Rumo a uma caracterização psico-social do fenômeno de rua-ização
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Artigo faz uma reflexao critica das pesquisa que realizamos com jovens e crianças em situaçao de rua. Nos últimos vinte anos. Os registros macro, medio e micro sao analisados e articulados a problemática. Descreve-se o marco teorico-metodologico e a necessidade de se construir um marco multireferencial e transdisciplinar. Questiona-se a relaçao do pesquisador com o problemática estudada e assinala-se a importancia da analise de sua implicaçao. As condiçoes sociais que propiciam a saida dos jovens da rua sao descritas. As consequencias do proceso de estar na rua
sao tambem relacionadas ao desenvolvimento do mercado humanitario. O marco teorico metodológico adotado busca respeitar tanto a singularidade quanto a complexidade do fenómeno estudado a través de uma perspectiva qualitativa.
Palavras-chave: rua-ização, pesquisa-intervenção, jovens em situação da rua, enfoque sócio-clínico, mercado humanitário.
Detalhes do artigo
Você tem o direito de:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
-
NãoComercial - Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual - Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Como Citar
Referências
Barba, C. & Pozos, F. (2003). Los Alcances del Progresa-Oportunidades en las regiones de Jalisco. Una evaluación preliminar. Dossier Pobreza y bienestar. Nuevos debates interdisciplinarios. Recuperado el 05 de octubre del 2009, de: http://www.cge.udg.mx/revistaudg/rug27/dossier8.html
Bronfman, M. (1993). Multimortalidad y estructura familiar. Un estudio cualitativo de las muertes infantiles en la familia. Tesis de Doctorado. Escola de Saude Pública. Fundación Oswaldo Cruz. Brasil. Ministerio de Saude de Brasil.
Castoriadis, C. (1986). Les carrefours du labyrinthe II, Domaines de l'homme. París: Editions du Seuil.
Carreteiro, T. (2002). Historia de una vida, historia de una sociedad de exclusión. Revista Perfiles Latinoamericanos, (21), pp. 11-31.
De Gaulejac, V. (2002). Lo irreductible social y lo irreductible psíquico. Revista Perfiles Latinoamericanos, (21), pp. 49-71.
De Gaulejac, V. (2005). La société malade de la gestion. Idéologie gestionnaire, pouvoir managérial et harcèlement social. París: Editions du Seuil.
De Gaulejac, V., Rodríguez, S. & Taracena, E. (2005). Historia de Vida. Psicoanálisis y Sociología Clínica. México, D. C.: Universidad Autónoma de Querétaro-Association Metáfora A. C.
Dubost, J., & Levy, A. (2002). Recherche-action et intervention. En: Barus- Michel, J., Enríquez, E. & Levy, A. Vocabulaire de Psychosociologie. Références et positions. París : Editions Eres.
Lucchini, R. (1996). Niño de la calle. Identidad, sociabilidad, droga. Barcelona: Los libros de la Frontera.
Lucchini, R. (1998). Sociología de la supervivencia. El niño y la calle. México, D. F.: Universidad de Fribourg y Unam.
Márquez, F. (2002). La vida realizada-la vida postergada. La construcción biográfica en Chile. Revista Perfiles Latinoamericanos, (21), pp. 73-98.
Taracena, E. (2002). De la economía informal a la situación de vivir en la calle como formas de supervivencia de un sector de jóvenes en la ciudad de México. Revista Proposiciones. (34), pp.131-145.
Taracena, E. (2006). La multireferencialidad y la multidisciplinariedad en el trabajo con minorías sociales. En: Taracena, E. (Coord.). Un enfoque cualitativo de investigación: problemas sociales, de salud y de educación. México, D. F.: Unam- FES-Iztacala.
Taracena, E. & Macedo, M. (2006). Violencia social, violencia familiar, el sida en los jóvenes de la calle. En: Taracena, E. (Coord.). Un enfoque cualitativo de investigación: problemas sociales, de salud y de educación. México, D. F.: Unam- FES-Iztacala.
Taracena, E. (2007). La implicación del investigador: el poder y el saber en la investigación - acción. En: Ulloa, N. & Martínez, M. (Coords.). La investigación: acción y reflexión. México, D. F.: Unam- FES-Iztacala.
Taracena, E. & Albarrán, G. (2006): Modelo educativo para niños y jóvenes en situación de calle. México, D. F.: SEP - SEB / Conacyt, Unam - FESIztacala. (En prensa).
Taracena, E. & Tavera, M. L. (2000). La función del grupo en los niños de la calle en la ciudad de México. En: Laje, M. & Rearte, J. Libro de ponencias: Investigación social sobre la Infancia y Adolescencia. Córdoba, Arg.: Unicef - Universidad de Córdoba - Universidad de Buenos Aires.
Taracena, E. & Tavera, M. L. (2001). El trabajo de los niños en México. La representación del problema de acuerdo a diferentes sectores sociales. En: Rivera, C., Eisenberg, R., Contreras, O. & Landesmann, M. Investigación Educativa. México, D. F.: Unam.
Taracena, E. & Tavera, M. L. (2002). El teatro como una alternativa para la relación identidad-cuerpo en niños de la calle. En: Aguado, I., Fernández, C. & Tavera, M. L. Subjetividad, Psicoanálisis y Teoría Social. México, D. F. : Unam.
Tessier, S. (1994). L'enfant et son integration a la cité. Experiences et propositions. Paris: Centre International de l'Enfance - Syros.
Tessier, S. (1995). L'enfant des rues et son univers. Ville, socialisation et marginalité. Enfance et sociétés. Centre Internationale de l'enfance. Paris: Editions Syros.
Tessier, S. (1998). A la recherche des enfants de rue. Paris: Editions Karthala.