escuelas aceleradas para alumnos desaventajadosâ€. En Cuadernos de Pedagogía, 201, pp. 60-65.

Carson, R. (2001). Primavera Silenciosa. Barcelona: Editorial Crítica.

Columena (2001). "Alternativas de Investigación: líneas y otros espaciosâ€. En: El Azadón. Manizales, noviembre.

El Azadón (noviembre de 1980). Manizales: "Editorialâ€.

García, N. (2003). Sistema de Trabajo con las TICs en el sistema educativo y en la información de profesionales: Las comunidades de aprendizaje. Recuperado el 14 Octubre del 2007, de: http://www.um.es/ead/red/6/comunidades.pdf

Geral, F. E. (2005). "Hacia la excelencia educativa en las comunidades de aprendizaje: participación, interactividad y aprendizajeâ€. Educar, 35, pp. 61-70.

Londoño, J. O. (2002). "La Universidad Colombiana frente al reto de la formación integralâ€. En Uni-pluriuniversidad, (2) 3.

Oviedo, C. M. (2004). "De la docencia a la vivencia: reflexiones en torno al semillero de investigaciones Compartirâ€. En: Entornos, 18. Universidad Surcolombiana, pp. 47-60.

Racionero, S. & Serradel, O. (2005). "Antecedentes de las comunidades de aprendizajeâ€. Educar, (35) 29-39. Recuperado el 11 Agosto del 2007, de:

http://ddd.uab.es/pub/educar/0211819Xn35p29.pdf.

Torres, R. M. (2004). "Comunidades de aprendizaje. Repensando lo educativo desde el desarrollo local y desde el aprendizajeâ€. Recuperado el 21 de julio del 2007, de: http://www.unesco.cl/medios/biblioteca/documentos/aprendizaje_vida_comunidad_aprendizaje_esp.pdf

Valencia, A. & Gómez, A. (1994). Evolución histórica de la Universidad de Caldas. Manizales: Universidad de Caldas.