Crianças tomam a palavra. O potencial formativo da narração.

Conteúdo do artigo principal

Amalia Miano
Ana Inés Heras

Resumo

(analítico): analisamos uma experiência pedagógica centrada na narração, dirigida a crianças em situação de rua na cidade de Buenos Aires. Metodologicamente, tomamos como unidade de análise as interações que tiveram lugar nesta experiência para identificar as oportunidades de aprendizagem sobre a narração desde uma perspectiva sociolingüística. Nossos resultados mostram que abordar uma variedade de recursos permitiu que cada um dos participantes tomasse a palavra e a expressão, bem como crias-se uma enunciação coletiva como um grupo. Concluímos que as experiências pedagógicas deste tipo, destacam o potencial formativo da narração e da expressão, e permitem a denúncia das formas de vida que são apresentadas como não dignas de serem vividas, como identificadas por crianças em situação de rua com quem trabalhamos.


 


Palavras-chave: narração, etnografia pedagógica, crianças em alto risco (Tesauro Europeu da Educação).

Detalhes do artigo

Como Citar
Crianças tomam a palavra. O potencial formativo da narração. (2018). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 16(2), 979-994. https://doi.org/https://doi.org/10.11600/1692715x.16222
Seção
Segunda Sección: Estudios e Investigaciones
Biografia do Autor

Amalia Miano, Centro de Estudios Desigualdades, Sujetos e Instituciones (CEDESI- UNSAM)- CONICET.

1- Imágenes y narración: Análisis de un espacio pedagógico con niñas y niños en situación de calle. 2- Escuela secundaria y auto organización. 3- Tecnología y autogestión en cooperativas de trabajo. 4- Construcción de criterios para analizar tecnologías en el marco de proyectos autogestionados. 1- Ciencia, Docencia y Tecnología. Entre Ríos: Secretaría Académica y Secretaría de Ciencia y Técnica de la Universidad Nacional de Entre Ríos. 2015 vol.26 n°50. P.161 - 187. issn 0327-5566. eissn 1851-1716. 2- Novedades Educativas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Noveduc. 2015 vol. n°294. P.16 - 21. issn 0328-3534. 3- . De prácticas y Discursos. Universidad Nacional del Nordeste. 2016. Vol. 5, N°6. Pp. 1-33. ISSN: 2250- 6942. Resistencia, Chaco. 4- Revista REDES. Quilmes: Universidad Nacional de Quilmes. vol.20 n°38. Pp. 169-191 . issn 0328-3186. eissn 1851-7072. Quilmes, Provincia de Buenos Aires. 1- Imágenes y narración: Análisis de un espacio pedagógico con niñas y niños en situación de calle. 2- Escuela secundaria y auto organización. 3- Sociolinguística y etnografía. Análisis de interacciones en la Mesa de grupos auto-gestionados. 4- Construcción de criterios para analizar tecnologías en el marco de proyectos autogestionados. 1- Ciencia, Docencia y Tecnología. Entre Ríos: Secretaría Académica y Secretaría de Ciencia y Técnica de la Universidad Nacional de Entre Ríos. 2015 vol.26 n°50. P.161 - 187. issn 0327-5566. eissn 1851-1716. 2- Novedades Educativas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Noveduc. 2015 vol. n°294. P.16 - 21. issn 0328-3534. 3- . La Trama de la Comunicación. Rosario: UNR Editora. 2014 vol.18 n°. p.251 - 271. issn 1668-5628. 4- Revista REDES. Quilmes: Universidad Nacional de Quilmes. vol.20 n°38. (En prensa) . issn 0328-3186. eissn 1851-7072.

Ana Inés Heras, Investigadora Conicet, Argentina.

Doctora y Magíster en Educación. Universidad de Santa Bárbara. California. Investigadora Independiente del Conicet-Cedesi-Unsam e Incluir. Orcid: 0000-0002-0844-1682. Índice H5: 9.

Como Citar

Crianças tomam a palavra. O potencial formativo da narração. (2018). Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud , 16(2), 979-994. https://doi.org/https://doi.org/10.11600/1692715x.16222